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terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

Política: Audiência Pública: Yahoo e Facebook afirmam que empresas estão sujeitas à legislação americana sobre proteção de dados


Os representantes das duas empresas, o fornecimento de dados depende da concordância da Justiça do país onde estão armazenado


Luís Alberto Alves/Hourpress/STF

Representantes do Yahoo, do Facebook e de associações de empresas nacionais também participaram da audiência pública sobre controle de dados por provedores de internet localizados no exterior realizada nesta segunda-feira (10), no Supremo Tribunal Federal (STF). A audiência foi convocada pelo ministro Gilmar Mendes, relator da Ação Declaratória de Constitucionalidade (ADC) 51, que trata do acordo de cooperação firmado entre Brasil e Estados Unidos.
Tratados internacionais
O representante do Yahoo Brasil, André Giacchetta, afirmou que a empresa, que atua há 20 anos no país, adota todas as medidas para atender à legislação nacional. Ainda assim, existem situações nas quais é necessário se valer de tratados internacionais para que as ordens judiciais para fornecimento de dados sejam cumpridas. Segundo ele, o ponto nevrálgico não é a jurisdição e a competência das autoridades brasileiras para decretar quebra de sigilo, mas para implementar a ordem e coletar os dados fora do território nacional, o que só é possível com a concordância do país onde estão armazenados os dados solicitados.
Privacidade
Os representantes do Facebook salientaram que a empresa está sujeita à legislação dos Estados Unidos sobre proteção de dados e, por este motivo, está proibida de divulgar comunicações entre seus clientes e qualquer outra pessoa sem ordem judicial válida naquele país. Em nome da empresa, o professor Albert Gidari, da Universidade de Stanford, disse que a obediência à legislação americana sobre privacidade de dados no fornecimento de informações a outros países não ocorre apenas em relação ao Brasil. Segundo ele, no primeiro semestre de 2019, a empresa atendeu a cerca de 74% dos mais de 128 mil pedidos de informações, a maioria proveniente do próprio governo americano. O Brasil, informou, é o sexto país na lista dos que mais pedem informações.
Economia digital
Rony Vainzof, do Departamento de Segurança da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), afirmou que, embora o fornecimento de comunicações eletrônicas de forma rápida e eficaz às autoridades brasileiras seja importante para a investigação de ilícitos cibernéticos, a imposição de sanções às filiais brasileiras para que suas controladoras americanas sejam forçadas a fornecer o conteúdo solicitado pode ser prejudicial à economia digital brasileira. Pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (CBCE), Diego Gualda afirmou que um ambiente de previsibilidade e segurança jurídica é condição para o desenvolvimento econômico.
Consequências judiciais
Segundo o representante da Associação Brasileira de Rádio e TV (ABERT), Marcelo Carpenter, o debate sobre as consequências judiciais para as empresas brasileiras que têm controladores estrangeiros em razão do não fornecimento de dados não é uma questão constitucional, mas apenas uma controvérsia sobre a aplicação de leis federais. De acordo com ele, a questão central é saber se uma empresa sediada no Brasil, mas com controladores estrangeiros, que opta por armazenar no exterior dados sobre conversas ocorridas no país tem o direito de negar o fornecimento de informações solicitadas por via judicial.

Veículos: Cresce número de caminhoneiros cadastrados no novo app S.O.S Truck


  • Novos parceiros comerciais e novas funcionalidades já podem ser conhecidas no aplicativo que conecta caminhoneiros à rede de serviços e venda de peças em todo o Brasil

Luís Alberto Alves/Hourpress

Com apenas um mês de operação, o aplicativo SOS TRUCK já alcançou mais de um mil downloads e uma base de mais de 80 mil caminhoneiros cadastrados. A plataforma online foi desenvolvida para oferecer aos caminhoneiros serviços de busca de peças, oficinas mecânicas, borracharias, auto elétricos, postos de abastecimento, além de certificadoras por todo Brasil.
De acordo com Gustavo Tambasco, CEO da S.O.S TRUCK, com a curva crescente em número de usuários e o histórico de experiências positivas por parte dos estabelecimentos cadastrados e de caminhoneiros em tão pouco tempo, já é possível prever mais de 100 mil usuários ativos utilizando o APP até o final deste ano.
O sistema funciona por geolocalização e permite que os motoristas possam fazer cotações a partir dos dados dos seus modelos e marcas de caminhões cadastrados no sistema. O APP  pode ser baixado gratuitamente pelos caminhoneiros nas lojas virtuais do Google e da Apple.
“A ideia surgiu após estudarmos as tentativas dos profissionais de vendas de peças pesadas, que tinham dificuldades em vender por canais digitais. Foi a partir desta constatação que, há dois anos, começamos a desenhar um sistema que pudesse entender como tornar simples e assertiva a localização de peças e serviços pelos canais digitais, aliando a funcionalidade da geolocalização à inteligência artificial do sistema”. 
 Um exemplo dessa Inteligência e da prestação de serviços que é possível através dessa tecnologia está nos alertas que o sistema pode emitir aos caminhoneiros. “Todo caminhão possui certificações, algumas são gerais, outras bem especificas e a partir do cadastro na plataforma, todos os lembretes ficam por conta do APP. Além disso, o aplicativo da S.O.S Truck oferece a esses motoristas o pagamento desse serviço dentro da plataforma, com total segurança e credibilidade.
A inteligência presente no sistema também possibilita que o caminhoneiro encontre as autopeças ou serviços mais próximos e com as melhores condições de preço. O executivo explica que a plataforma não tem a função de vender as peças, mas sim de entregar a informação correta sobre o produto necessário no momento da consulta. “Mesmo que os parceiros cadastrados não consigam atender o motorista prontamente, existe uma equipe preparada e especializada para ajudá-lo imediatamente, assim que o App for acionado.
Gustavo acredita que a importância do App “é de estar do lado do caminhoneiro na hora que ele mais precisa”.  Além de ajudar os motoristas por todo Brasil, o App conecta o comprador ao vendedor. Com isso traz também uma ótima oportunidade de negócios para os o varejo de autopeças, oficinas mecânicas, entre outros. O  S.O.S Truck atua como um canal de vendas qualificado para as autopeças e prestadores de serviços, uma vez que tem a capacidade de cotar de maneira assertiva, a partir de dados dos veículos cadastrados na plataforma.
“Pensando no quesito segurança, criamos também um botão de pânico em nossa tela inicial do App, que pode ser acionado com apenas dois cliques a qualquer momento e colocará o motorista em contato com as policias militar local ou rodoviária federal, sem que seja  necessário discar qualquer número”, acrescentou Gustavo Tambasco.
De acordo com Gustavo, “por ser um aplicativo inovador e com uma inteligência agregada totalmente disruptiva, boas parcerias já estão sendo fechadas com grandes players da área de caminhões e implementos rodoviários. Nossa estratégia é sempre atender o caminhoneiro da melhor forma possível e para isso estamos avançando com novas parcerias”.

Veículos: Como economizar combustível ao dirigir



O sobe e desce do preço dos combustíveis não têm facilitado a vida dos consumidores


Luís Alberto Alves/Hourpress

Como muitas pessoas dependem do carro, é difícil fugir dos postos e da temida conta do abastecimento. Mas se não dá para deixar de encher o tanque, existem algumas dicas que podem ajudar a economizar. Gilberto Pose, especialista em combustíveis da Raízen, licenciada da marca Shell, ensina pequenos “truques” que podem fazer uma grande diferença no consumo do seu veículo.

Dirija corretamente


Pode parecer bobagem, mas a forma como cada motorista dirige influencia (e muito) no consumo de combustível. Se, por exemplo, você está acostumado com a famosa “banguela”, quando o condutor anda com o carro no ponto morto, saiba que este hábito não ajuda a economizar combustível, mas aumenta as chances de um acidente.


 “Hoje, a maioria dos carros possui injeção eletrônica, que controla automaticamente a quantidade de combustível que o carro precisa. Ou seja, em descidas, a injeção eletrônica percebe que não há necessidade de uma grande quantidade de gasolina ou etanol para o veículo rodar, e vai reduzir o consumo”, detalhou .

 “Além de não influenciar no consumo, o grande perigo da banguela é que o motorista não tem controle do veículo, principalmente caso algum imprevisto aconteça, como passar em um buraco na pista, o que pode causar um acidente”. Nas subidas, a dica é acelerar no início para evitar uma aceleração maior no meio da elevação.

Saber o momento certo para a troca de marchas também ajuda a reduzir o consumo de combustível. “O manual do proprietário indica quando trocar a marcha conforme a rotação do motor, e é interessante aprender a ouvir o motor para saber o momento ideal. Uma marcha errada pode aumentar o consumo de combustível em até 30%”, indica Pose. Prolongar uma marcha e forçar o motor também contribui para um maior consumo de combustível.


Se você tem o pé pesado, saiba que dirigir em alta velocidade é um desperdício de combustível. Dirigir com velocidade acima de 90km/h também pede maior gasto de combustível, já que o carro precisa vencer a resistência aerodinâmica. Com isso, o consumo aumenta 30%, em média. Arrancadas e freadas bruscas também exigem mais gasolina ou etanol, além de forçar o motor e diversos componentes. “Dirija sempre de forma prudente e respeitando os limites de velocidade, não só pelo consumo de combustível, mas para segurança de todos”, alertou.



Excesso de peso
A conta é simples. Para cada 50kg extras no carro, o aumento do consumo de combustível é de cerca de 1%. Por isso, se quiser economizar, tire tudo o que não for necessário. Isso inclui acessórios do veículo, como rack, frisos e engate. “Alguns acessórios alteram a aerodinâmica do veículo e podem aumentar a resistência do ar e, consequentemente, do consumo de combustível”, frisou.

Fique atento à qualidade do combustível


Preste atenção aos postos de abastecimento! Combustíveis adulterados podem virar uma grande dor de cabeça para o proprietário, além de um prejuízo enorme. A Agência Nacional do Petróleo autoriza a adição de 27% de etanol anidro nas gasolinas comum e aditivada, e de 25% nas gasolinas premium. Qualquer quantidade acima do permitido pode reduzir o desempenho do carro e aumentar o consumo do motor. “A ANP exige que todos os postos tenham material e equipe treinada para realizar testes de qualidade da gasolina. Qualquer cliente pode exigir essa prova na hora do abastecimento, principalmente se tiver dúvidas sobre a qualidade do combustível”, explicou Pose.


O teste é simples e gratuito. Em uma proveta de 100ml, o frentista deve adicionar 50ml de gasolina e 50ml de uma solução feita de água e sal de cozinha. Depois de misturado, o etanol que estava na gasolina é transferido para a água. Após um repouso de 15 minutos, fica visível a separação dos líquidos, com a gasolina na parte superior da proveta. O correto é que o líquido branco, resultante da mistura de água, sal e etanol, preencha um volume de 63ml. Se o volume for superior a este, a gasolina foi adulterada.


Outra dica do especialista é optar sempre que possível pelos combustíveis aditivados. O abastecimento constante ajuda a manter os componentes do motor livres de impurezas e mais lubrificado. Com o tempo, o acúmulo natural de detritos da queima do combustível no motor e o atrito entre as partes pode reduzir o desempenho do carro e aumentar o consumo. “Nos postos Shell, oferecemos os combustíveis aditivados Shell V-Power que, além de limpar e proteger, possuem a tecnologia Dynaflex, que melhora o rendimento e performance do motor”, explica Pose.

Janelas fechas e ar condicionado desligado


Com o calor do verão, é quase impossível pensar em dirigir com janelas fechadas e ar desligado, mas estes dois itens podem ser vilões do consumo de combustível. Gilberto Pose explica que, “principalmente nas estradas, com alta velocidade, dirigir com as janelas abertas pode aumentar o consumo do veículo em até 10%. Isso porque o ar que entra gera uma maior resistência aerodinâmica, exigindo que o carro gaste mais para vencer esta barreira”.


Já o ar condicionado nos carros aumenta em até 10% o consumo de combustível, pois é operado pelo motor. Nos carros com motores menos potentes, esse consumo é ainda maior e o desempenho do carro é comprometido. “Quanto menos cilindradas, mais esforço será exigido do motor para manter o carro rodando e o ar funcionando. Por isso alguns motoristas conseguem sentir a perda de desempenho ao ligar o ar”, afirma Pose. Lembre-se também de manter o filtro de ar sempre em dia, pois um filtro sujo reduz ainda mais o desempenho.

Pneus calibrados sempre


Quanto mais descalibrado, maior é a área de contato do pneu com o chão. E isso aumenta a resistência com o asfalto e o consumo de combustível. “Tenha sempre pneus calibrados conforme a indicação da montadora e se atente à carga do veículo. O ideal é calibrá-los toda vez que parar no posto para abastecimento. Não se esqueça do estepe”, recomenda Pose. Alinhamento e balanceamento em dia também são importantes, pois quando as rodas estão desalinhadas o veículo fica com seu peso mal distribuído, dificultando a direção e aumentando o consumo de combustível.

Economia: Em parceria com a Prefeitura, Sabesp investe R$ 230 milhões em obras em Itapevi


Empresa prevê execução de serviços garantindo água tratada, saúde, coleta e tratamento de esgotos nos bairros de Monte Serrat e Nova Cotia


Redação/Hourpress

Após diálogos frequentes com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) exigindo melhorias para a cidade de Itapevi, o prefeito Igor Soares assinou, nesta última semana, um acordo público que prevê investimentos de mais de R$ 230 milhões em novas obras para complementação da coleta e tratamento de esgotos e implantação do sistema de abastecimento de água para mais de 20 mil pessoas nos bairros Monte Serrat e Nova Cotia, distantes do centro da cidade.

A formalização do acordo ocorreu durante encontro que reuniu, além do prefeito Igor Soares, o diretor Metropolitano da Sabesp, Paulo Massato, o superintendente da Unidade de Negócio Oeste da Sabesp, Aurélio Fiorindo Filho e a promotora de Justiça, Marina de Azevedo Brito Lippi Pedersolli.Os investimentos em Itapevi fazem parte da ampliação da oferta e aprimoramento da qualidade dos serviços oferecidos pela Companhia aos moradores da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP).

De acordo com o prefeito Igor Soares, a iniciativa é uma "exigência da comunidade local por mais acesso e eficiência dos serviços prestados pela concessionária", destaca.

Segundo a Sabesp, a empresa avança na execução de grandes obras que beneficiam mais de 220 mil moradores de Itapevi com investimentos essenciais para promover mais saúde, melhor desempenho social, conforto, oportunidades somadas à valorização imobiliária e de mercado à população.

O acordo assinado entre a Prefeitura e a Sabesp representa um marco relevante, pois é fruto de cobranças contínuas do prefeito Igor Soares, que desde que assumiu a administração cobra a Concessionária a realização de investimentos em tratamento e coleta de esgoto, bem como fornecimento de água tratada à população.

Mais ações

Segundo a Concessionária, Itapevi é beneficiada pelo conjunto de obras decorrentes da entrada em operação do Sistema Produtor São Lourenço, novo sistema de abastecimento construído pela Sabesp para garantir a segurança hídrica na RMSP.

Os investimentos foram de mais de R$ 2 bilhões para atender mais de 2 milhões de habitantes no município. O complexo de obras gerou mais de 5 mil empregos diretos na região, além de ações de infraestrutura para garantir água com qualidade e reduzir as perdas no sistema.Foi implantado o novo reservatório Santa Cecília, com capacidade para atender 80 mil habitantes, e mais de 20 quilômetros de adutoras de grande porte capacitadas para atender à população da cidade por mais de 30 anos.

A Sabesp ainda programa atividades de educação socioambiental nas regiões do município onde tem obras, como a distribuição de material didático, palestras com foco no uso racional da água e na preservação do meio ambiente, além da programação de visitas monitoradas às instalações da Companhia intensificadas pela Sabesp com o apoio da Prefeitura.

Economia: Tecnologia de câmeras termográficas detecta vazamento de gases industriais que contribuem para o aquecimento global


Empresa FLIR oferece solução de imagem óptica de gás de baixo custo para detecção de vazamentos

Redação/Hourpress
O ano de 2019 viu a ativista Greta Thunberg como “pessoa do ano” da revista Time e a preocupação com o aquecimento global segue em alta com as mudanças climáticas cada vez mais intensas ao redor do mundo. Enquanto autoridades traçam estratégias para diminuir a emissão de CO2 na atmosfera, outro gás muitas vezes ignorado é 28 vezes mais nocivo: o metano.
O metano, o segundo principal gás de efeito estufa relacionado com as atividades humanas, depois do dióxido de carbono (CO2), contribui com 20% do aquecimento atual. Pesquisa da Earth System Science Data realizada por 80 cientistas de 15 países mostra que 21% das emissões de metano se devem à exploração de carvão, petróleo e gás, dado que, desde sua extração até suas redes de distribuição, os vazamentos de metano são muito frequentes.
Detectar o vazamento de gases invisíveis a olho nu pode ser tarefa difícil para indústrias e a vedação indevida pode ocasionar danos graves não só para o aquecimento global mas também para a estrutura da indústria. Para auxiliar na detecção, a tecnologia das câmeras termográficas são aliadas ao tornarem visíveis o vazamento de gases industriais.
Através do calor e imagens infravermelho, câmeras termográficas capacidade de monitorar continuamente os vazamentos invisíveis e potencialmente perigosos de metano nas usinas de gás natural, energia renovável instalações de produção, plantas industriais e outros locais ao longo de uma cadeia de suprimento de gás natural.
A FLIR GF77a é a câmera de infravermelho projetada especificamente para detectar metano e outros gases industriais. É a primeira câmera autônoma de identificação de vazamento de montagem fixa, não resfriada, da série de imagens ópticas de gás (OGI) da FLIR Systems, que fornece aos processadores, produtores e operadores de gás a capacidade de monitorar continuamente os vazamentos invisíveis e potencialmente perigosos de metano nas usinas de gás natural, energia renovável instalações de produção, plantas industriais e outros locais ao longo de uma cadeia de suprimento de gás natural.
A FLIR projetou a GF77a para combinar seus recursos de detecção de gás líder de mercado com uma plataforma de câmera de montagem fixa não refrigerada a quase metade do preço da plataforma de montagem fixa e refrigerada da FLIR Systems.

A câmera foi projetada para detectar gases industriais, como metano, dióxido de enxofre e óxido nitroso, para melhorar as inspeções e reduzir a chance de falsas leituras. Apresentando um modo de alta sensibilidade (HSM) patenteado pela FLIR, a tecnologia permite melhores recursos de detecção, acentuando o movimento para tornar as plumas de gás mais visíveis para o usuário.

A GF77a calibrada radiometricamente também mede a temperatura, tornando-a uma solução para monitorar os níveis do tanque e inspecionar os componentes que podem vir a superaquecer.

A FLIR GF77a fornece protocolos avançados de conectividade que permitem uma integração perfeita nos sistemas de monitoramento de gás para atender às necessidades do setor de petróleo e gás, além de facilitar a integração de uma solução de análise por parceiros de terceiros. Esse recurso fornece à indústria uma solução que permite às empresas reduzir emissões e garantir um ambiente de trabalho mais seguro.

A GigE Vision e a GF77a compativeis com GeniCam incluem conectividade Wi-Fi, permitindo que as empresas controlem e transmitam dados térmicos radiométricos remotamente. Também é compatível com ONVIF e inclui acessórios ambientais para permitir que os clientes adaptem a câmera às suas necessidades diárias. A FLIR GF77a está disponível hoje para compra global em distribuidores autorizados da FLIR por menos da metade do preço, quando comparado às soluções existentes da FLIR Systems.

Para saber mais sobre a FLIR GF77a, visite https://www.flir.com.br/products/gf77a.

Sobre a FLIR Systems, Inc.
Fundada em 1978, a FLIR Systems é uma empresa líder mundial em tecnologia industrial, focada em soluções de sensoriamento inteligente para aplicações de defesa, industriais e comerciais. A visão da FLIR Systems é ser "O sexto sentido do mundo, criando tecnologias para ajudar os profissionais a tomarem decisões mais informadas que salvam vidas e meios de subsistência”. Para mais informações, visite www.flir.com e siga @flir.

Economia: Perdas na Ceagesp demonstram a urgência para a construção de um novo centro de abastecimentos


Há décadas o local sofre com alagamentos e prejuízos durante a temporada de chuvas; por causa dos temporais que atingem São Paulo, o local está fechado para a entrada e saída de mercadorias


Redação/Hourpress
A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo está apurando as perdas ocorridas nesta segunda-feira na Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) e os impactos que isso gerou para o abastecimento e produtores rurais que vendem no local. De todo modo, como são produtos de curto prazo, eventual impacto no abastecimento poderá ser rapidamente corrigido, não trazendo grandes prejuízos aos consumidores. Já os produtores e comerciantes, maiores afetados, arcarão com os prejuízos econômicos tendo em vista a perda dos produtos levados para a comercialização no local.

Há pelo menos duas décadas no período de chuvas as capas dos jornais são as mesmas: melancias boiando e boxes alagados. “Com o ocorrido ontem, fica ainda mais iminente a necessidade de mudança das atividades de entrepostagem de alimentos do centro expandido da capital, que tem sido conduzida em conjunto pelos governos federal, estadual e municipal, dando espaço e incentivando a atuação da iniciativa privada para a construção e operação de uma central de abastecimento mais moderna, qualificada e com melhores serviços e garantias para os produtores e consumidores”, afirma o secretário de Agricultura e Abastecimento Gustavo Junqueira.

O secretário ressaltou, ainda, que a atual área, que demonstra ano a ano ter sérios problemas de drenagem, deve ser redirecionada para um grande projeto de desenvolvimento urbano, como o projeto conduzido pelos governos do estado e município, o CITI, endereçando e resolvendo estes atuais problemas de drenagem.

Para os consumidores, a Secretaria esclarece que a mercadoria que foi afetada pela água deve ser descartada e incinerada, sendo esta fiscalização da destinação dos itens feita pela vigilância sanitária municipal. “Hoje, cada vez mais, há preocupação por parte de toda a cadeia produtiva quanto à segurança do alimento fornecido ao consumidor. A Secretaria trabalha para orientar toda a cadeia, desde a produção até a comercialização, garantindo a segurança e saudabilidade dos alimentos. O que não podemos é ter uma central de abastecimento no modelo e localização atuais, que com episódios como este das chuvas, mostram a ineficiência e precariedade de sua infraestrutura e acesso logístico, gerando desperdício, insegurança aos produtores, comerciantes e consumidores”, explica o secretário Gustavo Junqueira.

Em novembro do ano passado, o Governador João Doria anunciou acordo com o Governo Federal para encerrar as atividades da unidade da Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo), na Vila Leopoldina, zona Oeste da capital, e destinar a área para o projeto CITI. Alem disso, o governo estadual publicou norma que permite e incentiva que um novo entreposto seja construído e operado pela iniciativa privada, liberando o acesso a rodovias classe 0, onde estão localizados os terrenos aptos a receber uma operação como a da Ceagesp.

A Ceagesp da Vila Leopoldina é a maior central de abastecimento da América Latina, com área total de mais de 630 mil metros quadrados. Emprega mais de 30 mil pessoas e comercializa três milhões de toneladas de alimentos ao ano, com movimentação financeira de cerca de R$ 7,5 bilhões no período. O encerramento das atividades na atual Ceagesp só acontecerá após a conclusão do novo entreposto, que deverá seguir diversos padrões de qualidade e exigências logísticas que impeçam episódios de desperdício e insegurança para os produtores, comerciantes e consumidores.

Geral: Enchentes e chuva intensa aumentam risco de contrair leptospirose



 Nas próximas semanas, com a previsão de termos a intensificação de chuvas fortes e alagamentos, em várias regiões do país, é importante se prevenir contra a leptospirose
• A melhor forma de diminuir o número de casos leptospirose é pelo controle da população de roedores, principal transmissor da doença


Redação/Hourpress

Algumas importantes regiões do país estão vivendo fortes problemas de enchentes e alagamentos com o aumento das chuvas. Este tipo de desastre aumenta o contato das pessoas com a água suja ou lama, e, portanto, o aumento de ocorrência da Leptospirose. Os sinais da doença podem aparecer de 10 a 30 dias após a contaminação com sintomas, como: febre alta, dores musculares e de cabeça, náuseas e diarreia.
Além do risco de letalidade, que pode chegar a 40% nos casos mais graves, a doença apresenta elevada incidência em determinadas áreas. Segundo informações do Ministério da Saúde há registros de leptospirose em todo o País, com a maior ocorrência em áreas urbanas e em ambientes domiciliares, como as regiões Sul e Sudeste - apenas em 2019, o Brasil registrou 3.368 casos.
Este cenário é agravado pela grande proliferação de roedores nas cidades, principais responsáveis pela transmissão da doença, por meio da urina contaminada pela bactéria leptospira. Os ratos são uma das pragas urbanas mais comuns e qualquer casa é suscetível à visita indesejada desses animais.
"A população tem um importante papel no controle de roedores. Já que as casas são locais propícios para que façam seus ninhos, as pessoas devem estar atentas ao encontrar ratos durante o dia. Como são animais de hábitos noturnos, então, este já é um sinal de que a infestação está maior do que deveria", comenta a Especialista em Suporte Técnico da Bayer, Maria Fernanda Zarzuela.
O que fazer nos casos de enchente?
Para quem vive em cidades que têm alto volume de chuva nesta época do ano, deve evitar o contato com água ou lama de enchentes - pessoas que trabalham na limpeza da cidade, por exemplo, precisam, sempre, usar botas e luvas de borracha (ou sacos plásticos duplos amarrados nas mãos e nos pés) para não ter contato com a doença.
Para a desinfecção de locais e objetos que já entraram em contato com a lama contaminada, a orientação é diluir água sanitária com em água - 400ml para um balde de 20 litros - deixando agir por 15 minutos.
Como controlar a proliferação de roedores?
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que haja, pelo menos, nove bilhões desses roedores no mundo. No Brasil, acredita-se que há cinco para cada habitante, ou seja, o rato é uma praga difícil de ser controlada e a melhor forma é por meio da dedetização, associada às ações de prevenção.
"Os ambientes devem estar limpos e livres de entulhos. Manter o lixo armazenado em locais fechados e fora do alcance desses animais também é essencial. Ao colocar o lixo para fora, por exemplo, tente fazer isso perto da hora do caminhão de coleta passar para evitar que o lixo fique muito tempo exposto e possa atrair ratos", completa Maria Fernanda.
Além disso, a dedetização é muito importante. Esta medida pode ser utilizada por meio de métodos mecânicos, biológicos ou químicos, porém, devido a maior segurança e eficácia, o método de desratização mais usado é o químico. As iscas raticidas devem ser dispostas nos pontos de circulação dos roedores, como nos cantos de paredes e na entrada de tocas, onde há presença de fezes e roeduras.
"O importante é realizar um controle químico que favoreça a ingestão do raticida pelo roedor: a definição estratégica da distribuição das iscas e o uso de formulações que não causem desconfiança à praga e que sejam de alta palatabilidade", finaliza Maria Fernanda.
Mais dicas e informações sobre o controle de pragas urbanas, acesse: http://www.bayer.com.br.