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Crônica: De bem-sucedido ao amargo do ostracismo

    Hourpress/Arquivo Morava num apartamento de cobertura na Região dos Jardins, com direito a três vagas na garagem, onde tinha estacionad...

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Variedades: Camarote Bar Brahma terá celebridades hoje à noite (12)


 
Viviane Araújo é uma das convidadas
Redação

Passados os desfiles oficiais de Carnaval, é hora de curtir, se despedir da folia e assistir de perto as escolas campeãs em grande estilo. Assim pretende a rainha de bateria do Salgueiro e da Mancha Verde, Viviane Araújo. A modelo e atriz brasileira já confirmou presença no Camarote Bar Brahma, acompanhada do seu noivo, o jogador de futebol Radamés, no próximo dia 12 de fevereiro, sexta-feira. A musa desfilará pela Mancha Verde, campeã do Grupo de Acesso, e depois irá direto para o camarim do Camarote.

O galã Jonatas Faro, que fará parte do musical "Wicked", que estreia em março em São Paulo, estará com amigos no Camarote para curtir o melhor do Carnaval entre os ensaios. O famoso rapper brasileiro, Projota, e o vocalista da banda Capital Inicial, Dinho Ouro Preto, também estarão aproveitando todas as atrações do espaço mais disputado do Sambódromo do Anhembi.

A ex-BBB Flavia Viana, que acaba de desembarcar de Salvador, e a cantora Maria Cecília, são outros nomes confirmadíssimos para curtir a folia. Quem também veio da capital baiana e estará no Camarote é a modelo e apresentadora Babi Rossi, acompanhada de Aline Mineiro e Reinaldo Gottino.

Um dos sambistas mais adorados pelo público brasileiro, Zeca Pagodinho, irá se apresentar no evento, com toda sua energia e empolgação. Tiago Abravanel - embaixador do Camarote – e Ivo Meirelles também serão atrações que prometem fazer todo o público dançar. Além da balada, DJs e os desfiles das escolas de samba com vista privilegiada, que não param a noite toda no Camarote Bar Brahma.

A edição de 2016 do Camarote Bar Brahma tem como tema "A Fantástica Festa do Chopp", uma homenagem à ampla cultura que envolve esta tão popular e democrática bebida. O serviço all inclusive oferecerá uma ampla variedade de opções de comidas e bebidas (Chopp Brahma, água, refrigerantes, vodka e whisky premium), dispostas em ilhas e praças de alimentação assinadas por marcas e restaurantes renomados. Entre as opções, Pizzaria 1900 e sorvetes Häagen-Dazs à vontade.

Para manter a energia por perto e o cansaço distante, uma equipe de massagistas (relax express) estará à disposição dos foliões durante todas as noites no Camarote. E para quem quiser dar uma esticadinha após a festa no Sambódromo do Anhembi, foi criado um pacote especial com Galinhada Dalva e Dito na Love Story, um dos pontos de encontro mais badalados da cidade.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Túnel do Tempo: Casal Rosenberg pede clemência ao presidente dos EUA




O casal Rosenberg

Luís Alberto Alves

Perdão: No dia 10 de fevereiro de  1953, Julius e Ethel Rosenberg, condenados à morte, pedem clemência ao presidente dos EUA.

Radiografia de Sampa: Rua Tabapuã


Luís Alberto Alves

Tabapuã é o nome de um município paulista, da região de Araraquara (SP). O Distrito de Paz foi criado por Lei de 22/08/1907 e o município pela Lei 1.662 de 27/11/1919. O seu nome veio do Tupi e significa: Taba = casa + Puã = reunião. 

A chácara Itaim Bibi era pertencia ao Dr. Leopoldo Couto de Magalhães. Das várias ruas, já se destacava a Tabapuã, que naquela época começava na Rua da Ponte, atual Clodomiro Amazonas e terminava na Rua Iguatemi, atual brigadeiro Faria Lima. A Rua Tabapuã (foto) fica no Itaim Bibi, Zona Sul. 

Geral: O que a briga entre Uber e taxistas ensina às empresas



*Álvaro Camargo

Quem vive hoje já na cidade de São Paulo e em outras capitais brasileiras, sabe que existe uma batalha entre taxistas e o aplicativo Uber. É uma disputa que, por vezes, se apresenta violenta. Mas o que isso ensina para aqueles que são responsáveis pela gestão de empresas? Essa situação não é nova. Situações semelhantes ocorrem desde a revolução industrial. Uma nova tecnologia pode prejudicar interesses dos que se beneficiam da situação atual. 

No caso específico do Uber, a inovação não está tanto na tecnologia aplicada, ou seja, softwares e celulares. A grande inovação é o modelo de negócio do Uber. O Uber faz com que haja um aumento da oferta de serviços de taxi, sem as dificuldades impostas pelo setor público. Isso prejudica os interesses dos donos de frotas de taxi que pagam caro para ter as licenças concedidas pelas Prefeituras Municipais. 

Não é muito difícil perceber que a oferta de taxis nas cidades brasileiras é determinada pelo poder público e não pela atratividade que esse negócio tem. Conclusão: cria-se uma condição de escassez artificial que faz com que os donos de taxis tenham um lucro acima do normal e, ao mesmo tempo, torna a licença concedida pela Prefeitura num ativo de altíssimo valor.

Isso permite, por exemplo, a criação de empresas que alugam seus carros para taxistas que não têm condição de comprar as licenças. Por outro lado, o Uber é um excelente modelo de negócio para o taxista que não tem condição de adquirir a licença da Prefeitura. Esse mesmo tipo de batalha é velha conhecida da história: já ocorreu na revolução industrial na Inglaterra, ocorreu também no Brasil com os donos de bancas de jornais quando os maiores jornais decidiram alavancar vendas através de assinaturas e ocorreu também, mais recentemente, com a indústria fonográfica que sofreu com a chegada dos gravadores de MP3.

O ponto chave é que no embate entre novas tecnologias e estruturas estabelecidas, as novas tecnologias costumam ser mais bem-sucedidas. Fica o alerta para aqueles que querem perenizar seus negócios: lutar contra novas tecnologias cujo tempo chegou, é guerra ladeira acima. O melhor é buscar se adaptar o quanto antes para não se tornar irrelevante. 

                                                            *Álvaro Camargo 
Profissional com 36 anos de experiência na área de gerenciamento de projetos e estratégia empresarial, com atuações nos Estados Unidos, Japão, Angola, Argentina e Colômbia. É docente de cursos de pós-graduação na Fundação Getúlio Vargas. Camargo atua consultor em projetos estratégicos em grandes empresas nacionais e multinacionais. Atualmente tem três livros publicados na área de projetos. Álvaro Camargo pode ser contatado através do e-mail camargo.alvaro@gmail.com ou pelo seu blog emwww.alvarocamargo.com.br/blog.

Economia: Apex estima US$ 659 milhões em negócios com feira de alimentos em Dubai


Carne bovina é um dos pontos altos da feira em Dubai


  • Brasília
Mariana Branco - Repórter da Agência Brasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) levará este ano 86 empresas brasileiras à Gulfood, principal feira de alimentos e bebidas do Oriente Médio. O evento ocorre em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, de 21 a 25 de fevereiro. A estimativa da Apex é o fechamento de US$ 659 milhões em negócios, durante a feira e ao longo dos 12 meses seguintes.

No ano passado, 72 empresas brasileiras participaram da Gulfood, e os negócios chegaram a US$ 646 milhões. A expectativa da Apex para este ano é de um aumento de 2% no volume negociado. O coordenador de Promoção de Negócios da agência, Rafael Prado, admite que o momento de retração da atividade econômica interna e a valorização do dólar aumentam o interesse das empresas brasileiras pelas exportações.

“Todas as ações da Apex estão de acordo com o Plano Nacional de Exportações [PNE, lançado em junho de 2015, que tem como um dos objetivos combater a crise estimulando as vendas externas] . E há uma crescente demanda pelas empresas, com a economia interna desaquecida e a queda do real [frente ao dólar]”, afirma. Ele acrescenta que as ações da Apex para fomento às exportações são contínuas e ressalta a necessidade de as empresas se prepararem para exportar.

“Não basta querer exportar. Se a empresa estiver pronta, vai com a gente [a missões e feiras para prospectar clientes e fechar negócios]. Se não, precisa fazer capacitação”, explicou. Rafael informa que a Apex oferece a capacitação sem custos, por meio do Programa de Extensão Industrial da Empresa Exportadora (Peiex), direcionado a empresas iniciantes no comércio exterior.

No caso de eventos como a Gulfood, a assessoria oferecida pela Apex é mais especializada. Segundo Rafael, este ano os empresários brasileiros terão uma consultoria para identificar potenciais compradores com seu perfil. Além disso, no pavilhão reservado ao país na feira, haverá dois restaurantes para degustação de comidas típicas e carnes. “Estamos levando serviços agregados ao pacote, como um chefe de cozinha para trabalhar as diferenças culturais com os exportadores”.

                                                                             Adaptação
O empresário Marcos Roberto Pinotti, sócio-proprietário da Juice In Time, fabricante brasileira de suco em cápsulas, já passou pelo processo de conhecer o cliente estrangeiro e adaptar o produto às necessidades dele. A empresa, que também comercializa as máquinas para preparo do suco, começou a vender para Dubai em 2015 e irá à Gulfood pela primeira vez este ano.

“O nosso contrato [para exportação] foi assinado em maio do ano passado. Os selos do nosso produto já estão em inglês e árabe e fizemos a primeira venda no finalzinho de 2015. Atualmente, temos um escritório físico em Dubai, mas nossa meta é expandir para todo o Oriente Médio”, conta o empresário. Segundo ele, o objetivo com a participação na feira de alimentos e bebidas é captar pelo menos 50 novos clientes.

De acordo com Marcos Pinotti, exportar era objetivo da empresa desde a sua criação, em 2010. Foram três anos de desenvolvimento do produto, até a apresentação do primeiro protótipo, em 2013. Em 2014, começaram as vendas. “Sempre esteve nos nossos planos exportar. O grande fator de decisão é que o poder aquisitivo é maior fora do Brasil”. Ele reconhece, porém, que o momento atual torna mais atrativo investir nas exportações. 

“Independentemente da variação do dólar, é um mercado muito interessante. Mas quando vem a crise, o dólar alto, é lógico que isso impulsiona o nosso desejo de exportar”, comentou.
Segundo informações da Apex, em 2015 o país exportou US$ 10 bilhões em alimentos e bebidas para o Oriente Médio e o Norte da África, que são os compradores em potencial dos produtos brasileiros na Gulfood. Os destaques foram a carne de frango, o milho, açúcar e a carne bovina.

Política: Sérgio Moro autoriza Bumlai a fazer novos exames

\O empresário José Carlos Bumlai recebeu autorização para fazer os exames de saúde

Michèlle Canes – Repórter da Agência Brasil
O juiz federal Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal em Curitiba, autorizou que sejam marcados novos exames para o empresário e pecuarista José Carlos Bumlai. Segundo o despacho, a defesa de Bumlai pediu autorização para exames médicos complementares. “[O pecuarista] vem apresentando prurido, irritação e baixa acuidade visual, sintomas condizentes com um quadro de glaucoma, doença da qual José Carlos Bumlai já padeceu”, diz o texto.

Na decisão, Moro reforça que o ideal é que seja realizada uma bateria de exames para saber a situação de saúde de Bumlai. O juiz lembra que a Polícia Federal tem "limitado recurso humano para a realização de escolta” e que é “inviável o deslocamento rotineiro do custodiado, com escolta, para a realização de exames de forma parcelada”.

“Com essas considerações, intime-se a defesa para a que, após contato com o médico pessoal de José Carlos Bumlai e com o(s) médico(s) responsável(is) pelo seu atendimento no Hospital Santa Cruz, informe a este Juízo possível data para a realização de bateria de exames [oftalmológico, urológico etc] no custodiado, preferencialmente no mesmo dia e à sua expensa”, diz a decisão. Moro pede ainda que a data dos exames seja informada com antecedência de três dias para que a Polícia Federal possa se preparar para a escolta.

A decisão de Moro foi tomada no último dia 5 e publicada ontem (9) no site da Justiça Federal do Paraná. Em janeiro, o juiz federal já tinha autorizado uma ida de Bumlai ao hospital. Os advogados do pecuarista alegaram que  ele apresentava sangramento na urina antes de ser preso, mas não procurou o médico para comparecer à CPI do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Como um novo sangramento aconteceu, Moro autorizou o deslocamento para o hospital para a realização de exames.

Variedades: Governo promove cinema brasileiro na Alemanha

Um dos destaques é o filme "Antes o tempo não acabava"

Redação

O Programa Cinema do Brasil que, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e com o apoio da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, vem desenvolvendo estratégias e promovendo ações para ampliar a visibilidade e a participação do audiovisual brasileiro no mercado internacional, estará, pelo décimo ano consecutivo, no European Film Market, mercado que acontece de 11 a 19 de fevereiro, parte da Berlinale Festival Internacional de Berlim).

As ações têm foco em divulgar produções audiovisuais brasileiras e criar oportunidades de negócios aos profissionais do setor associados ao Programa. Os dois longas de produtoras associadas ao Cinema do Brasil selecionados para a Seção Panorama - “Antes o Tempo Não Acabava”, de Sérgio Andrade e Fábio Baldo (3 Moinhos Produções); e “Mãe Só Há Uma”, de Anna Muylaert (Dezenove Som e Imagens) -, ambos representados por agentes de vendas internacionais, contarão com o apoio do Programa na sua promoção no mercado. Além disso, o Cinema do Brasil desembarca na cidade alemã junto com representantes de 32 empresas associadas.

A Seção Panorama é considerada a mostra paralela mais importante do Festival de Berlim e traz filmes chamados de autor, inéditos na Europa, com prêmios escolhidos pelo público e pela crítica. Em 2015, o grande vencedor do Prêmio do Público foi o brasileiro “Que Horas Ela Volta”, de Anna Muylaert. A diretora concorre mais uma vez com seu novo longa, “Mãe Só Há Uma”, sobre um adolescente de cidade grande que descobre que não vive com sua mãe biológica e sai em busca da família verdadeira.

Já o outro concorrente brasileiro “Antes o Tempo Não Acabava”, de Sérgio Andrade e Fábio Baldo, se passa na Amazônia e é centrado num jovem indígena que resolve sair de sua comunidade e ir para a cidade. Os dois filmes foram contemplados com o Prêmio de Apoio aos Agentes de Venda que concede até US$ 25 mil aos agentes com produções brasileiras em relevantes festivais internacionais como Berlim, Cannes, Locarno, Veneza e San Sebastián. A verba é 100% destinada para investimento em divulgação e promoção durante os eventos.

Além dos filmes de produtoras associadas, concorre ao Urso de Ouro na categoria de curtas- metragens “Das águas que passam”, de Diego Zon. E, na sessão Panorama Dokumente, “Curumim”, de Marcos Prado.

- O cinema brasileiro desperta cada vez mais a atenção de programadores, distribuidores e realizadores internacionais graças à qualidade e à diversidade de nossas produções, aliadas ao amadurecimento e capacitação dos profissionais do audiovisual brasileiro - diz André Sturm, Presidente do Programa Cinema do Brasil. - Isso nos alegra e nos estimula a seguir com o trabalho que temos desenvolvido, especialmente no sentido de proporcionar a participação de profissionais brasileiros em fóruns internacionais, além de promover o intercâmbio com importantes redes de agentes da cadeia audiovisual.