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sexta-feira, 8 de maio de 2015
Radiografia de Sampa: Largo da Batata
Luís Alberto Alves
A oficialização da denominação "Largo da
Batata" é o reconhecimento de um nome já conhecido pela população e que
traduz um momento importante da história do bairro de Pinheiros. O Largo da
Batata é considerado como verdadeiro local de origem do bairro de Pinheiros.
Logo
após a chegada dos Jesuítas ao planalto, grupos indígenas se instalaram às
margens do então chamado rio Grande, posteriormente denominado rio Pinheiros,
devido à grande quantidade de araucárias na região. Algumas habitações
indígenas, especialmente tabas, ficavam no local aonde atualmente se denomina
popularmente como Largo da Batata.
Também conhecida tal região como Farrapos,
recebeu para catequese dos índios uma igreja com o nome de Nossa Senhora da
Conceição. Mais ou menos em 1929, produtores agrícolas do Interior, passaram a
vender suas mercadorias ali, ao ar livre, dando origem ao mercado dos caipiras,
que se transformou posteriormente no mercado de Pinheiros.
Na mesma época e lugar, agricultores de origem
japonesa, tentando controlar a superprodução de batatas, criaram o embrião da
Cooperativa Agrícola de Cotia. O local, já como largo, virou ponto de
distribuição de frutas, legumes e cereais.
Mesmo com papel importante no desenvolvimento
da cidade de São Paulo, o largo permanece sem denominação oficial. Porém a Lei
n° 15.615, de 6 de julho de 2012, oficializou o Largo da Batata (foto), que
fica em Pinheiros, Zona Sul de SP.
Geral: Conheça cinco dicas para manter a saúde do ouvido em dia
A surdez pode chegar antes da terceira idade |
Redação
O que é saúde auditiva? Andréa Varalta,
fonoaudióloga da Direito de Ouvir Amplifon – empresa que pertence a um grupo
que é líder mundial em soluções auditivas – explica que “é conservar a audição
de forma saudável para que se possa manter a capacidade de ouvir até a terceira
idade.”
No entanto, Andrea afirma que o conceito de
saúde auditiva nem sempre é seguido à risca. “Por causa da poluição sonora e
dos muitos ruídos a que estamos expostos – trânsito, ouvir música com fones de
ouvido e outras fontes de som alto – muitas vezes a perda auditiva pode começar
a ocorrer antes da chegada da terceira idade, fase em que essa diminuição é até
esperada”.
A fonoaudióloga aconselha que um especialista
seja procurado assim que qualquer perda auditiva seja percebida, mesmo que seja
pequena, independentemente da idade. “Inicialmente, pode ser que nem haja uma
intervenção possível, mas essa perda precisa ser monitorada”, diz.
Ela explica que o “padrão de normalidade” é
ouvir entre 0 e 25 decibéis de som. Por isso, pessoas diferentes, mas com uma
audição considerada normal, podem ouvir “melhor” que outras. Quando o nível
atinge os 30 decibéis, esses 5% de rebaixamento já são considerados perda
auditiva, mas a colocação do aparelho, nestes casos, ainda depende do paciente.
Se ele não sentir necessidade, pode abrir mão da prótese auditiva. Neste caso,
a audiometria deve ser repetida a cada seis meses, para acompanhar a evolução
do problema.
A colocação de aparelho auditivo só se torna
um protocolo obrigatório quando o nível de audição chega a 45 decibéis. “Ao
atingirem esse nível, há pacientes que já têm prejuízo na área da fala. Por
isso, existe a recomendação de colocar uma prótese mesmo que o paciente não
queira”, detalha.
Cinco dicas
simples, mas valiosas
1- Não introduza
nenhum objeto (como chave ou palitos) no conduto auditivo, nem o limpe com
bastonetes. Apenas a área externa da orelha deve ser limpa com este auxílio. “A
orelha expulsa a cera em excesso naturalmente, com movimentos peristálticos.
Interferir nesse processo pode ser prejudicial”, alerta.
2- Trate
gripes, otites e outras infecções até o final. O tratamento deve ser feito
sempre com acompanhamento médico e nunca com soluções caseiras. “Quando mal
curadas, essas infecções podem levar à perda auditiva”, explica a especialista.
3- Quem
se expõe a ruídos como cortadores de grama, voos em aeronaves e shows de música
deve usar sempre um protetor auricular ou EPI – Equipamento de Proteção
Individual. “Seja essa exposição esporádica, longa ou súbita, ela pode matar a
célula auditiva”, afirma Andréa.
4- Controle
o nível do ruído dos brinquedos para os bebês. “Bebês suportam a mesma
intensidade de som que adultos. Mas como eles nascem com uma audição mais
aguçada, correm mais risco quando a intensidade sonora é maior”, detalha.
5- Evite
frequentar piscina de água aquecida. “O ambiente de água quente pode conter
bactérias que contaminam a orelha e causam otite”, esclareceu.
Geral: Sugestões da Mineral para o Dia das Mães
Redação
Para uma
das datas mais especiais do ano, o Dia das Mães, a Mineral apresenta
sugestões de presentes seguindo as últimas tendências do mundo fashion. Nada
melhor do que arrancar um sorriso daquela que faz tudo para nos ver sorrir!
Entre as maiores tendências do Inverno 2015, está a cintura marcada, como o vestido longo estampado, que acompanha o casaco em moletom com corte de blazer, supermoderno! Já o animal print aparece repaginado, mais abstrato e misturado com listras. A sugestão da marca é compor a blusa estampada com um short jeans, para um look cool e casual.
A tendência boho surge com a camisa em viscose com detalhes em renda. Para completar, a calça jeans flare, considerada o must-have da estação. Já a cor do ano 2015, o marsala, aparece no trench coat em lã, que vai aquecer as mamães com estilo nesta estação.
Preços
Look 1
- Vestido em viscose estampado - R$ 139,90
- Blazer em moletom felpado - R$ 119,90
Look 2
- Blusa em tecido viscose com estampa digital - R$ 99,90
- Short em jeans com elastano - R$ 99,90
Look 3
- Camisa em tecido viscose com detalhe em renda - R$ 119,90
- Calça flare em jeans com elastano - R$ 129,90
Look 4
- Trench coat em lã de feltro - R$ 229,90
- Calça em moletom leve stretch lixado - R$ 89,90
Geral: Pesquisa revela que mães compra mais livros e roupas na internet
Livros é um dos presentes escolhidos pelas mães |
Redação
A pedido do MercadoPago - plataforma de
pagamento seguro do MercadoLivre – o instituto Forrester Research fez um
levantamento dos itens que as mães mais costumam comprar pela Internet – e
também da forma como pagam pelos produtos. A pesquisa*, realizada no último
semestre de 2014, contou com 452 mães brasileiras, com idade acima de 16 anos,
que haviam realizado alguma compra online nos três meses anteriores.
Entre as entrevistadas, 41% disseram ter
comprado livros; opção seguida por roupas e acessórios (30%); pequenos
aparelhos domésticos (29%) e ingressos para shows, teatros e demais eventos
(28%). Esses números mostram que, ao comprar pela internet, as mães adquirem
principalmente itens para uso próprio.
As mães também estão mais seguras quanto aos
meios de pagamento online, opção de mais da metade das entrevistadas (52%). Em
2013 esse número era de 39%. “As tecnologias de pagamento disponíveis permitem que a compra
pela internet seja realizada de forma tranquila e confiável”, afirma Celina Ma,
gerente de Marketing do MercadoPago. Quanto ao valor das compras online
realizadas nos últimos três meses, a maioria informou ter gasto entre R$ 186 e
R$460 nos últimos três meses.
Além disso, quando questionadas sobre o que
mais as influencia no momento da compra, a primeira opção escolhida pelas mães
foi o preço (65%); seguido da disponibilidade de oferta especial (52%),
características do produto (45%); reputação da marca (41%) e a qualidade da
experiência vivida anteriormente com a marca (37%).
Geral: Governo Federal anuncia a liberação de R$ 24,5 milhões para a contenção de enchentes em Itapevi (SP)
Itapevi (SP) sofre com enchentes |
Redação
O ministro das Cidades, Gilberto Kassab,
anuncia na próxima sexta-feira (08/05) a liberação de R$ 24,5 milhões para a
execução de obras de saneamento em Itapevi, município do Estado de São Paulo. O
anúncio será realizado junto ao prefeito da cidade, Jaci Tadeu da Silva.
A liberação do investimento foi autorizada
pelo ministro em meados de abril. Os recursos são destinados para a segunda
etapa de implantação de reservatórios de amortecimento de cheias nos córregos
Barueri Mirim, Sapiantã e Paim.
A obra consiste na implantação de um
reservatório de retenção de cheias de 440.000 m³ do Rio Barueri Mirim; dois
reservatórios com 219.766 m³ do Córrego Sapiantã e um reservatório com 73.663
m³ do Córrego Paim.
Estima-se
que 39.506 famílias da região sejam beneficiadas com a melhoria das obras de
contenção de enchentes.
Desde 2003, o governo federal investe, por
meio do Ministério das Cidades, R$ 2,8 bilhões em saneamento somente em
Itapevi. No Estado de São Paulo, o total de investimentos é de R$ 26,1 bilhões
em projetos e obras de saneamento. Ao todo, foram investidos R$ 96,9 bilhões em
saneamento no Brasil.
Serviço
Anúncio de
investimentos para a contenção de enchentes em Itapevi (SP)
Data: Sexta-feira (08/05)
Horário: 15h
Local: Centro de Formação de Professores Anísio Spínola Teixeira, Rua Professor
Irineu Chaluppe , Nº 65, Centro - Itapevi
Variedades: "Woodstock - Mais Que Uma Loja..." vira documentário
A lendária loja de discos fica no Centro de SP, ao lado do viaduto do Chá |
Redação
A PlayTV irá exibir
no próximo dia 10 de maio, domingo, às 21:30, o documentário "Woodstock -
Mais Que Uma Loja…". O filme dirigido pelo jornalista Wladimyr Cruz, com
produção da BDT Filmes, foi lançado em novembro de 2014 contando a história da
loja Woodstock Discos.
Aberta há 36 anos
sob o comando de seu proprietário, o mítico Walcir Chalas, a Woodstock
influenciou gerações e foi pioneira na disseminação do som pesado no Brasil,
importando desde o hard rock até o thrash metal. Com suas sessões de
vídeo, seus discos importados, tardes de autógrafos, shows e eventos, fez toda
uma juventude ser protagonista de uma história que está viva até os dias
atuais: a da paixão pelo rock.
Hoje localizada na
Rua Dr. Falcão, no Anhangabaú em São Paulo, a Woodstock é um dos marcos da
história do rock brasileiro, e no filme quem fala sobre seu legado foi quem o
construiu, nomes anônimos e conhecidos do cenário musical, como os irmãos Max e
Iggor Cavalera, João Gordo (Ratos De Porão), Andreas Kisser (Sepultura), Gastão
Moreira (KISS FM), Chris Skepis (Cock SParrer), Felipe Machado (Viper), Ricardo
Mendonça (89 FM), Ricardo Batalha (Roadie Crew), André Pomba (Vudu/Dynamite),
Marcos Kleine (Ultraje a Rigor) e muitos outros.
Além disso, o
documentário traz histórias e causos de toda uma geração que frequentava a loja
nos sábados dos anos 1980 e 1990, para assistir vídeos, trocar fotos e
informações, comprar discos, e fomentar todo um cenário da música pesada no
Brasil. Todo esse burburinho também atraiu para a loja nomes internacionais, e
surgem no filme ainda histórias com bandas como Metallica, Venom e Ramones, por
exemplo.
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