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terça-feira, 26 de novembro de 2019

Economia: Black Friday - Dicas de segurança para comerciantes e público em geral




O evento promocional que movimenta milhões de pessoas no Brasil e no mundo, também pode ser uma grande dor de cabeça para quem estiver desatento

Redação/Hourpress

Enquanto algumas empresas e compradores se voltam para a ciber segurança, outras driblam a sorte com galpões e estoques cheios para abastecer o público que vai aproveitar as ofertas do comércio de rua, e é assim que os riscos acontecem.

“Pequenas atitudes podem ajudar os comerciantes nesse período de Black Friday, a começar pela observação do movimento de pessoas que, sem motivo justificável, permaneçam rondando as proximidades alguns dias antes. Os assaltantes estudam bem o local em que irão executar a ação, então, é importante ficar de olho e estabelecer senhas de comunicação com a vigilância”, comenta o especialista em segurança do GRUPO GR, Ricardo Bacci.

Se os comerciantes precisam se preocupar com o estoque, o público também deve ficar atento aos oportunistas de plantão. “É muito comum um meliante aproveitar o excesso de pessoas para roubar carteiras e celulares, e outros até seguem as pessoas para roubar o produto adquirido”, acrescenta o especialista.

Para uma Black Friday de muitas compras e sem dor de cabeça, o especialista do GRUPO GR selecionou 5 dicas para comerciantes e para quem vai às compras. Confira abaixo:

Para os comerciantes

- Na proteção interna do estabelecimento, além do controle de acesso, utilize o monitoramento para visualização e gravação à distância, e na nuvem, e também softwares analíticos que auxiliam na detecção de situações suspeitas e podem viabilizar a prevenção e tratamento imediato;
- Atenção especial deve ser dedicada aos grampos telefônicos e às escutas ambientais, que estão diretamente relacionados ao sigilo das informações;
- Tome cuidados especiais (iluminação, instalação de câmeras, cercas elétricas etc.) se sua empresa está localizada em áreas consideradas de risco e com elevados índices de criminalidade;
- Mantenha a frente e os fundos do comércio bem iluminados no período noturno, e tenha equipamentos de monitoramento, pois eles inibem a ação de criminosos;
- Uma rede de proteção comunitária também é indicada para lojistas. O comerciante pode, por exemplo, instalar uma luz na loja vizinha que, quando acesa, indicará uma situação de perigo.

Para quem vai às compras

- Cuidado com bolsas abertas ou mochilas transparentes dentro do transporte público e nas ruas, pois o assaltante vai perceber facilmente onde estão a carteira e o celular;
- Não atenda o celular em público, evite chamar a atenção. Coloque o seu aparelho no modo vibratório ou silencioso, e, se precisar atender, vá até uma loja ou lanchonete;
- Procure fazer suas compras durante o dia ou em dois períodos para evitar o excesso de sacolas;
- Fique atento à movimentação de pessoas estranhas. Se sentir que alguém está te seguindo, permaneça em um local com bastante movimento de pessoas ou procure um policial ou segurança no local.
- Ao retornar, dê preferência ao transporte individual, nem que seja para uma parte do percurso. Porém, não retorne ao veículo estacionado para deixar sacolas e voltar às compras. Criminosos ficam de olho e arrombam veículos para levar suas compras.

Economia: Black Friday ou Black Fraude? Site descobre pegadinhas e falsas promoções



Plataforma faz análise completa do "preço promocional", frete e identifica "ciladas"

Luís Alberto Alves/Hourpress
A poucos dias da Black Friday no Brasil, que acontece no dia 29 de novembro, muito se fala sobre segurança e cuidados que o consumidor deve tomar, os números assustam, mas ferramentas como a Black ou Fraude, desenvolvida pelo Reduza especialmente para a semana da Black Friday, ajudam o consumidor a identificar falsas promoções e evitar prejuízos. A data que é importada da tradição norte-americana cresce ano após ano no país, e já é considerado um dos principais eventos de compras no Brasil, tanto para o comércio eletrônico quanto para o varejo físico. 
As lojas estão cada vez mais amadurecidas, e lutam para abandonar o apelido de “Black Fraude”, termo dado pelos consumidores para as lojas que praticam a maquiagem de preços, prática também conhecida como "metade do dobro", que consiste em aumentar os preços antes da data do evento para depois baixá-los de forma proposital, mesmo que tal prática tenha diminuído com o passar dos anos, o problema continua em grande parte das lojas e ainda incomoda o consumidor.
Segundo uma pesquisa recente realizada pelo Reclame Aqui, que conversou com mais de 3000 consumidores, apenas 4,07% dos entrevistados confiam plenamente na Black Friday, outros 95,93% confiam parcialmente ou não confiam. Já um levantamento realizado pelo Procon-SP sobre a Black Friday de 2018, a maquiagem de preço foi o principal problema reportado pelos consumidores com 145 denúncias (30,33%). Produto/serviço oferecido não disponível (19,87%), mudança de preço ao finalizar a compra (18,20%), pedido cancelado pela empresa após finalização da compra (16,53%), site intermitente (6,69%) e sites que não permitem pagamento via boleto bancário ou débito em conta (1,67%).
Esses dados sinalizam a importância do uso de ferramentas para comparar e monitorar preços antes de fechar uma compra, porém o Brasil é um país gigante e a grande pegadinha pode estar além do preço do produto, o valor do frete por exemplo, pode representar até 40% do valor da compra e variar em até 400% de uma loja para outra, outro cuidado importante é com a forma de pagamento, onde a maioria dos comparadores apontam o menor preço para o valor à vista, o que pode confundir o consumidor e fazê-lo pagar mais caro ao finalizar a compra, caso queira comprar de forma parcelada.
       
Pensando nisso a Reduza, startup que reduz preços em sites como Centauro, Dafiti, Netshoes, Electrolux, Americanas e mais 200 outras lojas, lançou um site especial para a Black Friday, o Black ou Fraude, que faz uma análise completa das possíveis promoções, comparando preços nas diferentes formas de pagamento (à vista e parcelado), histórico dos últimos 60 dias e valor do frete, para determinar o preço final da compra para o CEP do consumidor, pois uma super oferta não necessariamente é o menor preço se considerarmos o valor da entrega, principalmente para consumidores que estão fora do eixo Rio-São Paulo, onde o frete para um eletrodoméstico pode custar até R$ 500 ou mais. Por fim o site testa automaticamente milhares de cupons de desconto, para descobrir preços até 30% mais baratos que nos comparadores de preços tradicionais.
Além da maquiagem de preço outro problema grave em época de Black Friday são os golpes através de falsas promoções que aparecem por e-mail ou em redes sociais, é cada vez mais comum, propagandas com preços impraticáveis, que chamam a atenção e levam para páginas clonadas das lojas, que são sites falsos usados para dar golpes ou roubar dados bancários, prática também conhecida como phishing. O Black ou Fraude, faz uma análise da URL para identificar se trata-se do site oficial da loja, ou se pode ser um site clonado por criminosos que pode leva-lo a um golpe.    
O uso da ferramenta é bem simples, basta copiar o link do produto da loja que anunciou a promoção, colar no site Black ou Fraude (https://www.reduza.com.br/blackoufraude), clicar em “verificar preço”, informar o seu CEP e automaticamente e em poucos segundos a plataforma retornará informações sobre o preço com relação a outras lojas, outras datas, buscará cupons de desconto e ainda calculará o valor do frete para determinar o valor final da compra, e comparar de forma que ajude o consumidor a economizar de verdade, outro recurso interessante é o sistema de alerta de preço e frete grátis, que pode ajudar o usuário a monitorar um determinado produto para comprar na Black Friday ou no Natal. Para Alessandro Fontes, co-fundador da startup “a informação e o planejamento são os grandes aliados do consumidor, tanto na Black Friday, quanto em outras datas. Então compare, monitore e principalmente use cupons de desconto para economizar ainda mais”.
“Todo cuidado é pouco, principalmente em época de Black Friday”, afirma Lucas Pelegrino, co-fundador do site e responsável pela tecnologia da empresa, e que listou algumas dicas fundamentais de segurança para fugir desse tipo de prática.

1. Desconfie de preços muito baixos;      
Viu uma promoção incrível no Facebook, Instagram ou em seu e-mail?  

Cuidado, o preço é o primeiro sinal para esse tipo de golpe, que geralmente oferece produtos incríveis com preços praticamente impossíveis, que na Black Friday pode confundir o consumidor e levá-lo a um prejuízo.

2. Confira o link/URL destino da promoção;     Ao abrir o anúncio, faça uma análise da URL, que é o link que te levou ao site da promoção. Veja se realmente é o domínio oficial da loja em questão, na dúvida acesse o site da loja diretamente ou através do Google e pesquise pelo item da promoção.    

Se for uma loja que não é popular, faça buscas nas redes sociais, sites de reclamações, lista do Procon, ligue na loja e na dúvida não compre, prefira sites confiáveis que você já conhece e que são mais populares.

3. Confira o nome da página ou perfil que divulgou a promoção;
É muito comum esse tipo de golpe o anúncio partir das redes sociais que tentam remeter ao nome da loja, ou nome de uma promoção. Então fique de olho e veja se é a página ou perfil oficial da loja que está anunciando.

4. O “cadeadinho verde”, ou HTTPS, não é garantia de segurança nesses casos
Muito se ensina sobre sites seguros na internet, e para a importância de comprar em sites com selos de segurança, que na verdade garantem sigilo dos dados e não se o site é confiável, inclusive muitos desses sites clonados já trazem URL’s com protocolos “https://”, que é importante mas não garante se você está em um site confiável, por isso fique ligado nas dicas anteriores também.     

Geral: Chapa Apesp para Tod@s vence eleição para comandar a Associação dos Procuradores do Estado de São Paulo




Pleito elegeu diretoria para o biênio 2020/2021

Redação/Hourpress
A Associação dos Procuradores do Estado de São Paulo (Apesp) realizou eleições na última quinta-feira, 21 de novembro, em sua sede administrativa, na capital paulista. Com um quórum de 900 associados votantes, a chapa “Apesp para Tod@s” foi eleita com 520 votos (57,78%). A eleição é para o biênio 2020/2021 e definiu os quadros para a nova Diretoria, Conselho Fiscal e Conselho Assessor. O atual diretor financeiro da entidade, Fabrízio de Lima Pieroni, será o próximo presidente da entidade.
“A expressiva votação é o reconhecimento de um trabalho incansável de defesa dos direitos e prerrogativas da advocacia pública paulista e a confiança da carreira em nossas propostas e na nossa capacidade de continuar lutando para o avanço institucional da Procuradoria Geral do Estado de São Paulo”, ressalta Pieroni.
A chapa concorrente, “Apesp Viva”, obteve 366 votos (40,67%). Foram apenas 6 votos em branco e 8 nulos. Entre os seus objetivos, a Apesp atua em prol dos interesses da classe representada, e na defesa dos interesses e patrimônio públicos.

Confira a diretoria eleita, biênio 2020/2021:
Presidente: FABRIZIO DE LIMA PIERONI
Vice-Presidente: MONICA MARIA RUSSO ZINGARO FERREIRA LIMA
Secretário Geral: JOSÉ LUIZ SOUZA DE MORAES
Diretora Financeira: MONICA MARIA PETRI FARSKY
Diretora Social e Cultural: ROSELY SUCENA PASTORE
Diretora de Previdência e Convênios: PATRICIA ULSON PIZARRO WERNER
Diretora de Esportes e Patrimônio: BRUNA HELENA ALVAREZ F. OLIVEIRA
Diretora de Comunicação: MARIALICE DIAS GONCALVES
Diretor de Assuntos Legislativos e Institucionais: AMILCAR AQUINO NAVARRO
Diretora de Prerrogativas: ROBERTA CALLIJÃO BOARETO
Diretora do Interior e demais Unidades fora da Capital: CLARA ANGELICA DO CARMO LIMA
Conselho Assessor:
-- Marcos Fabio de Oliveira Nusdeo
-- Carlos José Teixeira de Toledo
-- Mirna Cianci
Conselho Fiscal:
-- Vanderlei Ferreira de Lima
-- Luis Claudio Ferreira Catanhede
-- Eduardo Bordini Novato

Geral: EMTU/SP reforça a luta contra o sarampo nos terminais metropolitanos do Corredor ABD



Além do sarampo, ações nos dias 27, 29 e 30 de novembro visam proteger a população contra caxumba e rubéola


Redação/Hourpress
A EMTU/SP organizou quatro ações para a prevenção ao sarampo em terminais metropolitanos do Corredor ABD. Nos dias 27, 29 e 30/11, das 10h às 16h, agentes da Unidade de Vigilância em Saúde (UVIS) Jabaquara/Vila Mariana estarão à disposição dos passageiros que quiserem tomar a vacina Tríplice Viral no Terminal Jabaquara, garantindo assim a proteção contra caxumba e rubéola, além do sarampo. O Terminal Diadema receberá a Coordenadoria do Departamento de Vigilância à Saúde para a mesma campanha no dia 30/11, das 9h às 14h.
A vacinação nos dois terminais é destinada principalmente aos jovens de 15 a 29 anos de idade, considerado o grupo mais vulnerável a infecções em razão da menor procura pela segunda dose da vacina. Quem não está nessa faixa etária também pode ser vacinado, levando a carteirinha para atualização, se necessário.
O objetivo da campanha é ampliar o número de pessoas imunizadas. Não existe tratamento antiviral específico contra o vírus do sarampo. As complicações da doença podem ser evitadas com um tratamento que garanta uma boa nutrição e ingestão de líquidos.
Segundo o Ministério da Saúde, foram confirmados 2.708 casos de sarampo no Estado de São Paulo nos últimos 90 dias, o que representa 98,4% dos diagnósticos da doença em todo o Brasil.
SERVIÇO
Evento - Campanha de Vacinação da Tríplice Viral
Locais:
Terminal Metropolitano Jabaquara - 27/11, 29/11 e 30/11, das 10h às 16h
Av. Engenheiro Armando de Arruda Pereira - Jabaquara - São Paulo
Terminal Metropolitano Diadema - 30/11, das 9h às 14h
Av. Conceição, s/n, Parque Mamede - Diadema SP

Geral: Imóvel compartilhado; o que é preciso saber


Isso significa que o imóvel pode ser utilizado de modo compartilhado


Redação/Hourpress


Guilherme Machado, CEO,  fundador do Instituto “Quebre As Regras”, especialista em alavancagem de negócios e Growth Hacking, explica sobre um sistema de propriedade imobiliária que permite a utilização de um imóvel compartilhado com diferentes donos. Confira:
Multi-propriedade (time sharing) é um sistema originado na Europa, que servia, principalmente, para a utilização de imóveis com fins turísticos.
A multi-propriedade, que aqui também vamos chamar de imóvel compartilhado, é um regime de condomínio em que cada um dos proprietários é titular de uma fração de tempo. Mas, como assim?
Isso significa que o imóvel pode ser utilizado de modo compartilhado, porém, a faculdade de uso e gozo, com exclusividade e foco na totalidade do imóvel, é exercida pelos proprietários de forma alternada, além de ser dividida com base no tempo de permanência de cada um no local.
Esta modalidade já existe no Brasil, mas agora ganhou uma nova perspectiva com a recente promulgação da lei 13.777/18, que regulamenta o instituto da multi-propriedade e altera o Código Civil e Lei dos Registros Públicos. A mudança também limita questões referentes à transferência e à administração do imóvel compartilhado.
Antes da lei, não havia previsão legal específica da multi-propriedade imobiliária como direito real. Como conseqüência, existia uma grande dificuldade dos registradores de imóveis, o que levava muitos proprietários a evitar o registro do bem compartilhado, ocasionando alguns entraves judiciais. Contudo, com a nova norma, está previsto que o período de uso seja registrado em cartório, junto à certidão do imóvel.
Dessa maneira, atualmente, são três as modalidades para o uso do imóvel compartilhado, levando em consideração o tempo para cada proprietário. Veja:
o período de utilização pode ser fixo e determinado dentro de cada ano; flutuante, onde a determinação do período é feita de forma periódica; ou misto quando há a junção das duas formas anteriores.
Todos os multi-proprietários têm direito a uma mesma quantidade mínima de dias seguidos durante o ano, podendo haver a aquisição de frações maiores que a mínima.
Porém, cada proprietário responde individualmente pelo pagamento das taxas relativas à moradia, como impostos, água, luz, entre outros. Todavia, os valores são calculados com base em seu tempo de permanência no imóvel. Em resumo, quem usa mais, paga mais.
Este é mais um marco regulatório muito significativo para o mercado imobiliário, que pode alavancar este tipo de negócio no Brasil, uma vez que os proprietários poderão contar com uma maior segurança jurídica ao ter estabelecidas oficialmente as regras as quais estarão sujeitos.
Sobre Guilherme Machado
Guilherme Machado, CEO e fundador do Instituto Quebre as Regras, com mais de 8 milhões de visualizações em seus vídeos, 21 anos de carreira e 396 mil seguidores em suas redes sociais, é um dos influenciadores digitais de vendas no Brasil, com maior alcance nacional e internacional, já tendo sido convidado para treinar vendedores em 5 países. Estando entre os top 3 em três categorias analisadas para a seleção dos maiores influenciadores de vendas no Brasil: fama, visibilidade social e autoridade (Fonte https://www.agendor.com.br/blog/vendedores-famosos/). 
 Tem uma característica única que potencializa o melhor de cada um. Idealizador de uma metodologia específica, a Metodologia Quebre As Regras, feita para transformar empresários em empreendedores, sua proposta é que o lado humano seja aprofundado e, só a partir daí a confiança vem. Já ajudou mais de 100 empresas a se tornarem únicas em seus segmentos com táticas de Growth Hacking. 
 O Instituto Quebre As Regras é a única escola de empreendedorismo do mercado imobiliário da América Latina - que já impactou a vida de mais de 4 milhões de profissionais. Realizando em média 100 eventos por ano e  88 mentorias realizadas em 2019.
 “Nesses anos de mercado pude ver que todos sonham em ser a nova empresa de 1 bilhão de dólares, o novo unicórnio. Pra mim, essa nova empresa não está no desenvolvimento do produto ou serviço mais inovador ou no uso da tecnologia mais moderna, mas sim na busca por tornarem os negócios mais humanos. Esse é o ponto chave da confiança e, consequentemente, da alavancagem dos resultados em vendas”, afirma Machado.
 O especialista acumula mais de 20 anos de experiência no mercado de vendas – passando por todas as etapas. Já foi corretor de imóveis, gestor, empresário do setor de imobiliário e há sete anos se dedica exclusivamente à capacitação dos profissionais de venda por meio de uma técnica inovadora.

Geral: Os desafios na Gestão de TI


O desafio de ser inovador, conhecer profundamente cada negócio da empresa

*Leonardo Dominguez Dias 
A vida do gestor de TI não é fácil ou simples. A tecnologia permeia todas as atividades em organizações, independentemente do seu tamanho, e suportar as tecnologias que possibilitam a empresa desenvolver suas atividades, é papel do gestor de tecnologia. Mesmo em grande parte das organizações onde o core business não é desenvolvimento de tecnologias em si, a tecnologia tem grande importância para a eficiência operacional.
O desafio de ser inovador, conhecer profundamente cada negócio da empresa para oferecer soluções e promover a evolução tecnológica e a transformação digital, são pontos mandatórios no plano estratégico do Gestor de TI. Muitas vezes, este profissional somente é lembrado quando o ambiente tecnológico da empresa não atende de forma eficiente as necessidades dos colaboradores das áreas de negócios.
As demandas por outros investimentos suprimem investimentos estruturais em TI que muitas vezes trazem benefícios para toda a empresa ou que permitirão dar um salto tecnológico. No entanto, nos deparamos com dificuldades para justificar a aplicação de recursos e como apresentar a melhoria da performance de um produto ou área de negócio específica.
Por esses motivos, ser eficiente no uso dos recursos, oferecer respostas rápidas ao negócio, monitorar o ambiente de maneira sólida, mitigar e eliminar riscos à operação são prioridades na rotina dos gestores. Saber avaliar tecnologias, fornecedores, e propor e desenvolver soluções que promovam diferenciais competitivos são atividades que somente um gestor de TI consegue liderar. Esse profissional é ao mesmo tempo o que precisa manter as tecnologias que permite a empresa rodar (run the business) e promover a mudança/evolução nos negócios (change the business).
Quer saber mais sobre as habilidade e competência de um Gestor de TI?
Um bom Gestor de TI deve estar sempre atento ao mercado e estudar para assimilar e acompanhar a corrida digital.
1 – Conhecimento técnico é fundamental para se tornar um Gestor de TI de sucesso. As dificuldades vão surgir e a equipe precisa contar em 100% com este profissional. Busque por conteúdos relevantes na internet, treinamentos de curta duração e em cursos de especialização em instituições renomadas;
2 – Conhecimento do negócio como um todo e tem que ser aprofundado nesse sentido, inclusive dominar o mercado em que a organização está inserida, e assim, pensar em formar de otimizar a equipe para construir diferenciais para o negócio. Participar de eventos setoriais como feiras e congressos é algo que ajuda a entender o futuro que está se desenhando para o setor;
3 – Comunicação eficiente e real é fundamental para o Gestor de TI. Saber transmitir a mensagem correta, motivar e ouvir contribui na relação com a equipe. É preciso estar aberto aos feedbacks tanto dos pares, quanto de outros níveis hierárquicos da empresa;
4 – O Gestor de TI deve agir de forma preditiva e não apenas quando os problemas surgem. Antever diagnósticos e antecipar as pedras no meio do caminho permite traçar um plano de resolução antes do problema acontecer para não prejudicar a empresa. Para isso estar aberto e em sintonia com fornecedores e seus casos de sucesso e participar de polos de startups como incubadores e aceleradoras, aguça os sentidos sobre o que está por vir;
E o que faz o Gestor de TI de fato?
Existe um amplo mercado para os profissionais de Gestão de Tecnologia da informação, mas quais são as atividades deste profissional?
  • Gerenciamento de pessoas ligados diretamente a TI da empresa;
  • Controle de todos a arquitetura de serviços de TI;
  • Escopo e melhores práticas para utilização correta da TI;
  • Administração da infraestrutura de tecnologia da informação;
  • Diagnóstico, análise e implantação de soluções para redução dos impactos da área de tecnologia da informação na organização.
  • Inovação para promover novos produtos e soluções para automatização de problemas dos clientes dentro do core business do negócio;
Os desafios do Gestor de TI são diários e os tornam ainda melhores no que fazem
Diariamente novas soluções digitais desafiam os Gestores de TI, apesar da empresa estar mais conectada, além de facilidade a mobilidade, há também o desafio de criar um ambiente digital confiável e seguro de alto nível.
  • Segurança da Informação
Os ataques cibernéticos, vazamento de dados e informações, a nova lei LGPD, redes com centenas de computados e devices conectados, são alguns dos desafios do Gestor de TI, que certamente estão no topo da lista;
2)  Conformidade com normas regulatórias.
            Há muitos requisitos técnicos nacionais e internacionais para serem seguidos à risca, como por exemplo; a Governança Corporativa,     relatórios financeiros, privacidade e segurança de informações, entre        outros;
  • Evolução das Tecnologias
A automação de processos, a análise de dados, internet das coisas e as tecnologias móveis estão mudando o jeito e a forma como os negócios são feitos, é preciso acompanhar;
  • TI 100% disponível
Comunicação entre áreas, disponibilidade do ambiente, tanto de serviços quanto de servidores são fundamentais para a realização de negócios. - Preciso enviar uma proposta agora e não nos próximos 30 minutos. É preciso lidar com isso;
  • Turnover e Equipe
Lidar com os profissionais de TI altamente especializados sendo capaz de treinar novos talentos. Motivar por meio de uma liderança que busca resultados e valoriza o esforço e dedicação de cada membro da equipe. Capaz de encantar clientes, usuários e fornecedores para garantir o engajamento necessário e formar uma equipe de alto rendimento e entrega de resultados.
Organizações modernas tem esses profissionais nos níveis mais estratégicos, pois são eles que tem a visão de como a tecnologia pode mudar ou gerar novos negócios. São eles que conseguem integrar a empresa tecnologicamente e obter ganhos dessa integração como gestão unificada de dados, controles e segurança da informação, plataformas de negócios e inteligência competitiva.
Você é um gestor de TI? Quais capacidades a gestão de TI da sua empresa precisa desenvolver?
*Leonardo Dominguez Dias é Mestre e engenheiro de computação pela Poli-USP com intercâmbio na universidade do estado da Califórnia USA. Atualmente é diretor da empresa Evo Systems, empresa especialista em inovação em TI e professor de pos graduação no Mackenzie e no PECE USP. Tem experiência na área de Engenharia da Computação, com ênfase em Arquitetura de Sistemas de Computação, projetos de implantação de fábricas de software e gestão de projetos de desenvolvimento de software e inovação.


Geral: UNICEF e parceiros marcam os 30 anos da Convenção sobre os Direitos da Criança na Alesp


Durante evento, nesta quarta-feira, 27 de novembro, serão divulgados dados estaduais sobre avanços e desafios para a garantia de direitos de crianças e adolescentes em São Paulo


Redação/Hourpress

Nesta quarta-feira, 27, será realizado o evento de celebração "30 anos da Convenção sobre os Direitos da Criança - Um convite à reflexão sobre os avanços e desafios em São Paulo e no Brasil", às 9h, no Auditório Paulo Kobayashi, na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). Promovido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em parceria com a Frente Parlamentar da Primeira Infância, mandato da deputada Marina Helou, mandata da Bancada Ativista e Comitê Paulista pela Prevenção de Homicídios na Adolescência, o evento tem como objetivo reafirmar e fortalecer compromissos pela garantia de direitos de cada criança e cada adolescente em São Paulo.
Já estão confirmadas as presenças de Célia Parnes, secretária de Desenvolvimento Social do Governo do Estado; Berenice Giannella, secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania; Marina Helou, deputada estadual, presidente do Comitê Paulista pela Prevenção de Homicídios na Adolescência e coordenadora da Frente Parlamentar pela Primeira Infância; Soninha Francine, vereadora e presidente da Comissão de Defesa da Criança, do Adolescente e da Juventude; e Florence Bauer, representante do UNICEF no Brasil. Também ganha destaque a participação de adolescentes de diferentes regiões da cidade, além de representantes da sociedade civil e do empresariado.
A representante do UNICEF no Brasil, Florence Bauer, apresentará destaques do relatório "30 anos da Convenção sobre os Direitos da Criança - Avanços e desafios para meninas e meninos no Brasil", incluindo dados do Estado de São Paulo.
Em seguida, o painel Narrativas da Infância terá a participação de Antonio Junião, jornalista, ilustrador, autor do livro "Meu Pai Vai Me Buscar na Escola" e finalista pela Ponte Jornalismo da 41ª edição do Prêmio Vladimir Herzog, e de Rosana Rios, escritora premiada da literatura infantil com mais de 160 obras publicadas e presidente da Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil, com mediação de Adriana Alvarenga, coordenadora do UNICEF em São Paulo.
Serviço
O quê: Evento: "30 anos da Convenção sobre os Direitos da Criança - Um convite à reflexão sobre os avanços e desafios em São Paulo e no Brasil".
Quando: Quarta-feira 27 de novembro de 2019, 9h às 13h.
Onde: Assembleia Legislativa de São Paulo: Auditório Paulo Kobayashi - Av. Pedro Álvares Cabral, 201.
Agenda
9h00 - Café de boas-vindas
9h30 - Manifesto de adolescentes sobre os 30 anos da Convenção
9h40 - Painel Reafirmando Compromissos:
Florence Bauer, representante do UNICEF no Brasil
• Célia Parnes, secretária de Desenvolvimento Social do Governo do Estado
• Berenice Giannella, secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania
• Marina Helou, deputada estadual, presidente do Comitê Paulista pela Prevenção de Homicídios na Adolescência e coordenadora da Frente Parlamentar pela Primeira Infância
• Soninha Francine, vereadora e presidente da Comissão de Defesa da Criança, do Adolescente e da Juventude
• Adolescentes
10h10 - Avanços históricos, problemas que persistem e novos desafios na garantia dos direitos das crianças e adolescentes no Brasil e no estado de SP: Apresentação por Florence Bauer, representante do UNICEF no Brasil
10h40 - Microfone aberto
11h10 - Painel Narrativas da Infância:
• Antonio Junião, ilustrador, autor do livro "Meu Pai Vai Me Buscar Na Escola", jornalista e finalista pela Ponte Jornalismo da 41ª edição do Prêmio Vladimir Herzog;
• Rosana Rios, escritora premiada da literatura infantil com mais de 160 obras publicadas e presidente da Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil
11h40 - Microfone aberto
12h10 - Apresentação cultural do Coletivo Mesquiteiros
12h30 - Encerramento