Postagem em destaque

Crônica: A construção de um grande amor

Não sabia como falar de amor com uma mulher Astrogildo Magno Natalino era autodidata. Escolado pela universidade da vida, aos 12 anos de ida...

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Geral: Pesquisa da CNN aponta que SP tem boas opções de diversão noturna




São Paulo está na frente de Barcelona, Londres, Las Vegas e Buenos Aires

Luís Alberto Alves

 Nove em cada dez turistas estrangeiros no país aprovam as opções de diversão noturna em São Paulo. O número, que consta da pesquisa de demanda turística internacional do Ministério do Turismo, confirma a lista recém divulgada pela TV americana CNN.

 De acordo com a emissora, a capital paulista tem a quarta melhor “nightlife” no mundo. As baladas noturnas de São Paulo ficam atrás apenas das atrações de Nova York (EUA), Berlim (ALE) e Ibiza (Espanha). Logo depois da representante brasileira na lista, aparecem Bancoc (Tailândia), Buenos Aires (Argentina), Las Vegas (EUA), Montreal (Canadá), Barcelona (Espanha) e Londres (Inglaterra).

 Outro dado que confirma a boa fama da noite paulistana está na pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo durante a Copa do Mundo. Entre os turistas estrangeiros, a diversão em SP ficou entre as atividades mais praticadas (65,5%) por turistas estrangeiros durante o Mundial de futebol, atrás apenas de programas tradicionais e essenciais, como praias, gastronomia e compras.

 Para chegar a esta classificação, a pesquisa da rede de TV americana atribuiu notas de 1 a 10 a itens como a qualidade e variedade das músicas que agitam as festas, a receptividade das pessoas, a frequência com que acontecem festas noturnas e a hora que terminam, além da avaliação sobre a experiência dos visitantes. 

 A soma da avaliação classificou São Paulo com 33 pontos, o que garantiu a 4ª posição. Para o ministro do Turismo, Vinicius Lages, “as opções culturais e a programação noturna da cidade de São Paulo mostram a capacidade que a cidade tem de manter uma oferta diversa e de qualidade, apropriada para brasileiros e estrangeiros”, avalia.


Geral: Telefone ainda é o meio mais usado para comprar comida em delivery




Luís Alberto Alves

 Presente em 12 países e líder no serviço de delivery de comida pela internet na América Latina, o PedidosJáobserva com tranquilidade os recentes anúncios de fusões entre as plataformas da área que foram anunciadas pela mídia nos últimos dias. Na visão do Diretor de Marketing (CMO) do PedidosJá, Alvaro Garcia, estas operações apontam para um crescimento no setor que ainda tem muito o que conquistar.

“Certamente o maior concorrente do setor é e será por um bom tempo o telefone. Esta nova configuração que está se formando com as fusões e aquisições recentes é algo excelente para mostrar que o mercado é muito ativo e está em constante movimento” afirmou o executivo.

 Segundo Garcia, 90% das pessoas na América Latina ainda recorre ao telefone no momento de solicitar serviços de delivery de comida, quando na Europa e Estados Unidos esse percentual é de 60%. “Ainda há uma desconfiança em pedir comida pela internet que estamos vencendo aos poucos e temos visto resultados animadores. Por isso estamos trabalhando para entregar um serviço de excelência, oferecendo uma maior variedade de restaurantes e comidas, e buscando novas cidades”, disse Garcia.

 Os números da empresa demonstram essa busca: o portfólio conta com 14.500 restaurantes e a plataforma está presente em 400 cidades da América Latina. O Brasil é o maior mercado, com 5.600 restaurantes registrados em 60 cidades, como São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre e outras.

 O próprio PedidosJá participou de um processo de fusão neste ano com a plataforma alemã DeliveryHero, atuante em três continentes. A troca de experiências com a empresa europeia facilitou a chegada da plataforma em outros países estratégicos na América Latina como Paraguai, Panamá e Equador. Além disso, foi possível fortalecer a presença em cidades brasileiras onde já se fazia presente. 

 Para os apreciadores de uma boa cozinha aliada com tecnologia, o aplicativo do PedidosJá está disponível gratuitamente para iPhones e telefones com os sistemas operacionais Android e Windows Phone. Pela tela do celular é possível ver quais são as opções mais próximas do consumidor por geolocalização ou colocando o CEP ou o endereço em uma dessas plataformas.

  Além disso, é possível escolher o tipo de comida como italiana, brasileira, japonesa e muitas outras. As opções vão desde pequenos estabelecimentos até mesmo grandes redes como Subway, Tollocos, BlackDog, Flying Sushi, entre outros. Mais informações no site www.pedidosja.com.br


Variedades: Banda Calypso faz a festa amanhã (4) no Legendários



A Banda Calypso vai cantar seus maiores sucessos

Redação
 E a noite de sábado será especial! Isso porque a banda Calypso, que acaba de completar 15 anos de carreira, vai participar mais uma vez do Legendários. A atração comandada por Marcos Mion vai ao ar pela TV Record a partir das 23h15.
 Durante o programa, a banda vai celebrar o aniversário da Juju ao som de grandes sucessos da carreira como “A Festa Começou”, “Perdiste El Trono”, “Xonou Xonou”, “Vamos Ficar de Bem” e “Vibrações”, atual canção de trabalho. Além disso, Joelma e Chimbinha participarão do quadro “Dançaokê” ao lado de outros convidados muito especiais divididos em times das mulheres e dos homens. Eles terão que adivinhar, observando apenas os movimentos da bailarina, qual é o ritmo musical que ela dança dentro da cabine.
 “É sempre muito bom participar do programa do nosso amigo Mion, já temos até carteirinha de sócios (risos). Esperamos que nossos fãs curtam bastante essa grande festa que vamos fazer no palco do Legendários!”, comenta Joelma, que ao lado de Chimbinha e de toda a banda Calypso, acabam de lançar o CD ‘Vibrações’ em todas as lojas do Brasil pela gravadora Radar Records.
 Vale lembrar que durante esses 15 anos de carreira a banda Calypso já soma 21 CDs lançados, sete DVDs, prêmios importantes da música brasileira, indicações ao Grammy, trilhas sonoras de filmes, seriados e novelas, turnês nacionais, internacionais (Europa, EUA, África, etc) e mais de 15 milhões de discos vendidos. Para comemorar essa data tão especial, os artistas vão gravar um DVD comemorativo aos 15 anos de carreira no dia 23 de novembro em Belém, do Pará.
 Para conferir a participação da Banda Calypso no Legendários, fique ligado na TV Record amanhã (4) a partir das 23h15. Não perca!


quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Túnel do Tempo: Massacre do Pavilhão Nove




 
Parte dos mortos do Pavilhão Nove na extinta Casa de Detenção

Luís Alberto Alves


Carnificina: No dia 2 de outubro de 1992, ao reprimir uma rebelião, a tropa de choque da PM abre fogo contra os presos do pavilhão 9 na então Casa de Detenção, no bairro do Carandiru, Zona Norte de SP, matando 111 detentos na versão oficial. Em 2014 os policiais envolvidos neste massacre foram condenados a mais de 300 anos de reclusão. O major Ubiratan, comandante da tropa, escapou dessa condenação. Ele morreu assassinado anos atrás.

Radiografia de Sampa: Rua Conselheiro Moreira de Barros





 Luís Alberto Alves

 Antonio Moreira de Barros nasceu em São Paulo. Frequentou a Faculdade de Direito e recebeu o grau de bacharel em 1861. Iniciando-se na política, foi indicado como Presidente da Província de Alagoas e exerceu o cargo entre 1867 e 1868. Foi eleito diversas vezes Deputado Provincial em São Paulo e Deputado Geral na legislatura de 1879 a 1882.

 Fez parte do Gabinete de 05 de janeiro de 1878, como ministro dos negócios estrangeiros , substituindo o Barão de Vila-Bela em 04 de julho de 1879. Era oficial da ordem da Rosa e escreveu diversos relatórios como ministro e como presidente de província.  A Rua Conselheiro Moreira de Barros (foto) fica no bairro de Santana, Zona Norte de SP.


Geral: Mais de 1 milhão de alunos da rede estadual recebem merenda especial no Dia das Crianças






O Pavê Colorido vai fazer a festa de diversos alunos da rede estadual


Redação

 A Secretaria da Educação do Estado, em comemoração ao Dia das Crianças, preparou receitas diferenciadas que serão oferecidas a mais de 1,2 milhão de alunos das 2.205 escolas da rede que participam do Programa de Alimentação. Além de pratos como torta de abacaxi, gelatina colorida e rocambole de risoto, as unidades escolares receberam uma lista de ingredientes que podem ser adquiridos com ajuda de uma verba especial.

 Todas as escolas ganharam um guia sobre a preparação e sugestões de ingredientes que possam ser incorporados ao cardápio, como sorvete, milho para pipoca e geleia. Além disso, foram distribuídos pão tipo hot dog e salsicha para a elaboração de sanduíches.

 O manual enviado pela Secretaria também ressalta que os produtos consumidos diariamente pelos estudantes podem ser combinados com os demais para a elaboração de receitas variadas. Fica a critério da unidade a escolha da data em que será servida a merenda especial, desde que seja no mês de outubro.

 “Mesmo em datas festivas, é importante ressaltar que mantemos a alimentação dos nossos alunos de forma equilibrada e saudável. Optamos sempre por produtos com baixo teor de sódio e gorduras, ricos em vitaminas e minerais, em especial, Ferro, Cálcio e Vitamina C.", afirmou a diretora do Centro de Supervisão e Controle do Programa de Alimentação Escolar, Manoela Birolli.
Confira uma receita da merenda especial de Dia das Crianças:
                                                                PAVÊ COLORIDO

                                                               Ingredientes
  ü  2kg de pudim de chocolate
  ü  2kg de creme de baunilha
  ü  500g de biscoitos salgados
  ü  500g de biscoitos doces (maisena)
                                                              Modo de preparo

 Em panelas separadas, prepare o pudim de chocolate e o creme baunilha, conforme as instruções da embalagem em fogo médio.
Quando o pudim estiver pronto, coloque uma parte numa assadeira com os biscoitos salgados e deixe esfriar.

 Quando estiver frio, coloque o creme de baunilha com os biscoitos doces e assim sucessivamente. A última camada deve ser de baunilha.
Leve para gelar e decore com pudim de chocolate.

Tempo de preparo: 120 minutos.
Rendimento: 120 porções de 34 gramas.


Artigo: Conheça as vantagens e desvantagens do jargão corporativo



Muitas pessoas falam palavras sem conhecer seu significado


 *Alfredo Castro

 Ouvir termos em inglês e outros específicos de uma área ou setor é inevitável quando estamos participando de uma reunião de negócios. A globalização, a democratização da tecnologia e a grande disponibilidade de informações que há atualmente fazem com que esta seja uma situação corriqueira. Mas, como saber se o uso desses termos estrangeiros ou específicos de uma determinada área são realmente necessários ou estão sendo usados em excesso?

 Para Alfredo Castro, sócio-diretor da MOT – Treinamento e Desenvolvimento Gerencial –, empresa especialista em desenvolver talentos, a linguagem corporativa pode tanto ajudar a melhorar a comunicação quanto criar barreiras entre as pessoas, dependendo da forma e do contexto como é usada. “Algumas atividades têm muitos jargões específicos, como é o caso da área de TI, por exemplo. Isso é efeito direto da globalização. Por outro lado, hoje temos muito mais conhecimento disponível, o que nos dá a sensação de que qualquer um pode saber sobre diversos assuntos, o que não é verdade. Por isso, é preciso ter muito cuidado ao usar termos desconhecidos no discurso, para que eles expressem com exatidão o que se quer dizer”, ponderou.

 Ele ressalta, também, que muitas vezes uma mesma palavra pode ter significados diferentes, dependendo da área e do contexto como está sendo aplicada.  É o caso da palavra “prêmio”. Em geral, ela tem um sentido de recompensa, mas se aplicada ao mundo dos seguros, seu significado é o de pagamento do segurado ao segurador.   Assim, dentro da linguagem corporativa, existem vários “idiomas”, com jargões específicos. Na opinião do especialista, esses jargões podem servir para intercambiar ideias mais facilmente ou apenas demonstrar poder sobre outras pessoas, uma atitude arrogante e negativa que prejudica o trabalho em equipe.

Vantagens – “Os termos técnicos e os jargões têm uma grande vantagem. Eles são específicos, ajudam a estabelecer conceitos. Seu uso não apenas é normal, como também é saudável, pois facilita a comunicação entre as diversas pessoas da mesma área”, diz Castro. Segundo ele, quando utilizados dentro de um contexto, essas palavras significam um grande ganho.

 O especialista lembra que esta é uma característica própria da cultura: a capacidade de uma pessoa perceber-se conectada à outra, dentro de um contexto. Assim, esse tipo de linguagem, mesmo que específica, pode ajudar a construir a história de uma empresa. “Falar a mesma língua” e usar termos em comum estabelece uma sincronia entre seus mais diversos funcionários.

 Isso pode ser muito positivo em uma realidade na qual, muitas vezes, as pessoas trabalham fisicamente em lugares diferentes. Assim, haverá uma “conexão cultural”, que é o princípio do Storytelling. De acordo com Castro, é a partir dessa linguagem que a empresa contará sua história e poderá envolver seus funcionários. “São como rituais de inclusão e pertencimento que acontecem por meio da linguagem corporativa”, definiu Castro.

O lado negativo – O reverso dos benefícios que uma linguagem cheia de termos específicos pode ser deflagrado quando, por exemplo, há uso demasiado desses jargões. Muitas vezes, a pessoa fala uma palavra sem saber exatamente o que significa, apenas para repetir algo que ouviu e achou interessante e para mostrar aos outros um conhecimento que, muitas vezes, não tem.

 O especialista diz que, nesses casos em que se detecta uma atitude arrogante, há ainda outro risco: o do uso indevido ou equivocado de algumas palavras, o que pode provocar falhas na comunicação e erro nos processos.

“O excesso pode significar que a pessoa que está falando usa esse tipo de linguajar apenas para mostrar que sabe mais que outras pessoas da equipe e que quer travar uma luta de poder. Ela geralmente faz isso para tentar se colocar em um patamar superior ao dos outros, ou para intimidar sua equipe”, alertou.


“Idioma nativo” – Castro conta que, para evitar esse tipo de situação, a MOT tem levado essa reflexão para seus treinamentos de liderança. Ele defende que o bom gestor deve se acostumar a usar a linguagem própria daquela área, para que ele faça isso adequadamente, entendendo o significado exato de cada termo naquele contexto específico.

 Como, atualmente, no mundo corporativo, é comum que pessoas de outras áreas passem a fazer parte de uma equipe específica, é muito importante inteirar-se desse vocabulário novo, para poder expressar-se adequadamente e estabelecer uma comunicação eficaz e eficiente. Assim, um gestor de pessoas pode não ser “nativo” do “idioma” falado na área de TI, por exemplo, mas ele precisa conhecer a aplicação de cada jargão para ser capaz de se integrar àquela equipe.

 “É como contar a história da Chapeuzinho Vermelho, cuja mãe a previne de ir pela floresta. Pessoas que vivem em um deserto, teoricamente, nunca viram uma floresta. Então, não saberão quais seriam os perigos de a personagem ir por esse caminho. Já se a história for contada para um povo que vive na floresta, para eles, esse ambiente poderá até mesmo parecer mais seguro, pois é bem-conhecido por todos. Precisamos usar uma linguagem adequada a cada interlocutor”, exemplificou.

 Por isso, é preciso que o líder se esforce para aprender e apreender a realidade que o cerca. É preciso ter humildade, assumindo que há aspectos daquela área que ainda não domina. E não ter vergonha de perguntar o significado de cada expressão nova para o maior número de pessoas possível. Só assim poderá ter mais exatidão na definição de cada termo.

 Segundo Castro, essa é uma habilidade que pode ser desenvolvida por meio de treinamento. “O líder tem que aprender a apreender para poder fazer parte daquela equipe, compartilhar daqueles conhecimentos e se conectar àquela cultura”, afirmou.

*Alfredo Castro é especialista em gestão, consultor, autor e palestrante internacional. Assim pode ser definido Alfredo Castro, profissional com formação multidisciplinar (Finanças, Recursos Humanos, Marketing e Liderança), com uma trajetória profissional em vários países e em segmentos diferenciados.