Postagem em destaque

Crônica: Surpresas desagradáveis pregadas pelo tempo

Pixabay   Os seus quatro filhos se encontravam bem encaminhados Astrogildo Magno O   tempo não preocupava Justino. Não dava bola para ...

quarta-feira, 15 de maio de 2019

Variedades: Malía canta hit do seriado 'La Casa de Papel'


O Platino premia as melhores produções em cinema e TV da América Latina



Redação/Hourpress

A cantora carioca Malía foi uma das protagonistas do 6o Prêmio Platino de Cinema Iberoamericano, realizado na Riviera Maya, no México. Ela cantou junto ao espanhol Edu Soto e à atriz dominicana Nashla Bogaert a música “Bella Ciao”, que ficou famosa na série espanhola da Netflix.

O Platino premia as melhores produções em cinema e TV da América Latina, Portugal e Espanha (em idiomas espanhol ou português). O maior vencedor da edição, que aconteceu no domingo (12), no Teatro Gran Tlatchco, na Playa del Carmen, foi o filme “Roma”, do diretor local Alfonso Cuarón, que levou cinco estatuetas (melhor filme e direção, inclusive).
Ao final da performance, se juntaram ao palco com Malía, Edu e Nashla os atores Yalitza Aparicio Martinez (mexicana indicada ao Oscar por “Roma”), Imanol Arias, Santiago Segura, Mariana Ximenes, Omar Rafael Chaparro, entre outros.
O evento é itinerante e foi transmitido ao vivo para 20 países. “O Grande Circo Místico”, representante brasileiro na premiação, concorreu em “Melhor Música Original”, com Chico Buarque e Edu Lobo, e “Direção de Arte”, com Artur Pinheiro, mas não venceu.

terça-feira, 14 de maio de 2019

Fundo do baú: Claudete Soares, o cravo brigou com a rosa




Luís Alberto Alves/Hourpress

A década de 1960 foi boa em músicas de qualidade. Uma delas é o samba estilo Bossa Nova, "O cravo brigou com a rosa". Para quem gostava de dançar bem, era uma pedida excelente nos bailes. Dificilmente voltava sozinho para casa. Mate a saudade.

https://www.youtube.com/watch?v=Gx1_PQkM-PA

#ocravobrigoucomarosa

Geral: Gravidade e o ultrassom influenciam na tomada de decisões


Estudos divulgados recentemente demonstram ser possível influenciar na tomada de decisão e do potencial na melhora da saúde mental


*Uranio Bonold

Apesar de ainda não existir uma receita perfeita para tomar uma decisão efetiva, o melhor caminho é encontrar o equilíbrio no campo da razão, da reflexão e da emoção. Com o avanço da ciência, cada vez mais se entende como alguns fatores externos - como a gravidade ou até mesmo o ultrassom - podem influenciar também nas nossas escolhas. As descobertas foram divulgadas este mês e se tratam de duas pesquisas distintas: a primeira foi realizada pensando na maneira de entender como a gravidade afeta a capacidade de tomar decisões no ambiente espacial, que conta com a falta da gravidade, já a segunda foi vista como uma possível possibilidade de, no futuro, ajudar pacientes com alguns problemas de saúde mental.

"Essas pesquisas só confirmam que a tomada de decisão não é algo que fica apenas no âmbito emocional", comenta Uranio Bonoldi, professor da Fundação Don Cabral. Para entender como a gravidade afeta as escolhas, os pesquisadores pediram para que os participantes produzissem sequências de números de maneira aleatória, rapidamente, sempre que ouvissem o aviso sonoro. O que se percebeu é que, sem o fator da gravidade, as pessoas se tornam menos propensas a criar novos números, o que demonstra que ficam menos propensas a criar novos comportamentos na ausência de gravidade, bem como há redução da capacidade de percepção e cognitiva. Isso gerou um alerta sobre a necessidade de preparar melhor os astronautas pelas condições adversas a que submetem na ausência de gravidade.

Na segunda pesquisa, publicada na revista Nature, os cientistas utilizaram um ultrassom não invasivo e de baixa intensidade nos macacos e, durante o estudo, descobriram que a área do cérebro que comanda o raciocínio contrafactual, - que é a capacidade de pensar em situações que não estão disponíveis no momento, fica no córtex cingulado anterior do cérebro. Após isso, investigaram como os animais lidavam com as escolhas e se o ultrassom poderia influenciar em uma mudança real de comportamento. Também com o uso do ultrassom, conseguiram interromper o pensamento contrafactual, constatado pela observação de imagens de ressonância magnética do cérebro dos macacos. Ainda em estágios iniciais, essa pesquisa, segundo autores do estudo, visa o tratamento da saúde mental de pacientes que sofrem de algum distúrbio do gênero.

Bonoldi conta que decidir é um processo e nós aprendemos a fazer escolhas quando testamos esse dinamismo. "Quando decidimos a dopamina é ativada no cérebro, nos causando um bem estar, como buscamos esse prazer constantemente, acabamos tendo escolhas equivocadas", explica. O especialista criou uma metodologia de tomada de decisão, - processo que auxilia o processo de escolhas e tomada de decisões, não só nos negócios, mas também na vida pessoal e escreveu o livro "A Contrapartida" em que apresenta de forma lúdica todos os elementos emocionais que levam o indivíduo a fazer más escolhas ou tomar decisões equivocadas, bem como as consequências geradas por elas. "Isso tudo não quer dizer que uma hora vamos parar de errar, mas entender por que erramos. Não se angustiar por esse motivo", finalizou.

*Uranio Bonoldi atua como professor, conferencista e consultor em gestão, governança corporativa e planejamento estratégico

Variedades: Programação CINESESC De 16 a 22 de maio


Ingressos
Segundas, terças e quintas: R$ 17 (inteira); R$ 8,50 (trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo, com credencial plena do Sesc e seus dependentes; R$ 5 (Aposentado, pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e servidor de escola pública com comprovante);
QuartasR$ 12; R$ 6; R$ 3,50;
Sextas, sábados, domingos e feriadosR$ 20; R$ 10; R$ 6;

Redação/Hourpress


CINEMA

Tunga, O Esquecimento das Paixões
(Dir. Miguel de Almeida, Brasil, 2018, 73 min, 18 anos,
A trajetória do escultor, desenhista e artista performático conhecido como Tunga, a partir de fragmentos de suas performances, instalações e obras. O diretor Miguel de Almeida constrói sua visão da vida e da obra do artista e de Gerardo Mello Mourão, que além de escritor, poeta, jornalista e tradutor, era também pai de Tunga, trazendo material diversificado de um dos maiores artistas plásticos contemporâneos.
Dia 16/5, quinta, às 17h
De 19 a 22/5, segunda a quarta, às 19h30

45 Dias sem Você(Dir. Rafael Gomes, Brasil, 2019, 96 min, 12 anos)
Ao sofrer uma grande desilusão amorosa depois de aguardar por 45 dias um amor que nunca retornou, o jovem Rafael (Rafael De Bona) decide romper as próprias barreiras e embarca em uma inesperada viagem. Seu objetivo principal é ir até três locais diferentes, encontrar com três amigos que também optaram por abandonar suas vidas por outras razões.
A partir de 12 anos
De 16 a 18 e 20 a 22/5, quinta a sábado e segunda a quarta, às 15h

Pixote, a Lei do Mais Fraco
Dir: Héctor Babenco, Brasil, 1980,125 min
Pixote foi abandonado por seus pais e rouba para viver nas ruas. Ele já esteve internado em reformatórios e isto só ajudou na sua "educação", pois conviveu com todo os tipos de criminosos e jovens delinquente. Ele sobrevive se tornando um pequeno traficante de drogas, cafetão e assassino, mesmo tendo apenas onze anos.
A partir de 16 anos
Dia 16/5, quinta, às 20h – Sessão gratuita
Dia 17/5, sexta, às 17h
Dias 19, 20 e 22/5, domingo, às 21h
De 20 a 22/5, segunda a quarta, às 17h
Sessão 35 mm
Escola do Riso
(Dir.: Mamoru Hosi. Japão, 2004, 121 min)
Japão, 1940. Mutsuo Sakisaka (Kôji Yakusho) é um censor do governo cuja missão é assegurar o teor patriótico das peças de teatro. Hajime Tsubaki (Goto Inagaki) é um comediante, que deseja aprovação para encenar uma peça baseada em "Romeu e Julieta". Sakisaka insiste em modificar o teor da peça, inicialmente por motivações políticas e posteriormente por discordar de sua estética. Ambos passam a reescrever o texto, o que faz com que se empolguem com o material em desenvolvimento.
A partir de 14 anos
Dia 21/5, terça, às 21h

Legítima Diferença
Luana Muniz
Dir.: Rian Córdova e Leonardo Menezes, Brasil, 2017, 76 min, 16 anos
Luana saiu de casa para se prostituir, modificou seu corpo durante a ditadura e trabalhou em diversos países da Europa. Ela não tem papas na língua, quando o assunto é drogas, sexo, violência e mercado de prostituição. Luana se definia como uma "puta atriz" e conciliava as duas profissões. O documentário revela bastidores e polêmicas na vida da rainha da Lapa, como era conhecida.
A partir de 16 anos
Sessão seguida de bate-papo com o diretor Rian Córdova, a atriz e diretora Julia Katharine e mediação da jornalista Roseli Tardelli.
Dia 17/5, sexta, às 19h30

Virada Cultural
Ou Tudo ou Nada
Dir: Peter Cattaneo, Reino unido, 1997, 92 min
Sheffield é conhecida como a "cidade do aço", devido ao grande numero de empresas do setor instaladas no local. Atualmente em declínio, as indústrias cada vez mais realizam demissões, o que gera um grande número de desempregados. Um deles é Gaz, que está prestes a perder a custódia do filho por não ter dinheiro para sustentá-lo. Seus amigos não estão em situação muito melhor: Dave  está com depressão e convencido de que a esposa não está mais interessada no casamento; Lomper cuida da mãe e tem tendência suicida; e Gerald mente há seis meses para a esposa, dizendo que permanece empregado. Após perceber um grande número de mulheres dispostas a pagar para assistir um show de strippers, Gaz tem a ideia de que eles e os amigos estrelem um show do tipo. A diferença é que eles, ao contrário dos concorrentes, pretendem tirar toda a roupa no espetáculo.
A partir de 12 anos
Dia 18/5, sábado, às 18h
Os Embalos de Sábado à Noite
Dir: John Badham, EUA, 1977, 118 min
Tony Manero, um jovem do Brooklyn e um excelente dançarino de disco music, só encontra significado na vida quando dança, pois passar a semana trabalhando em uma loja de tintas não o gratifica de forma nenhuma. Assim ele se perfuma, se veste de um jeito fashion e vai para a discoteca no final de semana. Sob a influência de seu irmão, um padre frustrado, e de Stephanie, sua parceira de dança, começa a questionar a maneira como encara a vida e a limitação de suas perspectivas. Paralelamente Tony vive uma crise amorosa, enquanto se prepara para participar de um concurso em uma discoteca.
A partir de 16 anos
Dia 18/5, sábado, às 21h
Carrie, a EstranhaDir: Brian De Palma, EUA, 1977, 108 min
Carry White é uma jovem que tem dificuldade em fazer amigos e é menosprezada pelos colegas por morar em total isolamento com Margareth, sua mãe, uma pregadora religiosa que se torna cada vez mais ensandecida. Após zombar dela, uma aluna fica arrependida e pede a Tommy Ross, seu namorado e um aluno muito popular que convide Carrie para o baile do colégio, porém Chris Hargenson, uma aluna que foi proibida de ir festa, prepara uma terrível armadilha que deixa Carrie ridicularizada em público. No entanto, ninguém imagina os poderes paranormais que a jovem possui e muito menos de sua capacidade vingança quando está repleta de ódio.
A partir de 16 anos
Dia 18/5, sábado, às 23h58
Boogie Nights - Prazer Sem Limites
Dir: Paul Thomas Anderson, EUA, 1997, 153 min
Eddie Adams é um jovem de 17 anos sexualmente bem-dotado. Ele é descoberto por Jack Horner, um diretor veterano que o transforma em Dirk Diggler, uma celebridade da subcultura do mundo pornô no apogeu dos anos 70. O sucesso faz com que Eddie se envolva no mundo das drogas e a súbita fama pode ter seu preço.
A partir de 18 anos
Dia 19/5, domingo, às 2h
Studio 54
Dir: Mark Crhristopher, EUA, 1998, 101 min
Na época áurea do "disco", Studio 54 foi a discoteca idealizada por Steve Rubell, que agitava a vida de Nova York com todo o frenesi que lhe deu uma reputação internacional. Lá Rubell tentava transformar seu sonho em realidade ao dar as melhores festas que o mundo tinha visto e fazer com que elas durassem para sempre, com toda a decadência e excessos da época. Rubell criou um lugar onde a fantasia era a realidade, pois não haviam nem rótulos, nem regras. Diversos acontecimentos que envolvem esta discoteca são narrados pela ótica de Shane O'Shea, um jovem frentista de Nova Jersey que, em 1979, quando tinha dezenove anos, não estava satisfeito com a mesmice da sua vida. Foi até Nova York, conseguiu entrar na discoteca e em pouco tempo trabalha como barman. Shane tem a oportunidade de ver a ascensão e decadência desta famosa casa noturna.
A partir de 18 anos
Dia 19/5, domingo, às 15h
Studio 54
Dir: Matt Tyrnauer, EUA, 2018, 98 min
O Studio 54 era um lugar que não só redefiniu o significado do que era uma boate, mas se tornou um símbolo da cultura disco do anos 70. Essa é a história da ascenção e da queda desse paraíso hedonístico na Terra, frequentado pelas maiores celebridades da época e onde pessoas de todo tipo de identidade podiam dividir a pista de dança.
A partir de 18 anos
Dia 19/5, domingo, às 17h


Crianças
Espaço de Brincar.
Apenas aos domingos
Voltado para crianças de 0 a 6 anos, acompanhadas de seus responsáveis, o programa valoriza a ação do brincar, preferencialmente de modo coletivo, onde a convivência entre gerações é motivada a partir da relação lúdica com o espaço, objetos e ações propostas.
Domingos, das 10h às 12h.
Hall/Exposição



CineClubinho
A Pequena Sereia(Dir: John Musker, Ron Clements, EUA, 1989, 83 min, livre)
Ariel é a filha caçula do Rei Tritão, comandante dos sete mares, que está insatisfeita com sua vida. Ela deseja caminhar entre os humanos para conhecê-los melhor, mas sempre é proibida por seu pai, que considera os humanos como sendo "bárbaros comedores de peixe". Até que ela se apaixona por um jovem príncipe e, no intuito de conhecê-lo, resolve firmar um pacto com Úrsula, a bruxa do reino, que faz com que ela ganhe pernas e se torne uma verdadeira humana. Porém, Úrsula também tem seus planos e eles incluem a conquista do reino de Tritão.
Todas as idades
Dia 19/5, domingo, às 11h
Grátis - Retirada de convites com 1h de antecedência.
Alimentação
CaféDe 16 a 22/05, segundas a domingos, às 13h15
BarConsiste em preparo, conservação, fornecimento e distribuição de alimentos
que, comparados a uma refeição, apresentam menor complexidade e aporte calórico e nutricional.
De 16 a 22/05, segundas a domingos, às 16h

Exposição
45º FESTIVAL SESC MELHORES FILMES – Cinemagético, de Rochelle Costi.
A presente proposta tem como ponto de partida a profusão de filmes disponíveis no circuito comercial de cinema, refletindo sobre as razões que levam o público a optar por uma entre as tantas opções de escolha. Em 2018, foram mais de quatro centenas! Livre. Grátis. Segunda a domingo, 13h15 às 21h30.


Geral: 92% dos brasileiros com mais de 60 anos usam smartphones



Mapeamento Tsunami Prateado conduzido com 2.242 prateados apontou que somente 10% dos brasileiros com mais de 60 anos não possuem smartphone; entre os que contam com o aparelho, 92% dos entrevistados, o uso para cuidar da saúde é muito significativo


Luís Alberto Alves/Hourpress

Encontrar a avó tricotando no sofá de casa ficou para trás. Ao contrário do estereótipo, tecnologia e envelhecimento caminham juntos; o retrato da participação das ferramentas digitais entre essa parcela da população é bastante relevante. Para os prateados, as novas tecnologias são janelas para o mundo: 92% dos maduros possuem smartphone; o índice é de 51% entre os 75+ e 96% entre os com até 64 anos. Os dados são da pesquisa Tsunami Prateado,conduzido pela Pipe.Social e Hype60+ com 2242 seniores. A pesquisa traz um Raio-X inédito sobre quem são e como vivem os prateados brasileiros. A geração prateada – mais de 30 milhões de brasileiros com mais de 60 anos, segundo dados do IBGE –, tem um estilo de vida e hábitos de consumo que eram, há três décadas, associados somente aos mais jovens. Na prática, os maduros trocaram as agulhas de crochê e a bengala pelos teclados dos smartphones: namoram online, acessam banco, assistem vídeos, cuidam da saúde e muito mais.
De acordo com o mapeamento nacional, apenas 10% dos seniores declararam não estar em nenhuma rede social; entre os entrevistados com até 64 anos, 85% possuem computador/notebook; entre os que possuem smartphone, 96% têm até 64 anos. Quando perguntados sobre as atividades feitas no celular, entre as 10 atividades estão 91% ligações; 81% acessam redes sociais; 80% pesquisam na internet; 66% tiram e gerenciam fotos/vídeos; 64% checam e-mails; 61% assistem a vídeos; 60% acessam o banco; 51% ouvem música; 58% usam navegadores e GPS; e 55% pedem táxi e UBER. Entre os 75+, os principais usos são: 82% ligação; 40% táxi e UBER; 39% ouvem música; 32% acessam redes sociais; 29% tiram e gerenciam fotos/vídeos; 27% pesquisam na internet – inclusive temas envolvendo saúde –; 26% assistem a vídeos; 21% checam e-mails; 20% acessam o banco; 20% usam navegadores e GPS.
Os prateados aproveitam os meios digitais para chegar à maturidade com saúde. O mapeamento revelou que a perda da saúde é uma preocupação e, nessa fase da vida, os maduros intensificam os cuidados com o corpo: exames preventivos, atenção com a alimentação e prática de exercícios físicos. Entre os entrevistados com mais de 55 anos, 83% realizam check-ups preventivos anuais.
Dados da Central da Catarata – negócio de impacto social que dá acesso à população de baixa renda a cirurgia de correção da opacidade no cristalino – corrobora com a pesquisa Tsunami Prateado. Levantamento da empresa com os usuários detectou que os pacientes acima de 65 anos acessam informações sobre a cirurgia da catarata na versão mobile.   
“A versão mobile predomina em todas as faixas etárias no número de acessos no site da Central, mas não imaginávamos encontrar um número significativo entre os idosos. Os usuários de 50 a 64 anos correspondem a 14% na versão mobile, enquanto 5% acessam pelo desktop”, afirma Guilherme de Almeida Prado, fundador do negócio.
Perda da visão
A dificuldade de enxergar causada pela catarata é considerado um dos primeiros sinais comuns durante o processo de envelhecimento. A doença atinge 13% da população brasileira acima dos 60 anos ou mis de idade, segundo o Ministério da Saúde. Aproximadamente 25 milhões de pessoas, sendo destes, 28,7% foram diagnosticados com catarata. Um contingente de 7.175 milhões de pessoas. A incidência anual da catarata na população madura é de 5%, ou seja, a cada ano, 1.250 milhão de brasileiros precisam realizar o procedimento cirúrgico.
A catarata é a primeira causa da cegueira e apesar da catarata ser reversível, a partir do procedimento cirúrgico, cerca de 40% dos pacientes não estão sendo operados. Em cinco anos, de 2012 a 2017, os procedimentos realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) cresceram 13%, contra um aumento de 19% do número de maduros.
A decisão de submeter à cirurgia está diretamente relacionada à qualidade de vida, mas esbarra no custo. Criada em 2017, a Central da Catarata tem o objetivo social de aumentar o acesso das pessoas à cirurgia, oferecendo condições exclusivas de preço, formas de pagamento facilitadas e processos transparentes. O negócio de impacto social já realizou mais de 500 cirurgias somente no primeiro ano.
São três centros cirúrgicos de renome em São Paulo; cabe aos pacientes decidir o local de atendimento: IPEPO - Instituto da Visão, Clínica Oftalmológica Guarnieri e Hospital de Olhos de São Paulo (HOSP).  O processo de afiliação das clínicas é baseado em três pilares: médicos formados nas melhores universidades, clínicas com mais de 20 anos de experiência e todas especializadas em catarata. Além disso, as clínicas devem compartilhar do mesmo objetivo social da Central da Catarata e oferecer parte dos seus horários com condições mais acessíveis para a população.
Como negócio de impacto social, a Central da Catarata tem um custo mais acessível do que o praticado pelo mercado. Apesar de ser um procedimento de baixa complexidade, a cirurgia de catarata envolve diversos profissionais: equipe médica, sala cirúrgica, exames oftalmológicos, lente intraocular e consultas pós-operatórias. Por conta disso, a Central da Catarata desenvolveu com as clínicas afiliadas um pacote da cirurgia envolvendo todos os custos, dando mais transparência para os pacientes. A acessibilidade não é relacionada apenas ao preço, o processo simples e acolhedor de agendamento também é um diferencial no atendimento aos pacientes. A equipe da empresa orienta, tira dúvidas, envia informações e vídeos e oferece o pacote de cirurgia das clínicas afiliadas para quem solicita. Não há troca de dinheiro e nenhum vínculo com o paciente – que não seja o de suporte emocional para a tomada desta importante decisão.
 Sobre a Central da Catarata
Maior central de agendamento de cirurgia de catarata do país, a Central da Catarata tem o objetivo de garantir acesso das pessoas de baixa renda à cirurgia de catarata. Fundada em 2017, o negócio social já realizou mais de 500 cirurgias de cataratas. A iniciativa conta com três clínicas afiliadas em São Paulo, todas com centros cirúrgicos próprios: Instituto da Visão (IPEPO); Clínica Oftalmológica Guarnieri e Hospital de Olhos de São Paulo (HOSP). O processo de afiliação das clínicas é norteado por três pilares: médicos formados nas melhores universidades; clínicas com mais de 20 anos de experiência; e especializadas em catarata.  Como negócio de impacto social, a Central da Catarata tem viabilizado cirurgias a preços mais acessíveis e condições facilitadas de pagamento. No pacote estão incluídos os custos com equipe médica, sala cirúrgica, exames oftalmológicos, lente intraocular e consultas pós-operatórias. Esse custo é possível mediante uma estratégia simples: utilizar horários vagos nesses centros de excelência oftalmológica para atender a população de menor renda. Em 2019, a expectativa é realizar mil procedimentos www.centraldacatarata.com.br

Geral: Grupo MGT anuncia detalhes da edição 2019 do maior encontro de talentos do Mundo


O tão esperado evento, que  acontecerá entre os dias 12 e 15 de julho, no Centro Internacional de Convenções de Brasília, promete superar a edição de 2018


Redação/Hourpress

Considerado o maior evento do segmento – “O ENCONTRO” é o Maior Encontro de Talentos do Mundo, onde todos os selecionados das etapas do Projeto Passarela se juntam em busca de conhecimento sobre a carreira artística. Os selecionados se reúnem em uma maratona para vivenciar uma imersão no meio artístico. O evento traz diversas oportunidades para crianças, adolescentes e jovens que sonham em ser atores, modelos, cantores, ou trabalhar de forma direta ou indireta no meio artístico. Durante o Encontro, os participantes têm contato com os melhores profissionais do mundo da moda, tv, cinema e teatro, e contam com diversos benefícios que o Grupo MGT proporciona aos talentos. São várias premiações, bolsas de estudo e oportunidades de carreira.

Em 2019 as competições serão para as categorias: Atuação - modelo - canto - youtuber - dança (através da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil) - bolsas artísticas educacionais - IMTA (evento internacional). Sendo neste ano,  dentro das categorias citadas serão analisados novas modalidades como: Atuação: monólogo - leitura dramática - teste de vídeo; Modelo: comercial - fashion - marcas  (marcas conceituadas irão ao evento para escolher perfis para suas campanhas publicitárias).

Para oferecer uma experiência inesquecível, a equipe MGT, juntamente com Marcelo Germano, cuida de todos os detalhes. O ambiente e as atividades são totalmente voltadas para oferecer oportunidades únicas a cada participante. E, para deixar essa edição ainda mais especial duas atrações já estão confirmadas: Larissa Manoela e Bela Fernandes.

Outra atração imperdível é a final do Concurso NFW ( O NEW FACES OF THE WORLD), que tem como objetivo abrir caminhos para novos modelos oferecendo a chance de iniciar uma carreira  de sucesso da forma correta, com assessoria e gerenciamento. Entre suas descobertas estão nomes como Marcelle Bittar, Viviane Orth, Danielly Silva, Lucas Kittel, Pablo Coelho, Luana Dachery, entre outros.

Economia: Investidor P2P investe em média mais de R$ 8,5 mil no Brasil



Segundo  estudo da fintech IOUU, o Estado com maior concentração de profissionais que atuam nesse nicho de mercado é São Paulo, ao agregar 30,81% desses investidores

Redação/Hourpress
Aos poucos o crédito coletivo (peer-to-peer ou P2P) está crescendo no Brasil e ganhando cada vez mais popularidade. De acordo com um levantamento do perfil do profissional que atua nesse nicho de mercado no País, realizado pela IOUU, fintech de peer-to-peer lending que criou solução baseada em economia colaborativa para propor alternativas financeiras para empresas que necessitam de crédito, apontou que o valor médio investido é de R$ 8.643,37.
Além disso, o estudo registrou que a grande maioria desses investidores estão no Estado de São Paulo, somando 30,81%; seguido pelo Rio de Janeiro com 9,42%, Minas Gerais com 5,5%, Rio Grande do Sul com 4,25% e Distrito Federal com 4,18%. Outro dado interessante apresentado é que a renda mensal desse profissional está entre R$ 6.000,00 e R$ 20.000,00, sendo que 88,5% dos investidores são homens e 11,5% são mulheres.
Já a faixa etária média desse público é de 35 anos, sendo que separado por gênero, se mantém a mesma média de idade. “O investidor busca uma maneira de rentabilizar seu dinheiro e diversificar a carteira de investimentos. A diversificação possibilita a diminuição do risco em relação ao capital investido, já que o investidor consegue apostar em várias frentes e não apenas no P2P. Em relação a rentabilidade, ele também aceita correr algum risco para multiplicar seu patrimônio e garantir um futuro melhor”, acrescenta o CEO da IOUU, Bruno Sayão.
Ainda de acordo com o executivo da fintech, este tipo de investidor apesar de ter conhecimento sobre os riscos que envolvem cada operação, almejam transparência no fornecimento das informações sobre as empresas tomadoras e maior segurança possível durante a análise de crédito, pois precisam ser criteriosos a fim de minimizar a inadimplência. Por isso, a orientação é sempre clara quanto a este profissional procurar diversificar seus investimentos em P2P, assim como acontece com outras modalidades tradicionais, para minimizar riscos.
Bruno Sayão vê com bons olhos o crescimento desse mercado no Brasil, embora ainda haja um longo caminho para percorrer, uma vez que outros tipos de aplicações, como ações e criptomoedas, por exemplo, já contam com mais de 1 milhão de adeptos no país. “Acredito que para o País ainda é o começo de uma expectativa promissora de uma proposta que visa desafiar e reinventar o mercado financeiro tradicional”, finaliza.
Sobre a IOUUA IOUU é uma fintech de peer-to-peer ou P2P lending que criou solução baseada em economia colaborativa para propor alternativas financeiras para empresas que necessitam de crédito. Desde o lançamento da plataforma, em março de 2018, a empresa alcançou o volume de empréstimos de R$ 5.769.597,00 para 87 micro e pequenas empresas. Atualmente, conta com 8 mil usuários cadastrados e cerca de 2.500 investidores. A expectativa de crescimento da IOUU para 2019 é de 500% e pretende atingir R$11 milhões em empréstimos cedidos. A empresa espera realizar um nova rodada de investimento este ano.