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quarta-feira, 22 de julho de 2015
Radiografia de Sampa: Rua Inocêncio Tobias
Luís
Alberto Alves
A Rua Inocêncio
Tobias (foto) começa na Achilles Orlando
Curtolo. Fica entre as Ruas A e Robert Bosch, e termina na Rua Willy Heinrich
Borghoff na Barra Funda, Zona Oeste de SP. É homenagem ao fundador da escola de
samba Camisa Verde e Branco, que nas décadas de 60 e 70 ganhou vários títulos
do carnaval paulistano.
Geral: Meio ambiente influencia na vontade do consumidor
Redação
Pesquisa
global realizada pela Tetra Pak com cerca de seis mil consumidores de 12 países
diferentes aponta que mais de 75% do público entrevistado considera que o
desempenho ambiental das embalagens tem influência sobre a marca de bebidas que
compram.
O
estudo revela ainda que há uma demanda crescente dos consumidores por produtos
ambientalmente corretos. Quando perguntados sobre os hábitos de compra
recentes, dois terços dos entrevistados disseram ter adquirido produtos
ecológicos, mesmo quando eles custam mais. A mesma proporção também afirma ter
evitado marcas ou itens específicos devido a preocupações ambientais.
Entre os países pesquisados, os fatores ambientais foram considerados uma forte influência na escolha das marcas de bebidas principalmente em mercados em desenvolvimento como o Brasil, a China, a Turquia e a Índia, em comparação com o Reino Unido, os Estados Unidos e o Japão. De fato, na Índia, China e Turquia, mais de 60% dos entrevistados disseram que sempre procuram informações ambientais sobre as bebidas que compram, em comparação com menos de 25% dos consumidores dos países desenvolvidos.
Acompanhando essa tendência, uma pesquisa paralela mostra que a maioria dos fabricantes de alimentos incluiu a questão “meio ambiente” em sua estratégia de negócios. Mais da metade estão agora focados na utilização de materiais de origem certificada e investindo em matérias-primas renováveis como diferenciação do produto.
De acordo Mario Abreu, Vice-presidente de Meio Ambiente da Tetra Pak, atualmente os consumidores esperam mais iniciativas ambientais das empresas e estão cada vez mais verificando as informações sobre dos produtos, antes de comprar. “Como parceira da indústria de lácteos e de bebidas, a Tetra Pak está empenhada em ajudar os clientes a satisfazerem as expectativas dos consumidores, olhando para toda a cadeia do produto que fornecemos", afirmou Mario.
"Isto inclui o fornecimento de
matérias-primas de forma responsável, melhorar continuamente a eficiência
energética das linhas de processamento e de envase, desenvolver produtos que
utilizam materiais mais renováveis e que permitam a reciclagem mais fácil, além
da prestação de serviços especializados para ajudar os clientes a reduzirem o
impacto ambiental de suas próprias operações", completa.
Brasil
De acordo com a pesquisa 61% das empresas brasileiras priorizam as questões ambientais na estratégia de negócios, uma média superior aos outros países pesquisados (46%). Os consumidores brasileiros também se destacaram em comparação aos demais: 51% dos entrevistados afirmaram que procuram informações nas embalagens se o produto é ecologicamente correto e 46% acreditam que as opções cartonadas são as melhores.
Entre os influenciadores, 86% deles acreditam
que as embalagens com menos impacto ambiental agregam valor à marca. A maioria
deles (59%) reconhece que os consumidores estão atentos aos rótulos das
embalagens ecologicamente corretas. Eles também pagariam mais por equipamentos
com menos impacto ambiental (67%) e 88% acham importante para o futuro ter
estratégias ambientais. No Brasil 39% das empresas possuem a certificação FSC,
um crescimento de 26% em apenas dois anos, se comparada à pesquisa de 2013, com
23% das empresas certificadas naquele ano, por exemplo.
Geral: Crise aumenta em quase 30% conserto de roupas
Redação
De acordo com dados da Confederação Nacional de
Dirigentes Lojistas (CNDL), no mês de maio, 56,5 milhões de brasileiros
constavam no cadastro de inadimplentes. A alta dos preços verificada e sentida na
economia brasileira não tem permitido até mesmo o pagamento das contas básicas
e também se refletiu nas vendas a prazo: a queda no primeiro semestre foi de
2,64%.
Num momento como este, muitos consumidores têm
evitado, por exemplo, comprar roupas novas. Eles estão abrindo o guarda-roupa
para renovar as peças que já têm. Pelo menos, é o que vem comprovando a rede
Restaura Jeans, composta por 250 lojas que oferecem serviços de tingimento;
costura; customização e limpeza de roupas; renovação e cuidados com peças de
couro, calçados e bolsas. “O serviço de tingimento registrou alta de 20% em
número de peças. O de recuperação de couro, 15%”, diz Flávio Conrad,
franqueador e presidente do Grupo Restaura Jeans. “Em algumas lojas, o aumento no
faturamento dos serviços chegou a 30%”.
Para Conrad, esta deveria ser uma atitude não só
motivada pelo contexto econômico, mas sim, um comportamento permanente daqueles
que se preocupam com o meio ambiente. “O tingimento de uma calça jeans, por
exemplo, usa apenas 70 litros de água em média. A fabricação de uma nova
calça requer 1840 litros”, ilustra. “Além disso, toda água utilizada nos
processos de tingimento da Restaura Jeans é tratada, decantada e limpa,
eliminando a ação de agentes poluentes no ecossistema.
Os resíduos do tratamento são coletados e
depositados em local apropriado por uma empresa especializada em resíduos
industriais. Assim, além de economizar água, o processo não agride o meio
ambiente”.
E, ao contrário do que as pessoas pensam, renovar
uma peça que já está no armário não significa distanciar-se da moda. “A cada
estação, a rede lança novas cores de tingimento e efeitos especiais seguindo as
tendências da indústria da moda. E, com a customização, cada cliente diz às
profissionais da Restaura Jeans o que deseja. Com isto, cria até modelos
exclusivos e totalmente adequados ao seu corpo e estilo de vida”, completou o
franqueador.
Variedades: Party Girl chega ao CineSesc
Redação
Angélique
é uma hostess de 60 anos que gosta de festa e de homens. Trabalhando em um
cabaré perto da fronteira franco-alemã, ela começa a ver a clientela tornar-se
cada vez mais rara. Mas um dia, o apaixonado Michel, seu cliente regular, a
pede em casamento.
Inspirado
na história da mãe do diretor Samuel Theis, Party Girl conta com a
própria família do realizador no elenco, interpretando a si mesmos.
Este
que foi o filme de abertura da mostra Un Certain Regard do Festival de
Cannes 2014 e ganhador do prêmio Caméra D’Or estreia com exclusividade
no CineSesc em 6 de agosto.
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