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terça-feira, 23 de março de 2021

Economia: Crise no mercado editorial: pequenas livrarias devem sobreviver no novo normal

 


Enquanto as grandes livrarias fecham as portas, livrarias segmentadas mostram ser o futuro do setor

Redação/Hourpress

Antes mesmo da pandemia, as grandes livrarias já mostravam dificuldades em se manter. Muito por conta da mudança do comportamento do consumidor que passou a adquirir os seus livros pela internet. Porém, a loja física ainda era uma opção para os leitores que gostavam de tomar um café, receber indicações ou simplesmente folhear os livros antes de comprar.  

As restrições de convívio social impossibilitaram essas práticas e os anúncios de fechamento das grandes livrarias, principalmente em shoppings, se tornaram frequentes. É o caso da Livraria Cultura, em recuperação judicial desde 2018, este ano a empresa anunciou o fechamento de três unidades, passando de 13 para sete lojas em funcionamento no período de  um ano.

Mas nem tudo são más notícias, na contramão das grandes livrarias, as lojas menos famosas e segmentadas mostram que podem sobreviver à crise do setor. Para Eduardo Villela, book advisor e profissional com mais de 16 anos no mercado editorial, esse movimento no mercado se dá por diversas razões. “As grandes livrarias, normalmente localizadas em shoppings, possuem elevados custos fixos  como aluguel do espaço, propõem-se a vender livros de todas as categorias, mas é muito frequente o leitor não encontrar o título que procura, e a qualidade de atendimento ao cliente deixa a desejar," disse. 

"Já as livrarias menores, geralmente se especializam em um único nicho, como livros de ficção infanto-juvenil ou técnicos, disponibilizando um acervo bastante completo aos clientes. Elas oferecem um atendimento mais personalizado e profissional, feito por poucos funcionários bem treinados ou até pelo próprio proprietário. São detalhes que fidelizam os clientes e os fazem comprar delas, mesmo sabendo que os livros quase sempre custam menos nos grandes sites. Boa parte dos clientes valoriza em primeiro lugar o bom atendimento e outras experiências, como eventos de contação de histórias, saraus e a possibilidade de interação com os autores em sessões de autógrafos, estando dispostos a pagar um pouco mais do que na internet. As lojas menores sempre terão diferenciais impossíveis de serem replicados pelo varejo online.”, explicou o especialista.

Apesar do momento ruim enfrentado por todos os perfis de livrarias, para sobreviver, o setor deve apostar na criatividade. “Não é fácil concorrer com as gigantes do e-commerce, mas o caminho para as  livrarias continuarem existindo passa pela melhora do atendimento ao cliente, inovação e oferecimento de serviços exclusivos. Tenho visto, por exemplo, livrarias menores de bairro atenderem o cliente pelo WhatsApp, realizarem delivery nas proximidades, organizarem eventos online com autores etc.", concluiu.

Economia: Imposto de renda 2021: saiba como não cair na malha fina

 

Com a prestação de contas surgem os riscos e cuidados de cair na chamada "malha fina"


Redação/Hourpress

Arquivo
Do início deste mês até 30 de abril, os brasileiros que obtiveram renda tributável - como salário e bônus da empresa, por exemplo -, acima de R? 28.559,70, em 2020, devem fazer a declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF).

Na última semana, o Ministério da Economia apresentou as novas regras para a versão 2021 de declaração do imposto. O programa pode ser conferido no site da Receita Federal e pelo aplicativo do órgão.

Com a prestação de contas surgem os riscos e cuidados de cair na chamada "malha fina", ou Malha Fiscal da Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda, que nada mais é do que a revisão sistemática das declarações enviadas à Receita Federal.

"Os contribuintes que não seguem os critérios de declaração de imposto determinados pela Receita ou que são identificadas irregularidades, como erros, omissões e inconsistências, acabam caindo na malha fina" diz José Amaro da Silva, coordenador dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da Faculdade Anhanguera, unidade Belenzinho.

O primeiro ponto importante é saber que o contribuinte que de fato acabar na malha fina, deve prestar esclarecimentos sobre os erros encontrados. "Os brasileiros que caem na malha fina, não estão aptos a receber a restituição do imposto e, em alguns casos, podem ter o CPF bloqueado. Para que não aconteça, a dica é realizar o preenchimento em etapas e acompanhar o status da declaração no site da Receita. Fornecer as informações em etapas evita que erros sejam cometidos, além de ser mais simples a revisão dos documentos", sugere o coordenador.

Os erros mais comuns identificados na revisão do órgão federal são a ausência da declaração de recebimento de aluguel de imóveis, despesas com obras sem nota fiscal, aplicações financeiras como previdência privada e a dedução de gastos com educação.

"Portanto, para ficar seguro e não cair nessa malha fina, reúna os documentos necessários com antecedência e procure um contador se houver qualquer dúvida, esse profissional poderá orientar na declaração do imposto ou até mesmo realizar o passo a passo no site da receita", finalizou Amaro".

Economia: Mulheres contrataram mais e demitiram menos em fevereiro

 

Levantamento foi realizado pelo Sebrae

Agência Brasil 

Arquivo

O mês de fevereiro foi de mulheres mais resilientes do que homens diante da crise no controle de suas pequenas e microempresas. Um levantamento feito pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) mostrou que as empresárias demitiram menos e contrataram mais nesse mês. Além disso, recorreram menos a empréstimos no setor financeiro.

No mês passado, 9% das empresárias entrevistadas desligaram funcionários; entre os homens, esse número subiu para 12%. Quando o assunto é contratação, 16% das empreendedoras fizeram contratações, contra 13% de empreendedores.

Questionados sobre empréstimos tomados em fevereiro, 52% dos empreendedores afirmaram a tentativa de obter empréstimo. Entre as mulheres, esse percentual foi um pouco menor, 46%. O Sebrae ouviu 6.228 empresários e empresárias de todo o país entre 25 de fevereiro de 1º de março.

A maioria das mulheres consultadas acredita que o governo deveria estender linhas de crédito (38%), além do auxílio emergencial (31%). Já 11% delas sugeriram o adiamento dos impostos. Entre os homens, 52% entendem que a extensão de linhas de crédito deveria ser a medida tomada pelo governo neste momento do país.

O levantamento também mostra que as mulheres usam mais a internet na condução dos seus negócios. Setenta e quatro por cento das empresárias vendem seus produtos ou serviços de forma digital. Entre os homens, esse percentual cai dez pontos.

“Percebemos que os pequenos negócios mantidos por mulheres seguem a tendência de vendas online e marketing por meio de mídias sociais. Esse movimento já vinha sendo notado, mas foi acelerado com a pandemia”, disse o presidente do Sebrae, Carlos Melles.

Artigo: Com antecipação de feriados, como ficam os direitos do trabalhador em São Paulo?

 

Recesso inicia em 26 de março e se estende até 4 de abril na capital paulista


Redação/Hourpress

Arquivo

O anúncio da Prefeitura de São Paulo em antecipar cinco feriados - como uma medida para conter a transmissão de coronavírus, diminuindo a circulação de pessoas - criou um recesso de 10 dias, contados a partir desta sexta-feira, 26, que foi acompanhada também pelas sete cidades que integram o Consórcio Intermunicipal Grande ABC, que antecipou quatro feriados. Em decorrência dessa situação, uma dúvida ronda a mente de trabalhadores e empregadores: em um contexto como esse, quais são os meus direitos?

O advogado trabalhista Felipe Augusto Corrêa explica que a resposta para essa pergunta varia de acordo com o cenário de cada empresa e empregado: “No caso de um funcionário que venha a ser admitido após este recesso, como houve uma antecipação dos feriados, ele sofrerá essa perda. Isso significa que, nas datas em que o feriado deveria ocorrer, ele trabalhará como se fosse um dia normal, sem adicional algum. Já para quem está trabalhando e entraria em férias nesse período de antecipação, precisará ter um remanejamento, pois a lei exige que não se dê férias dois dias antes de um feriado”.

Se a decisão da empresa é não parar, é preciso se atentar a Convenção Coletiva, que é um acordo entre empregadores, empregados e sindicatos das respectivas categorias. “Empresa e funcionários podem, de comum acordo, optar por trabalharem. Porém o sindicato da classe precisa estar de acordo, pois se decidir entrar com alguma liminar proibindo a execução da atividade, será preciso acatar, como aconteceu, por exemplo, com as escolas”, lembra o especialista que ainda destaca que: “isso também vale para os serviços não essenciais, como estacionamentos que funcionam em hospitais ou clínicas médicas, que poderão abrir, mas que também se enquadram nessas normas que comentei anteriormente”.

Contudo, em ambos os casos, o advogado destaca que o empregador precisa estar ciente de que, como se trata de um feriado, o empregado deverá receber em dobro. Essa informação, inclusive, deve constar na Carteira de Trabalho, porque benefícios como FGTS e INSS também contam as horas extras. “Caso haja um acordo entre as partes, a empresa poderá oferecer uma folga compensatória ou incluir estes dias no banco de horas”, acrescentou.

COMO FICA?

O recesso na capital paulista segue de 26 de março até 4 de abril, com feriados deste ano e do próximo, antecipados. O decreto contempla as seguintes datas: Corpus Christi (2021 e 2022), Consciência Negra (2021 e 2022) e o aniversário da cidade de São Paulo de 2022, que valerão nos dias 26, 29, 30 e 31 de março, seguidos pelo feriado da Paixão de Cristo e Páscoa, o que dará um recesso total de 10 dias.

Já nas cidades que compõem o Consórcio Intermunicipal ABC (Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra) não haverá dia útil de 27 de março a 4 de abril, em função da antecipação de quatro feriados dentre estes: aniversário da cidade – quando for possível; Corpus Christi (2021 e 2022); Dia da Consciência Negra (nos municípios onde é feriado) e o feriado estadual da Revolução Constitucionalista (celebrado em 9 de julho).

Confira a lista dos feriados antecipados na capital paulista
26/03 (sexta-feira): antecipação feriado de Corpus Christi de 2021
29/03 (segunda-feira): antecipação feriado do Dia da Consciência Negra de 2021
30/03 (terça-feira): antecipação feriado do aniversário da cidade de São Paulo de 2022
31/03 (quarta-feira): antecipação feriado de Corpus Christi de 2022
01/04 (quinta-feira): antecipação feriado Dia da Consciência Negra de 2022

Geral: Erro no Android mostra aviso de “falhas contínuas” para usuários

 

Atualização do componente WebView corrige erro em celulares Android


Agência Brasil 


Arquivo

Usuários do sistema operacional Android buscaram as redes sociais para relatar o fechamento inesperado de certos aplicativos. Segundo as mensagens, que começaram a ser publicadas na noite de segunda-feira (22), aplicativos como o Gmail e o navegador Chrome - ambos da Google - apresentavam uma janela de erro relatando “falhas contínuas.”

De acordo com a Google, o problema foi identificado às 20h05 e a causa é a atualização do Android System WebView, um componente do Android que permite que os aplicativos mostrem conteúdo da internet.

Segundo o relatório da Google, o problema foi diagnosticado e a atualização necessária foi disponibilizada às 3h18 de hoje (23). “O problema com o Gmail foi resolvido. Pedimos desculpas pelo inconveniente. Tenha certeza que a confiabilidade do sistema é uma prioridade para a Google”, informou o comunicado.

A empresa não esclareceu, entretanto, se a solução também corrige o mesmo problema com aplicativos diversos, que também foram afetados pelo bug. A Agência Brasil entrou em contato com a Google do Brasil e aguarda informações.

Mesmo para usuários que não tiveram o problema, a atualização de sistema é recomendada, já que também aumenta a segurança e corrige outros eventuais erros nos dispositivos.

Veja como atualizar o WebView

» Execute o aplicativo Play Store no seu aparelho;
» No campo de buscas, digite “WebView”, ou acesse diretamente neste link.
» Dê mais um toque no botão "Atualizar”. Após alguns segundos, o aplicativo estará atualizado. Não é necessário executá-lo.
» O Google também recomenda a atualização imediata para a última versão do navegador Chrome, que pode ser encontrada aqui.
Um erro inesperado pode afetar telefones Android. Veja como resolver.

Geral: Brasileiro vai investir R$ 5 milhões para levar escola Martelinho de Ouro aos EUA

 

A expectativa é receber como alunos empresários do setor automotivo


Redação/Hourpress

Herivelto Malosti

A técnica conhecida como Martelinho de Ouro, que permite desamassar a lataria de veículos de forma prática e sem prejudicar a pintura do carro, ganha cada vez mais clientes e profissionais ao redor do mundo. No Brasil, a técnica tem uma grande mente inovadora de destaque por trás: Herivelto Malosti, reconhecido internacionalmente como um dos maiores especialistas na técnica automotiva no mundo. Hoje, Herivelto é idealizador do curso “Profissão Martelinho”, que já formou mais de 150 alunos em 14 países, incluindo o Brasil, transformando carreiras ao redor do mundo com o ensino da técnica altamente lucrativa. 

Seu próximo projeto é levar o curso aos Estados Unidos e, para isso, pretende investir inicialmente R$ 1,5 milhão, chegando até R$ 5 milhões na construção da escola que chamará US Dent Master: PDR School. O investimento será para duas estruturas físicas em solo norte-americano: uma matriz no estado da Flórida e um centro de treinamento que ficará localizado no estado do Texas, incluindo todas suas logísticas, contratações de pessoal e marketing. A expectativa é que o projeto esteja finalizado em janeiro de 2022. 

“Queremos estender o alcance do ensino da técnica martelinho para outros países. Com isso, aproximar um método próprio, aperfeiçoado e ainda mais preciso para quem mora nos Estados Unidos, inicialmente. Recentemente, fizemos uma rápida campanha de lançamento para abertura da primeira turma virtual do ano e alcançamos alunos dos mais diferentes setores e residentes em países como EUA, Canadá, Austrália, Portugal, Itália e Espanha. Ou seja, vimos que há um mercado imenso lá fora que se interessa por uma formação confiável na técnica e resolvi então exportar todo nosso conhecimento“, explica Herivelto Malosti, empresário e idealizador do curso "Profissão Martelinho". 

Segundo Herivelto, haverá ainda investimentos na compra de trailers e vãs que vão permitir um “curso itinerante” da técnica martelinho, sendo possível percorrer todas as regiões dos Estados Unidos. 

A expectativa é receber como alunos empresários do setor automotivo, amantes de carros, pessoas que tenham interesse em mudar de carreira e se tornar empreendedores no setor automotivo por meio da arte Martelinho, técnicos martelinhos que buscam especialização com foco em granizo.  

O efeito climático do granizo é o que geralmente traz os melhores trabalhos para técnicos martelinhos, especialmente fora do Brasil. É a chamada rota do granizo ou caminho das pedras. Grandes profissionais da área viajam pelo mundo seguindo a rota das chuvas de granizo que atingem grandes pátios de concessionárias e montadoras e ficam meses fora de uma cobertura fechada, consertando a lataria destes veículos atingidos pelas pedras. 

A técnica Martelinho de Ouro

Conhecida nos Estados Unidos como PDR (Paintless Dent Repair/Removal), a técnica Martelinho de Ouro é uma forma artesanal de remover o amassado de latarias sem danificar a pintura original. Do ponto de vista financeiro, é mais atrativo que a funilaria, além de ter uma execução mais rápida (dependendo da habilidade do técnico). Do ponto de vista profissional, como carreira, existem inúmeras formas de usar a técnica e obter retorno financeiro mesmo que não tenha uma oficina para trabalhar.

Geral: Empresa lança seguro que beneficia motoristas de app

 

A iniciativa visa auxiliar os motoristas que encontram dificuldades na hora de contratar um seguro tradicional

Redação/Hourpress

Arquivo

Segundo a Secretaria de Segurança Pública, na capital paulista, até setembro de 2020, o registro de roubos e furtos de veículos já somavam mais de 72 mil casos. Em 2019, foram mais de 135 mil. Além dos altos custos de manutenção, essa é a principal preocupação de quem adquire um veículo, tanto para uso pessoal quanto profissional. Pensando na segurança e autonomia dos motoristas, a Kovi - maior startup de locação de veículos para condutores de app - lança um seguro auto com condições especiais para os condutores de app que possuem carro próprio.

Em pesquisa realizada com ex-motoristas da Kovi que possuem carro próprio, porém, sem seguro, foram declaradas como as coberturas mais importantes roubo/furto com 70%. Assistência 24h ficou logo em seguida, com 45%. 

“Após estudos internos, optamos por oferecer inicialmente o Kovi Seguro para furtos e roubos, pois este é um índice alto no país, além de um dos principais receios dos motoristas. Dessa forma, com o tempo pretendemos ampliar o leque de serviços, principalmente de acordo com a demanda dos condutores”, comenta Adhemar Milani Neto, CEO da Kovi. “Conferimos maior valor e eficácia à tecnologia de ponta da Kovi, usada para rastrear e garantir mais segurança pessoal para todos os motoristas de app minimizando perdas”.

A iniciativa visa auxiliar os motoristas que encontram dificuldades na hora de contratar um seguro tradicional. Neste setor, é comum os serviços de proteção de automóveis apresentarem entraves que vão desde a falta de aprovação devido à renda oscilante, até o perfil de risco apresentado por serem automóveis com alta circulação, que trafegam por muitas horas e percorrem grandes distâncias.

O Kovi Seguro, em parceria com a Seguradora USEBENS é um produto de segurança direcionado a motoristas que possuem carro próprio e dirigem profissionalmente. Assim como os carros alugados, que já são assegurados, os motoristas que adquirirem os serviços do Kovi Seguro contam com a tecnologia de rastreamento desenvolvida internamente pela empresa que inclusive já é utilizada com a frota de veículos alugados e tem um índice de recuperação de 95%. O objetivo é que os condutores de aplicativos de transporte tenham uma preocupação a menos no dia a dia da profissão.

O Kovi Seguro tem valores abaixo dos seguros tradicionais, além de oferecer reembolso de até 100% da tabela FIPE (salvo exceções contratuais), serviços de assistência 24h e adesão flexível e facilitada principalmente aos motoristas que comprovarem fins profissionais relacionados a aplicativos de transporte. Além deste público, qualquer pessoa pode adquirir esse serviço.

Diferenciais

Outro diferencial do Kovi Seguro é o carro reserva. Caso o segurado tenha o carro roubado/furtado e não recuperado, a Kovi disponibilizará, sem custos, um outro veículo, da sua base de operação de aluguel que já conta com mais de 8 mil carros focados em motoristas de app, para que o profissional continue trabalhando e não seja ainda mais prejudicado pelo ocorrido até que o veículo seja localizado ou o reembolso realizado.

“Temos tecnologia de ponta para monitoramento e detecção de comportamentos incomuns dos motoristas, o que nos permitirá garantir mais segurança e também reaver o automóvel em até 95% dos casos. Este ponto é muito importante para minimizar a preocupação de quem usa o carro para fins profissionais, como primeira ocupação ou como incremento de renda”, completa Adhemar.

O CEO da Usebens Seguradora, Pascoal Carrazzone, manifesta satisfação em estabelecer essa parceria com a Kovi, visto que ambas as empresas compartilham dos mesmos propósitos e dos mesmos objetivos. 

“Nós acreditamos que a tecnologia e a inovação são o caminho para a transformação do mercado segurador em todos os âmbitos”, destaca Carrazzone. “Oferecer um produto que torna o patrimônio e a vida dos motoristas de aplicativo mais segura e confortável, sem que paguem absurdamente por isso, evidencia que cada vez mais conseguiremos abarcar a frota de veículos não segurados do Brasil”.

Para obter o Kovi Seguro, os interessados devem entrar em contato pelo site www.kovi.com.br/seguros, ter acesso a mais informações e ao canal de comunicação para fazer a cotação e agendar a vistoria e instalação do rastreador no pátio da Kovi. Os pagamentos serão mensais e há liberdade de encerrar o contrato a qualquer momento.