Postagem em destaque

Crônica: Quando a fome impera para preservar a saúde

Arquivo/Nestlé Porém, esse hábito iria sofrer mudança brusca Astrogildo Magno Mariolzo tinha horror de passar fome, mesmo quando o médic...

quinta-feira, 29 de outubro de 2020

Veículos: GM apresenta a sua primeira picape 100% elétrica

 


HUMMER EV conta com potência estimada de 1.000 cv, baterias Ultium com autonomia superior a 560 km e sistema de tração e-4WD


Luís Alberto Alves/Hourpress

A General Motors revelou nos Estados Unidos a primeira picape 100% elétrica da companhia, a HUMMER EV. O modelo chega ao mercado norte-americano até o final de 2021 pela marca GMC para estrear a categoria dos super utilitários com zero emissão.

A HUMMER EV utiliza uma tecnologia de propulsão específica para veículos elétricos de última geração, batizada de Ultium, que permite ao automóvel extraordinária performance nos mais variados tipos de uso. Tudo isso aliado a uma envolvente experiência a bordo, que coloca os ocupantes como prioridade a todo o momento.

“Esta inovadora super picape chega ao mercado com celeridade e propósito, deixando a GM um passo mais próximo de um futuro completamente elétrico”, diz Mark Reuss, presidente da General Motors. “Utilizando a nossa arquitetura Ultium Drive, que permite uma ampla gama de opções de configurações, a HUMMER EV é ideal para aquele consumidor que busca funcionalidade, eficiência energética e performance”.



A HUMMER EV é impulsionada pelo sistema Ultium, um novo conceito de baterias e propulsores específicos para veículos elétricos, ambos de propriedade da GM. De acordo com estimativas da empresa, a picape é capaz de gerar aproximadamente 1.000 cavalos de potência e 1.500 kgf.m de torque, que são gerados por três motores independentes, distribuídos entre as duas unidades de propulsão do utilitário. Esse conjunto permite a HUMMER EV com tração e-4WD alto desempenho tanto em pisos asfaltados como no off-road.

Tecnologias adicionais, tanto as que são acionadas voluntariamente pelo condutor como aquelas que entram em funcionamento de forma automática, aumentam a autonomia e a capacidade da super picape para superar desafios.

Molde seus próprios caminhos

“Tínhamos uma meta para a HUMMER EV: construir a picape mais a impressionante da história”, disse Al Oppenheiser, engenheiro-chefe do projeto. “Ela é um legítimo utilitário off-road com o exclusivo sistema e-4WD, que proporciona dirigibilidade diferenciada, nunca vista em um produto da GM até então.”

Projetada para ser a melhor super picape off-road elétrica, a HUMMER EV conta com tecnologias realmente inovadoras para superar inclusive as mais desafiadoras trilhas.

Entre os equipamentos de destaque estão:



  • Tração nas quatro rodas com o exclusivo sistema CrabWalk. Permite que as rodas traseiras e as rodas dianteiras sejam esterçadas em um mesmo ângulo a baixas velocidades, proporcionando um movimento diagonal do veículo ideal para transpor determinados tipos de obstáculos.
  • Suspensão adaptativa a ar com a função Extract Mode. Permite que a altura da picape HUMMER EV seja elevada em aproximadamente 150 mm, facilitando a transposição de terrenos rochosos ou mesmo alagados.
  • Pneus Goodyear Wrangler All Territory MT de 35 polegadas, com opção de adotar pneus de até 37 polegadas. Foram desenhados para oferecer resistência e flexibilidade excepcional no fora-de-estrada. Com eles, a super picape elétrica é capaz de realizar escaladas verticais de até 18 polegadas e travessias de áreas molhadas com até 610 mm de profundidade.
  • Blindagem da parte inferior da carroceria. Placas de aço reforçado fixadas à base do veículo ajudam a melhor proteger os componentes posicionados nesta região, como as baterias, principalmente no uso extremo.
  • UltraVision compõem um conjunto de câmeras frontais e traseiras instaladas debaixo da carrocería para que se possa ter uma visão de “reconhecimento virtual”. Isso auxilia o condutor inclusive a posicionar corretamente os pneus diante de determinados obstáculos. As câmeras localizadas sob o assoalho ficam protegidas e também contam com sistema para lavagem das lentes. A HUMMER EV disponibiliza da maior quantidade de câmeras da categoría. São 18 delas para uma visibilidade realmente panorâmica do veículo, e em diversos ángulos.
  • Dispositivos off-road mostram no painel o status dos principais equipamentos do veículo, assim como as condições do terreno. Os dados são projetados nas telas do quadro de instrumentos e do sistema multimídia. Entre as informações estão torque instantâneo, ativação do bloqueio do diferencial, ângulos de inclinação e balanço da carroceria, ciclo de fricção e o funcionamento do sistema de vetorização de torque.

Leve a aventura adiante e com mais rapidez

Os recursos de carregamento rápido, combinados com a nova bateria Ultium da GM e suas tecnologias avançadas, oferecem capacidade máxima e autonomia otimizada.

Os destaques incluem:

  • Sistema de tração e-4WD de três motores, que fornece o equivalente a 1.000 cavalos de potência e mais de 1.500 kgf.m de toque;
  • Compatibilidade com sistemas públicos de carregamento rápido de 800 volts DC até 350 kW. A tecnologia pioneira na indústria muda mecanicamente a conexão das baterias do modo paralelo para o modo em série durante o carregamento, o que torna o HUMMER EV compatível com os carregadores DC de 350 kW e proporciona quase 160 km de autonomia em 10 minutos de carga.
  • Sistema de propulsão de bateria de Ultium dupla de 24 módulos que entrega excelente autonomia e potência para os três motores;
  • Autonomia estimada de mais de 560 km com carga total, com base em testes preliminares;
  • Versão mais recente do Super Cruise. O recurso de assistência ao motorista permite dirigir sem utilizar as mãos por mais de 320 mil km em estradas onde o uso dessa função é permitido. Traz também a função que pode determinar quando a mudança de faixa é ideal e iniciar a manobra, respeitando os protocolos de sinalização.

Uma experiência silenciosa

 

Desempenho urbano excepcional para uma picape graças à potência de um veículo elétrico de última geração. A experiência com o HUMMER EV transforma o motorista em protagonista, a todo o momento.

O HUMMER EV estreia exclusivamente com um pacote de equipamentos de ponta na configuração Edition 1, que se destaca pelas seguintes tecnologias:

  • Watts to Freedom - uma experiência imersiva à escolha do motorista, que libera os recursos de aceleração total do sistema de propulsão elétrico, que vai de 0 a 100 km/h em 3 segundos aproximadamente, de acordo com estimativa da GM;
  • O controle do modo de direção oferece modos personalizáveis pelo motorista - incluindo divisão de torque entre as rodas dianteiras e traseiras e configurações de direção nas quatro rodas - para diferentes condições de terreno. Inclui o modo Terrain, que aumenta a altura do HUMMER EV em aproximadamente 5 cm;
  • Controle de direção adaptável com amortecimento contínuo para direção on-road e off-road;
  • Condução ao ar livre graças à rigidez estrutural das baterias Ultium, com teto infinito padrão e Sky Panels removíveis e transparentes, que podem ser armazenados no compartimento frontal do veículo;
  • Materiais de primeira linha no interior do carro;
  • A tela grande do multimídia de 13,4 polegadas e o display do condutor de 12,3 polegadas transmitem a riqueza do desempenho do veículo e as informações de navegação para o motorista.
  • A tampa traseira MultiPro da caçamba com seis posições funcionais.
  • Vidro traseiro elétrico e capô elétrico.

O design da picape HUMMER EV é, ao mesmo tempo, marcante e futurista, com acabamento muito bem executado e algumas minúcias, tal como a letra “H” estampada em uma variedade de peças. A robustez e o apelo tecnológico do veículo também são transmitidos por meio dos efeitos do sistema de iluminação externo e interno.

“A picape HUMMER EV conta com uma silhueta marcante e simboliza um futuro moderno e completamente elétrico” explica Phil Zak, diretor-executivo de design. “As linhas do veículo traduzem esse aspecto extremamente imponente, reforçado por uma arquitetura robusta e um interior realmente premium e distinto”.

A picape HUMMER EV é o primeiro modelo elétrico da marca GMC e o início de sua produção está prevista para o fim de 2021. A fábrica Zero da GM de Detroit-Hamtramck, fundada há cerca de 40 anos, foi toda atualizada e preparada para a produção exclusiva de veículos com este tipo de propulsão. Para isso, foram investidos 2,2 bilhões de dólares.

Para obter mais informações sobre o veículo, consulte www.gmc.com/HummerEV

Visão de futuro zero, zero, zero

O HUMMER EV é o terceiro modelo apresentado neste ano nos Estados Unidos que utiliza a nova plataforma modular global da GM para veículos elétricos e o sistema Ultium de propulsão e baterias. Os outros dois produtos foram o SUV Cadillac Lyriq e o autônomo Origin, da Cruise, que acaba de receber permissão para rodar com carros sem motorista na cidade de São Francisco, na Califórnia.

Estes produtos representam um importante passo para a concretização da visão de futuro da GM de zero acidente, zero emissão e zero congestionamento. No Brasil, a companhia comercializa o elétrico Chevrolet Bolt EV, que chegou às concessionárias da marca em fevereiro e terminou o primeiro semestre do ano como o modelo mais emplacado do segmento.


Internacional: Covid-19 pressiona Reino Unido a seguir lockdowns de França e Alemanha

 



Para conter a doença, foi adotado sistema escalonado em regiões


Agência Brasil 

O Reino Unido resistia nesta quinta-feira (29) à pressão para impor um segundo lockdown nacional depois que França e Alemanha adotaram restrições abrangentes à vida social para conter uma disparada de infecções por coronavírus que colocou os serviços de saúde no limite.

O governo do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, evitou até o momento um lockdown de âmbito nacional, preferindo um sistema escalonado de controles locais concebidos para endurecer as medidas em regiões afetadas e deixando outras menos limitadas.

Um novo estudo do Imperial College de Londres sublinhou a situação aflitiva enfrentada pelo Reino Unido, país com o maior número de mortes de coronavírus na Europa, mostrando que os casos da Inglaterra dobram a cada nove dias.

Steven Riley, o autor do estudo, disse que o governo deveria decidir rapidamente se quiser seguir o exemplo de França e Alemanha.

"E cedo é melhor do que tarde", disse Riley, professor de dinâmica de doenças infecciosas, à rede BBC.

Mas o ministro da Habitação, Robert Jenrick, disse que não acha inevitável o Reino Unido copiar França e Alemanha e impor restrições nacionais.

"O julgamento do governo hoje é que um lockdown nacional generalizado não é adequado, faria mais mal do que bem", disse ele à Rádio Times

As economias europeias mergulharam na recessão mais profunda já registrada devido aos lockdowns generalizados adotados no início da crise, em março e abril, e as restrições mais recentes apagaram os sinais tímidos de recuperação vistos durante o verão.

Os mercados financeiros se reergueram em parte nesta quinta-feira depois de uma liquidação brutal no dia anterior, devido a perspectiva de uma recessão de mergulho duplo.

Os governos estão desesperados para evitar uma repetição dos lockdowns da primavera, mas foram forçados a agir devido à velocidade das infecções novas e a uma taxa de mortalidade que cresce continuamente em todo o continente.

Os lockdowns francês e alemão estão mantendo as escolas e a maioria dos negócios abertos, mas limitam severamente a vida social ao fechar bares, restaurantes, cinemas e estabelecimentos semelhantes, assim como a movimentação de pessoas.

A chanceler alemã, Angela Merkel, alertou que "o inverno será duro".

Internacional: Em reta final, Trump e Biden levam luta eleitoral à decisiva Flórida

 


Candidatos visitam a mesma cidade com horas de intervalo


Agência Brasil 

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e seu rival democrata, Joe Biden, falarão a apoiadores nesta quinta-feira (29) no Estado-chave da Flórida, visitando a mesma cidade com horas de intervalo e explicitando suas abordagens contrastantes para a pandemia ressurgente de coronavírus.

Pesquisas de opinião mostram Biden com uma vantagem considerável nacionalmente, mas esta dianteira é menor nos Estados cruciais. Uma sondagem Reuters/Ipsos divulgada na quarta-feira apontou que Trump está em um empate virtual com Biden na Flórida -- 49% dizem que votarão em Biden e 47% no presidente.

Com seus 29 votos eleitorais, o Estado é um grande prêmio na eleição da próxima terça-feira.

Trump realizará um comício ao ar livre em Tampa. Milhares de pessoas se reuniram em comícios recentes do republicano, muitas delas sem máscaras, apesar das recomendações de saúde pública.

Em contraste, o comício que Biden realizará mais tarde em Tampa será no formato de drive-in, no qual os espectadores permanecem em seus carros. Ele tinha um evento semelhante agendado mais cedo no condado de Broward, no sul da Flórida.

A pandemia que causou uma reviravolta na vida de todo o país, matando mais de 227 mil pessoas e tirando milhões de empregos, está voltando com força nas vésperas da eleição.

Nesta semana, Trump refutou diversas vezes a ameaça da pandemia, afirmando que seus rivais e a mídia noticiosa pararão de lhe dar atenção após a eleição, ao mesmo tempo em que líderes da Europa correm para reagir ao ressurgimento da doença naquele continente.

Internacional: Papa condena ataque "selvagem" a uma igreja na França

 


Três pessoas foram mortas em um templo na cidade de Nice

Agência Brasil

O papa Francisco condenou como "selvagem" um ataque no qual três pessoas foram mortas em uma igreja em Nice, na França, nesta quinta-feira (29), e o Vaticano afirmou que terrorismo e violência nunca foram aceitáveis.

"Informado sobre o ataque selvagem perpetrado nesta manhã em uma igreja em Nice, causando a morte de várias pessoas inocentes, Sua Santidade, o papa Francisco, se une em oração com o sofrimento das famílias e compartilha sua dor", diz mensagem enviada em nome do pontífice ao bispo de Nice.

Segundo a mensagem, o papa condena "da maneira mais enérgica esses violentos atos de terror" e pede que o povo francês permaneça unido.

Anteriormente, o porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, disse que o ataque "semeou a morte em um lugar de amor e consolação", uma casa de Deus.

"É um momento de dor em tempos de confusão. Terrorismo e violência nunca podem ser aceitos", afirmou Bruni. 

Artigo: Jovens são o exemplo da geração tecnológica

 


Sabem manusear rapidamente telefones celulares, conhecem aplicativos para cada situação

 Luís Alberto Alves/Hourpress

Na Bíblia, no Antigo Testamento, no  livro do profeta Daniel, capítulo 12, versículo 4, Deus diz a ele que no final dos tempos a “sabedoria dos homens atingiria um elevado patamar”. Quando comparamos os dias de hoje com as décadas de 1930, 1940, percebemos os avanços tecnológicos.

Quem imaginaria que teríamos automóveis com sensores avisando o motorista da próxima troca de óleo, de reabastecer, de ligar e desligar sozinho, engatar as marchas automaticamente, escolher o melhor trajeto e informar sobre qualquer problema mecânico?

Alimentos

Geladeiras sintonizadas com a internet, orientando as donas de casas com as temperaturas ideais para conservação de alimentos, e qual o seu tempo de conservação, para evitar a deterioração. Televisores plugados nas redes sociais, possibilitando a interação com quem estiver assistindo.

Neste século 21 temos a geração tecnológica. Jovens nascidos no início dos anos 2000. Totalmente plugados. Sabem manusear rapidamente telefones celulares, conhecem aplicativos para cada situação. Até para informar a temperatura ideal para cozinhar arroz ou feijão. Tudo avançado, confirmando a Palavra de Deus.

Verão

Passei por uma situação curiosa. Com um relógio digital, por causa da interrupção do horário de Verão, não conseguia acertá-lo. Não alinhava as horas, nem o calendário. Tentei deixá-lo esquecido na gaveta do criado-mudo. Porém resisti.

 Fui ao relojoeiro e pedi para uma jovem, talvez com 16 anos, para resolver, o que para mim era grande problema. Em menos de 3 minutos, isto mesmo, acertou as horas e o calendário. Neste exemplo percebi o quanto é avançada a nossa geração tecnológica.

 

Às vezes nós, que estamos no clube dos 60 anos, não entendemos o estilo de vida deles. Não gostam de ler livro físico, mas apenas pela internet. São fãs da rapidez. Assistem várias coisas ao mesmo tempo. Diante da televisão, o controle remoto sofre em suas mãos. Mudam de canal, entram nas redes sociais, compartilham fotos, informações. Tudo rápido.

Até a foto deste artigo foi alvo da tecnologia atual. Em menos de 1 minuto a fiz com o celular, repassei ao meu e-mail, tratei num programa de computador, escolhi o tamanho ideal e a coloquei aqui nesta página. Porém, se você tiver filhos (eu tenho), não deixe a tecnologia matar o amor dentro deles, nem muito menos se esquecer de Deus!

 

Política: Proposta cria modalidade de saque do FGTS e prevê extinção de regras atuais

 A partir de 2023, trabalhador deve ter total liberdade para movimentar sua conta  

Luís Alberto Alves/Hourpress/Agência Câmara

O Projeto de Lei 3718/20 cria o saque por interesse, uma nova sistemática de movimentação da conta do trabalhador no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Pela proposta, que tramita na Câmara dos Deputados, o titular poderá sacar a qualquer momento até um salário mínimo da sua conta (R$1.045 em 2020).

O texto também altera o saque-aniversário, permitindo que o trabalhador retire até 90% do saldo na conta do FGTS no mês do seu aniversário. Hoje, o percentual de retirada varia entre 5% e 50%.

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Mão segura celular mostrando aplicativo da Caixa para saque do FGTS
Proposta é que o trabalhador tenha liberdade para movimentar sua conta do FGTS

O projeto determina ainda que as regras atuais de saque do FGTS vão vigorar até 2022. A partir do ano seguinte o trabalhador terá total liberdade para movimentar a conta, conforme regras que serão definidas pela Caixa Econômica Federal.

A proposta altera a lei do FTGS e foi apresentada pelo deputado Pedro Lucas Fernandes (PTB-MA) e os outros oito deputados do PTB. Os parlamentares explicam que o objetivo é oferecer mais liberdade ao trabalhador para movimentar o próprio dinheiro na conta do FGTS, sem comprometer a sobrevivência do fundo.

Para os deputados, as regras representam uma intervenção estatal indevida no dinheiro do trabalhador. “Fere a cidadania do indivíduo e sua liberdade de escolha, como que esse fosse incapaz de gerir seu próprio dinheiro”, afirmam.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei


Política: Projeto suspende multa a carro não licenciado durante pandemia

 


Recolhimento do veículo também fica suspenso

Luís Alberto Alves/Hourpress/ Agência Câmara 

O parlamentar observa que a crise econômica decorrente da pandemia levou as famílias brasileiras a priorizar gastos com alimentação, moradia e saúde e a sacrificar o pagamento de impostos.

Exemplo seria o imposto sobre a propriedade de veículos automotores (IPVA), que, quando não quitado, impede a emissão do licenciamento anual do veículo e consequentemente sua permissão para circular.

“O automóvel muitas vezes constitui ferramenta de trabalho, seja no serviço de fretes, entregas, táxis e transporte por aplicativo ou indiretamente ao viabilizar a visita a clientes ou a ida ao trabalho. Impedir sua circulação em um contexto de retração econômica desfavorece a retomada das atividades”, argumenta Veras.

Ele destaca ainda a situação dos agricultores familiares, “responsáveis pela produção de mais de 70% dos alimentos consumidos pela população brasileira, que necessitam de seus veículos para escoar a produção e se deslocar às feiras livres”.

Segundo Carlos Veras, a medida proposta não significará renúncia de receita, uma vez que as obrigações permanecerão devidas, com seus vencimentos inalterados.

O projeto acrescenta um artigo à Lei 13.979/20, que trata do enfrentamento da Covid-19 no Brasil.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei.