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quarta-feira, 25 de junho de 2014

Geral: Professor desenvolve método inédito para matemática


  Luís Alberto Alves
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 O professor de matemática da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), campus Guarulhos, Marcos Borges, encontrou uma forma curiosa de fazer os alunos a perder o medo da aritmética, terror de quem não domina a arte das ciências exatas.
 Segundo ele, o Método Borges traz uma forma de aprender com mais clareza e trabalha o raciocínio lógico do aluno. “Procurei fugir da “decoreba”, que não ensina, mas condiciona a pessoa a identificar o valor de uma operação matemática sem entender o porquê daquilo”, disse.
De acordo com Borges, através deste método é possível aprender cinco operações matemáticas: multiplicação, divisão, fração, potenciação e raiz quadrada, conforme o exemplo: 2 x 2 = 4    4 ÷ 2 = 2     = 2         = 4         = 2.
 Borges destaca que a tradicional tabuada foi criada pelo filósofo matemático grego, Pitágoras, nascido em 570 a.C. “O termo tabuada é originado nas tábuas de cálculos, que serviam como gabaritos para usar nas transações comerciais. “Ela é utilizada para resolver cálculos de multiplicação”, disse.
 O destaque do Método Borges, segundo ele, é estimular o raciocínio e fazer com que o aluno não apenas decore a forma de calcular, mas formular o cálculo mentalmente.  “Não adiante repetir que 2x2 é 4, porém identificar porque o resultado é quatro”, disse.




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MULTIPLICAÇÃO

 Ele explica que para obter o resultado do cálculo das tabuadas, basta observar a tabela acima e calcular as multiplicações. 3x7 = ? Observamos 3 linhas da tabela e 7 colunas, onde teremos um total de quadradinhos.

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Encontramos nesta tabela, 21 quadradinhos representando o resultado do cálculo 3x7 = 21.

Temos nesta tabela dez (10) tabuadas sequencias do 1 ao 10.

Outro exemplo:

8x6 = ?
Podemos observar oito (8) colunas e seis (6) linhas ou seis (6) linhas e oito (8) colunas, neste caso a ordem não vai alterar os fatores, assim temos:

Oito colunas e seis linhas, onde temos um total de 48 quadradinhos.


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Logo 8x6 = 48 ou 6x8 = 48.
                                                                                                                                                    “O Método de Borges é uma forma de fazer o aluno buscar um resultado através do seu próprio raciocínio e não apenas decorar ao olhar para um resultado, e ter uma tabela para uma mera cola no momento de prova ou outra situação que exige ter um resultado onde precisa da multiplicação”, destacou.


DIVISÃO

  21 ÷ 7 = ?                                                                            21 ÷ 3 ?

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 Temos duas demonstrações a cima, onde a primeira figura temos 21 ÷ 7 = ? Podemos notar sete (7) linhas e três (3) colunas, onde a soma dos quadradinhos temos um total de 21. Dividindo-se o total de quadradinho pelo total de linhas, teremos cada linha com três (3) elementos, sendo o resultado da divisão.
21 ÷ 7 = 3.
 “Na segunda coluna temos: 21 ÷ 3 ? Agora notamos três (3) linhas e sete (7) colunas, onde a soma dos quadradinhos temos um total de 21. Dividindo-se o total de quadradinhos pelo total de linhas, teremos cada linha com sete (7) elementos, sendo o resultado da divisão”, explicou.
21 ÷ 3 = 7
                                                                                                                                                          FRAÇÃO


Demonstrações da fração através do Método de Borges




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1º exemplo:
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2º exemplo:
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                                                                                                                                                          POTENCIAÇÃO
Ao se tratar de calcular potência, basicamente a palavra ( potenciação ) parece ser assustadora, a achamos que vamos encontrar um cálculo complexo.
Através do Método de Borges poderemos visualizar uma forma mais branda e menos apavorante de aprender potenciação. Vejamos:

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expoente
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expoente
 = ?         
base
base
Observação:
O número 2 (expoente)  que está acima do número 4 ( base ), representa a quantidade de vezes que o número 4 ( base ) deve ser multiplicado por ele mesmo.
Assim teremos:
4  x  4  =  16
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Como se lê essa expressão:
quatro ao quadrado ou quatro elevado a segunda potência.
Sempre a base será multiplicada por ela mesma, a quantidade de vezes que aparecer o número representado pelo expoente.
Exemplo:
Lemos quatro ao cubo, ou quatro elevado a terceira potência.
Assim teremos:
4 x 4 = 16              16 x 4 = 64

Observamos que a base 4 apareceu por 3 vezes, representando o expoente.




                                                                                                                                                  
RAIZ QUADRADA

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 A tabela apresentada pelo Método de Borges representa um quadrado com 100 elementos representados por números de 1 à 10, formando igualdade verticalmente.
 Sobre cada coluna existe um número representando o resultado da multiplicação das igualdades ( números iguais ).
Exemplo:
  = 2,        =  3,     = 4,     = 5,     = 6,     = 7,     =  8,     = 9
2x2 = 4,        3x3 = 9,     4x4 = 16,   5x5 = 25,     6x6 = 36,   7x7 = 42,   8x8 = 56,    9x9 = 81  
Através do Método de Borges podemos compreender com mais clareza como solucionar cálculos que envolvem raiz quadrada.

MÉTODO DE BORGES
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“Teremos uma visão geral para compreender a facilidade de aprender através do Método de Borges, nas operações explicadas anteriormente”, resumiu.

       = 2  = 4      = 2
          = 3      = 9       = 3
    = 4     =16      = 4
       = 5   = 25      = 5
       = 6    = 36    = 6
         = 7   = 42  = 7
       = 8    = 56     = 8
              = 9         = 81         = 9
     = 10 = 100   = 10