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Lobos da criminalidade aproveitam época de festas para atacar consumidores e foliões distraídos |
Luís Alberto
Alves
Basta perder a carteira
de identidade ou o CPF para dobrar a probabilidade de ser vítima de golpistas.
Segundo indicador da Serasa Experian, a cada 14,4 segundos um cidadão
brasileiro é vítima de tentativa de fraude conhecida como roubo de
identidade. O Carnaval chegou e muitos consumidores vão
aproveitar o período prolongado de folga para viajar, fazer passeios
turísticos, se reunir com os amigos e cair na folia.
Já o comércio aproveita
essa época do ano para ampliar suas vendas, considerando o maior fluxo de
pessoas nos centros comerciais das cidades. Mas é nesse momento que tanto o
consumidor quanto o comerciante precisam estar atentos para não se tornarem
vítimas de fraudes, alertam os especialistas em soluções antifraudes da Serasa
Experian.
Pesquisas da Serasa Experian apontam que estão
mais suscetíveis às fraudes os cidadãos que tiveram seus documentos perdidos ou
extraviados. Basta perder a carteira de identidade ou o CPF para dobrar a
probabilidade de se ser vítima de uma fraude.
Segundo o Indicador Serasa
Experian de Tentativas de Fraude, em janeiro deste ano, a cada 14,4 segundos,
um consumidor brasileiro foi vítima da tentativa de fraude conhecida como roubo
de identidade, em que dados pessoais são usados por criminosos para obter
crédito com a intenção de não honrar os pagamentos ou fazer um negócio
apresentando-se com uma falsa identidade.
Qualquer pessoa que tiver um documento roubado
ou perdido, além de fazer um Boletim de Ocorrência (B.O.), deve cadastrar um
alerta no Serviço de Documentos e Cheques Roubados da Serasa Experian, com o
objetivo de reduzir o risco e evitar a dor de cabeça de ter seus dados pessoais
utilizados por golpistas.
De maneira prática e segura, o consumidor pode
fazer gratuitamente o registro do extravio de folhas de cheques e documentos
(como Registro Geral, o RG; carteira de trabalho; CPF; carteira de habilitação
e título de eleitor) pela Internet,www.serasaconsumidor.com.br/gratuito_roubados.html,
ou pelo telefone da Central de Atendimento ao Consumidor, (11) 3373 7272, que
funciona nos 7 dias da semana, das 8h às 20h. Se alguém já teve no passado
algum documento extraviado e ainda não registrou as informações, também pode
realizar o cadastro.
A partir da inclusão dos dados, as informações
ficam disponíveis de imediato para todos os clientes da Serasa Experian no País.
No caso dos documentos, o alerta fica no sistema de consultas, provisoriamente,
por um período de dez dias úteis. Para que permaneça por tempo indeterminado, o
consumidor precisa enviar dentro desse prazo o Boletim de Ocorrência e uma
declaração formal à Serasa Experian.
Já no caso dos cheques, as informações
ficam na base de dados por três dias úteis, tempo para que o correntista avise
o banco, faça o Boletim de Ocorrência e suste os cheques. Após a sustação, o
alerta do cheque permanecerá por tempo indeterminado na base de dados da Serasa
Experian.
A ação de fraudadores pode causar muitos
transtornos. Confira abaixo dicas de prevenção preparadas pelos especialistas
da Serasa Experian para o consumidor curtir o Carnaval com tranquilidade:
Cuidados
com os documentos:
1ª – Nunca deixe o documento com um desconhecido quando você não estiver por
perto;
2ª – Nunca forneça seus dados pessoais para pessoas estranhas;
3ª – Não forneça ou confirme suas informações pessoais por telefone;
4ª – Não perca de vista seus documentos de identificação quando solicitados
para protocolos de ingresso em determinados ambientes ou para quaisquer
negócios;
5ª – Não informe os números dos seus documentos quando participar de sorteios;
6ª – Mantenha atualizado o antivírus do seu computador diminuindo os riscos de
ter seus dados pessoais roubados por arquivos espiões;
7ª – Não faça cadastros em sites que não sejam de confiança; fique atento às
dicas de segurança da página, por exemplo, como a presença do cadeado de
segurança.
Cuidados
com os cheques:
1ª – Procure deixar os cheques separados dos documentos pessoais;
2ª – Não ande com o talão de cheques ou folhas já assinadas; procure portar
apenas as folhas que for utilizar no dia;
3ª – Não deixe as folhas de cheques em cima do balcão da loja ou à vista de
outras pessoas;
4ª – Quando for preencher o cheque utilize sempre uma caneta própria;
5ª – Evite deixar espaços em branco;
6ª – Procure sempre emitir cheques nominais e cruzados;
7ª – Anote as informações da compra no canhoto do talão.
Comerciante
também precisa se proteger. Os golpistas aproveitam essas épocas de
concentração popular para agir no comércio fazendo compras com identidade
falsa. Estudos dos casos de fraudes confirmadas, dentre os alertas apontados
pelas soluções antifraudes da Serasa Experian, constataram uma elevação de 25%
de comprovação de golpes no comércio decorrentes de alertas a consultas
realizadas durante datas movimentadas e feriados prolongados.
Na hora de realizar uma venda a prazo, o
comerciante deve principalmente verificar a consistência dos dados informados e
comparar a foto do documento de identificação com a pessoa que se apresenta no
estabelecimento. Independentemente do porte, é importante que todas as empresas
redobrem a atenção, pois aquelas que não investem em recursos básicos e
acessíveis de proteção, podem virar alvos preferenciais, destacam os
especialistas em soluções antifraudes da Serasa Experian.