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terça-feira, 1 de outubro de 2019

Geral: Seis tópicos para desmitificar o LGPD



O tratamento das informações será permitido se estiver dentro das hipóteses previstas na proposta

*Odilon Costa
Mais de 100 países têm leis específicas voltadas à proteção de dados (LGPD) dos cidadãos e alguns dispõem de uma Autoridade Supervisora de Dados independente, com poderes para garantir a obediência à codificação. Em todos os países em que houve aderência à lei de proteção de dados, ocorreu melhorias na dinâmica dos negócios.
De acordo com a pesquisa KPMG International: Guardians of trust – Who is responsible for trusted analytics in the digital age (de 2018), 92% dos executivos não confiam no processo de Data Analytics da sua empresa, o que torna altamente recomendável a contratação de um prestador externo de serviços. Veja seis tópicos recomendados ao estabelecer a LGPD:
Estabeleça princípios que permitam ao usuário conhecer e gerenciar os dados obtidos: além do consentimento explícito, caberá à empresa que recebe essas informações municiar o usuário com tudo o que ele precisa saber, tendo o direito de visualizar, corrigir e excluir dados que tenham sido coletados. O tratamento das informações será permitido se estiver dentro das hipóteses previstas na proposta, como obrigações legais, contratuais e proteção do crédito;
Adote um conjunto de controles que permitam manter a guarda somente dos dados dos usuários ativos e habilitar um processo seguro de portabilidade: dados pessoais deverão ser excluídos após o encerramento da relação entre o cliente e a empresa; os titulares das informações poderão corrigir dados que estejam de posse de uma empresa; a transferência de dados pessoais só poderá ser feita a países com nível "adequado" de proteção de dados;
Mantenha trilhas de auditoria para os princípios de causalidade: a lei determina que, para cada decisão automatizada feita por uma empresa, ela deve ser capaz de explicar como chegou a ela;
Implante e aprimore sistemas de segurança da informação: além de as empresas  coletarem somente os dados necessários aos serviços prestados, deverão existir medidas de segurança para proteger os dados pessoais de acessos não autorizados e de "situações acidentais ou ilícitas" de destruição, perda, alteração, comunicação ou qualquer forma de tratamento inadequado ou ilícito. É preciso criptografar esses dados e assegurar o direito do usuário ao anonimato, com o objetivo de coibir a exposição dos usuários em eventuais vazamentos. Cabe ao responsável pela gestão dos dados o dever de comunicar casos de "incidente de segurança” que possam trazer risco ou dano ao titular das informações – por meio, por exemplo, de vazamentos ou ataques de hackers;
Crie mecanismos para suportar possível “responsabilidade solidária”: a lei estabelece papéis e responsabilidades entre controladores e operadores em caso de violações, com possível aumento de ações civis pelos titulares de dados em caso de vazamentos. A expectativa é um cuidado extra referente as decisões de uso de dados, além de melhorar a definição da relação e dos controles entre empresas;
Implemente um programa de governança em privacidade que, no mínimo: Demonstre o comprometimento do controlador em adotar processos e políticas internas que assegurem o cumprimento de normas e boas práticas relativas à proteção de dados pessoais; seja aplicável a todo o conjunto de dados pessoais que estejam sob seu controle, independentemente do modo como se realizou sua coleta; seja adaptado à estrutura, à escala e ao volume de suas operações; estabeleça políticas e salvaguardas adequadas com base em processo de avaliação sistemática de impactos e riscos à privacidade; tenha planos de resposta a incidentes e remediação e seja atualizado constantemente com base em informações obtidas a partir de monitoramento contínuo e avaliações periódicas.
* Odilon Costa é CEO da Tree Solution

Geral: APM é contrária ao exercício da Medicina por diplomados no exterior sem a devida revalidação no Brasil





"Lamentamos profundamente as ardilosas manobras que desfiguraram o programa “Médicos pelo Brasil”, contaminando-o com emendas espúrias.

O texto, como aprovado na Comissão Mista responsável por analisar a MP 890/19, desqualifica o processo de revalidação de formados no exterior e busca legitimar o programa “Mais Médicos”.

A Associação Paulista de Medicina, representando os médicos do estado de São Paulo, refirma posição contrária à atuação de formados no exterior sem a validação dos diplomas no Brasil e enfatiza que esta revalidação é fundamental para a garantia da segurança da saúde de nossa população.
           
A saúde dos brasileiros, a Medicina e os médicos foram duramente agredidos pelos (des)governos anteriores, que facilitaram o exercício da Medicina por pessoas sem a qualificação comprovada em nosso País.

Teremos presentes, por longo tempo, as funestas consequências do “Mais Médicos”. Nossa expectativa é a solução definitiva desta ação criminosa.

Em documento que resume a opinião unânime de sua diretoria, a APM explicita sua posição contrária à abertura indiscriminada de novos cursos de Medicina e/ou a ampliação de vagas nos cursos ora existentes e defende que apenas os médicos aprovados no exame obrigatório possam obter seu registro profissional.

E que este exame nacional obrigatório também faça parte do processo de revalidação de diplomas médicos para os graduados no exterior que pretendam exercer a Medicina no Brasil".
 
São Paulo, 1 de outubro de 2019

José Luiz Gomes do Amaral 
Presidente da Associação Paulista de Medicina 

Geral: Em 2030, Brasil pode ter 5ª maior população de idosos


Número maior de idosos traz desafios ao cotidiano e às políticas públicas de saúde no Brasil

Redação/Hourpress
A Comissão de Direitos Humanos (CDH) aprovou, na quinta-feira (26 de setembro), o Projeto de Lei (PL) 4.253/2019, que institui a Semana Nacional da Pessoa Idosa. O período será lembrado anualmente na semana do dia 1° de outubro, Dia Internacional da Pessoa Idosa.
O Brasil está em um rápido processo de envelhecimento populacional. De acordo com os dados mais recentes do IBGE, em 2031, o número de idosos vai superar, pela primeira vez, o de crianças e adolescentes de 0 a 14 anos.
Hoje, temos melhores tratamentos e expectativa de vida. Mas o aumento da população idosa exige o desenvolvimento de novas políticas públicas que atendam de forma adequada e eficaz a esta parcela. “Hoje, ao mesmo tempo em que a população brasileira envelhece, ela é também mais obesa, mais ansiosa, mais depressiva e vive mais sujeita a situações que causam estresse”, ressalta o dr. Ulisses dos Santos, ortopedista e diretor médico do HSANP.
Deve haver um incentivo maior não só às visitas aos médicos, como também à prática de hábitos mais saudáveis. Hoje, brasileiros vivem mais, praticam mais esportes e se alimentam melhor. Contudo, nossa população se previne pouco e continua a apresentar problemas de saúde por descuidos e falta de informação.
“Com a terceira idade, o corpo humano está mais sujeito a doenças. Pneumonia, osteoporose, perda de audição e visão, diabetes, câncer e problemas cardiorrespiratórios. Uma população idosa maior terá consequências no sistema de saúde do país. Isto precisa ser antecipado”, afirma o dr. Pedro Rubens Pereira, cardiologista e coordenador dos setores de cardiologia, pronto-socorro e UTI adulto do HSANP.
Sobre o HSANP
Investimento de um grupo de médicos e gestores especializados na área de saúde com mais de 20 anos de experiência, o HSANP é referência na Zona Norte da Grande São Paulo. Seu objetivo é servir à população, com atendimento qualificado, alta tecnologia e corpo clínico especializado

Veículos: Na Fenatran/2019, conheça o Iron Knight, o caminhão mais veloz do mundo



Detentor de dois recordes mundiais (de 0 a 500m e de 0 a 1.000m) homologados pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA), o Iron Knight (Cavaleiro de Ferro) chega ao Brasil para participar da Fenatran, maior evento do setor de caminhões da América Latina. O caminhão é um exemplar único, feito com um só objetivo: performance máxima!

Luís Alberto Alves/Hourpress
Com motor de 2.400 cv e torque de 6.000 Nm, o Iron Knight foi construído para demonstrar a capacidade da Volvo para extrair desempenho excepcional de seus caminhões. Usando a mesma base mecânica do Volvo FH, o veículo foi preparado para gerar uma potência incrivelmente superior a dos caminhões de série. “Fizemos o Iron Knight para mostrar a alta resistência do trem-de-força Volvo em condições extremas. O caminhão usa a mesma transmissão I-shift e tem um motor com os mesmos componentes internos dos motores que equipam nossos veículos de produção regular, mas com preparação que atinge potência quase cinco vezes superior”, assegura Alcides Cavalcanti, diretor comercial de caminhões da Volvo.

Recordes mundiais
As quebras de recorde do Iron Knight foram realizadas em pista fechada em Västerås, na Suécia, sob supervisão da FIA. Numa longa reta, o caminhão percorreu a distância de 1.000  metros em dois sentidos (ida e volta), para anular a influência do vento. A velocidade e o tempo médios foram calculados com base nas duas passagens. O recorde homologado é o tempo médio dos dois percursos.

Na quebra do recorde mundial o Iron Knight percorreu a distância de 0 a 1.000 metros em apenas 21,142 segundos, com uma velocidade média de 170,277 quilômetros por hora. Na mesma prova, também foi batido o recorde mundial dos 0 a 500 metros, atingidos em apenas 13,673 segundos, com 131,646 km/h de velocidade média. A velocidade máxima do caminhão chegou a 276 km/h.

Exposição na Fenatran
É a primeira vez que o Iron Knight participa de eventos fora da Europa. Antes de chegar ao Brasil esteve também na Argentina e no Chile. Durante a Fenatran, que acontece em São Paulo de 14 a 19 de outubro, o veículo será um dos destaques em exposição no estande da Volvo. Além de poder ver de perto esse caminhão, que é uma verdadeira lenda da performance, os visitantes poderão participar de sessões de autógrafo com o piloto sueco Boije Ovebrink, que conduziu o Iron Knight na quebra dos recordes mundiais.
O piloto
Boije Ovebrink tem mais de 30 anos de experiência em provas de velocidade. Vencedor do campeonato europeu de corridas de caminhão em 1994, nos últimos anos tem se dedicado a quebra de recordes de velocidade com veículos pesados. Antes do triunfo com o Iron Knight (2016), Boije já havia quebrado outros recordes a bordo de caminhões Volvo, com o Wild Viking (2007) e o Mean Green (2010). “O Iron Knight pode ser descrito com apenas uma palavra: perfeição. O caminhão entrega uma potência insuperável quando pisamos fundo no acelerador. Este foi o terceiro Volvo que pilotei para quebrar recordes e ele tem um desempenho incomparável”, afirma Ovebrink.
Dados técnicos
·         Com 2.400 cv, 6.000 Nm de torque e 4,5 toneladas, o Iron Knight tem uma relação peso-potência-peso de 1,9 kg/cv.
·         O motor é do modelo D13 convencional, com modificações externas para alcançar desempenho máximo: duas entradas de ar com filtros abertos, quatro turbocompressores, e três intercoolers refrigerados a água. O software que faz a gestão eletrônica foi reprogramado para oferecer alto rendimento e a montagem no chassi foi feita em posição central, para melhor distribuição de peso.
·         A caixa de marchas I-Shift é igual a do Volvo FH de produção em série. As únicas diferenças são o sistema de dupla embreagem, que permite manter o torque alto durante as trocas de marcha, e um disco de embreagem reforçado com materiais especiais para suportar os 6.000 Nm de torque.
·         A aerodinâmica da cabine foi otimizada. Grandes tomadas laterais de ar captam ar para os radiadores resfriarem o motor com alta eficiência.
·         O chassi tem reforços que asseguram mais rigidez estrutural para o caminhão entregar potência máxima.
·         Aceleração de 0 a 100km/h em apenas 4,6 segundos.

Veículos: Na Fenatran/2019, conheça a máquina que anda até a 1.200 km/h


A supermáquina do transporte vai impactar os visitantes da Fenatran 2019 com simulações de realidade virtual

Luís Alberto Alves/Hourpress

O Hyperloop é um sistema conceitual de transporte de alta velocidade ampliando os horizontes e entendimento de como a vida será impactada pelos avanços tecnológicos em um futuro próximo. Com descolamento por meio de tubos e velocidade de até 1200 km/h, uma viagem de São Paulo até Minas Gerais, por exemplo, demoraria até 35 minutos!
Sendo assim, o ousado projeto se mostra como alternativa as viagens de aviões proporcionando economia de tempo e melhoria na qualidade de vida da população.
Em parceria SAE BRASIL, os visitantes da Fenatran 2019 vão poder matar a curiosidade de como isso tudo vai funcionar no futuro ao experimentar o mock-up Hyperloop! Através da plataforma de lançamento, os profissionais do setor de transportes vão entrar na cápsula da supermáquina e serão impactados por um passeio virtual que une os avanços tecnológicos até os dias de hoje e apresenta um novo modelo de negócio para o setor.

Túnel do Tempo: O adeus de Pelé em Nova York



Luís Alberto Alves/Hourpress


No dia 01 de outubro de 1977, Edson Arantes do Nascimento marcou um gol pelo Cosmos, contra o seu primeiro time: o Santos em sua segunda despedida do futebol. A primeira ocorreu no Brasil, em 1974, na Vila Belmiro contra o time da Ponte Preta. Pelé é considerado o melhor jogador de futebol de todos os tempos. Campeão do mundo em 1958, 1962 e 1970, ficou conhecido por ter marcado mais de mil gols e pelas jogadas que somente o melhor atleta do mundo seria capaz de fazer.


Raio X de Sampa: Conheça a história da Rua Peixoto Gomide



Luís Alberto Alves/Hourpress

Francisco de Assis Peixoto Gomide, que virou nome de rua no bairro da Consolação, Centro, nasceu em São Paulo em 24 de março de 1849. Formado em Direito exerceu os cargos de promotor e vereador na cidade de Amparo (SP). Após a proclamação da República também esteve nas funções de suplente na delegacia de polícia da capital paulista, inspetor de tesouro do Estado, presidente do conselho da Caixa Econômica e senador no Congresso Paulista em 1893. Antes essa rua se chamava Maria Izabel e a partir de 1916 foi batizada com o nome de Peixto Gomide.