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quarta-feira, 22 de julho de 2015

Túnel do Tempo: Represália ao Brasil








Luís Alberto Alves

Química:  Em 22 de julho de 1988 o presidente dos EUA, Ronald Reagan, ameaça impor sanções comerciais contra o Brasil, em represália à política adotada no setor farmacêutico de química fina.  

Radiografia de Sampa: Rua Inocêncio Tobias







Luís Alberto Alves

 A Rua Inocêncio Tobias (foto) começa na  Achilles Orlando Curtolo. Fica entre as Ruas A e Robert Bosch, e termina na Rua Willy Heinrich Borghoff na Barra Funda, Zona Oeste de SP. É homenagem ao fundador da escola de samba Camisa Verde e Branco, que nas décadas de 60 e 70 ganhou vários títulos do carnaval paulistano.

Geral: Meio ambiente influencia na vontade do consumidor




 
Redação

Pesquisa global realizada pela Tetra Pak com cerca de seis mil consumidores de 12 países diferentes aponta que mais de 75% do público entrevistado considera que o desempenho ambiental das embalagens tem influência sobre a marca de bebidas que compram.

O estudo revela ainda que há uma demanda crescente dos consumidores por produtos ambientalmente corretos. Quando perguntados sobre os hábitos de compra recentes, dois terços dos entrevistados disseram ter adquirido produtos ecológicos, mesmo quando eles custam mais. A mesma proporção também afirma ter evitado marcas ou itens específicos devido a preocupações ambientais.

Entre os países pesquisados, os fatores ambientais foram considerados uma forte influência na escolha das marcas de bebidas principalmente em mercados em desenvolvimento como o Brasil, a China, a Turquia e a Índia, em comparação com o Reino Unido, os Estados Unidos e o Japão. De fato, na Índia, China e Turquia, mais de 60% dos entrevistados disseram que sempre procuram informações ambientais sobre as bebidas que compram, em comparação com menos de 25% dos consumidores dos países desenvolvidos.

Acompanhando essa tendência, uma pesquisa paralela mostra que a maioria dos fabricantes de alimentos incluiu a questão “meio ambiente” em sua estratégia de negócios. Mais da metade estão agora focados na utilização de materiais de origem certificada e investindo em matérias-primas renováveis como diferenciação do produto.

De acordo Mario Abreu, Vice-presidente de Meio Ambiente da Tetra Pak, atualmente os consumidores esperam mais iniciativas ambientais das empresas e estão cada vez mais verificando as informações sobre dos produtos, antes de comprar. “Como parceira da indústria de lácteos e de bebidas, a Tetra Pak está empenhada em ajudar os clientes a satisfazerem as expectativas dos consumidores, olhando para toda a cadeia do produto que fornecemos", afirmou Mario.

 "Isto inclui o fornecimento de matérias-primas de forma responsável, melhorar continuamente a eficiência energética das linhas de processamento e de envase, desenvolver produtos que utilizam materiais mais renováveis e que permitam a reciclagem mais fácil, além da prestação de serviços especializados para ajudar os clientes a reduzirem o impacto ambiental de suas próprias operações", completa.
                                                    Brasil

De acordo com a pesquisa 61% das empresas brasileiras priorizam as questões ambientais na estratégia de negócios, uma média superior aos outros países pesquisados (46%). Os consumidores brasileiros também se destacaram em comparação aos demais: 51% dos entrevistados afirmaram que procuram informações nas embalagens se o produto é ecologicamente correto e 46% acreditam que as opções cartonadas são as melhores.

 Entre os influenciadores, 86% deles acreditam que as embalagens com menos impacto ambiental agregam valor à marca. A maioria deles (59%) reconhece que os consumidores estão atentos aos rótulos das embalagens ecologicamente corretas. Eles também pagariam mais por equipamentos com menos impacto ambiental (67%) e 88% acham importante para o futuro ter estratégias ambientais. No Brasil 39% das empresas possuem a certificação FSC, um crescimento de 26% em apenas dois anos, se comparada à pesquisa de 2013, com 23% das empresas certificadas naquele ano, por exemplo.


Geral: Crise aumenta em quase 30% conserto de roupas








Redação

De acordo com dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), no mês de maio, 56,5 milhões de brasileiros constavam no cadastro de inadimplentes. A alta dos preços verificada e sentida na economia brasileira não tem permitido até mesmo o pagamento das contas básicas e também se refletiu nas vendas a prazo: a queda no primeiro semestre foi de 2,64%.

Num momento como este, muitos consumidores têm evitado, por exemplo, comprar roupas novas. Eles estão abrindo o guarda-roupa para renovar as peças que já têm. Pelo menos, é o que vem comprovando a rede Restaura Jeans, composta por 250 lojas que oferecem serviços de tingimento; costura; customização e limpeza de roupas; renovação e cuidados com peças de couro, calçados e bolsas. “O serviço de tingimento registrou alta de 20% em número de peças. O de recuperação de couro, 15%”, diz Flávio Conrad, franqueador e presidente do Grupo Restaura Jeans. “Em algumas lojas, o aumento no faturamento dos serviços chegou a 30%”.

Para Conrad, esta deveria ser uma atitude não só motivada pelo contexto econômico, mas sim, um comportamento permanente daqueles que se preocupam com o meio ambiente. “O tingimento de uma calça jeans, por exemplo, usa apenas 70 litros de água em média. A fabricação de uma nova calça requer 1840 litros”, ilustra. “Além disso, toda água utilizada nos processos de tingimento da Restaura Jeans é tratada, decantada e limpa, eliminando a ação de agentes poluentes no ecossistema.

Os resíduos do tratamento são coletados e depositados em local apropriado por uma empresa especializada em resíduos industriais. Assim, além de economizar água, o processo não agride o meio ambiente”.

E, ao contrário do que as pessoas pensam, renovar uma peça que já está no armário não significa distanciar-se da moda. “A cada estação, a rede lança novas cores de tingimento e efeitos especiais seguindo as tendências da indústria da moda. E, com a customização, cada cliente diz às profissionais da Restaura Jeans o que deseja. Com isto, cria até modelos exclusivos e totalmente adequados ao seu corpo e estilo de vida”, completou o franqueador.



Variedades: Party Girl chega ao CineSesc





Redação

Angélique é uma hostess de 60 anos que gosta de festa e de homens. Trabalhando em um cabaré perto da fronteira franco-alemã, ela começa a ver a clientela tornar-se cada vez mais rara. Mas um dia, o apaixonado Michel, seu cliente regular, a pede em casamento.

 Inspirado na história da mãe do diretor Samuel Theis, Party Girl conta com a própria família do realizador no elenco, interpretando a si mesmos. 

 Este que foi o filme de abertura da mostra Un Certain Regard do Festival de Cannes 2014 e ganhador do prêmio Caméra D’Or estreia com exclusividade no CineSesc em 6 de agosto.