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Crônica: De bem-sucedido ao amargo do ostracismo

    Hourpress/Arquivo Morava num apartamento de cobertura na Região dos Jardins, com direito a três vagas na garagem, onde tinha estacionad...

segunda-feira, 21 de setembro de 2020

Variedades: Fundador da banda Mastruz com Leite , Emanoel Gurgel, terá história registrada em biografia

 

Com 67 anos, Emanoel começou a ganhar notoriedade na década de 90

Redação/Hourpress

Um dos principais nomes da história do forró, o empresário Emanoel Gurgel terá a biografia publicada em livro assinado pela escritora Sandy Falcão. Empresário que revolucionou o gênero musical e fundador da Banda Mastruz com Leite, Emanoel Gurgel vai abrir as memórias e revelar as curiosidades de sua vida em experiências que passear pela infância e juventude até sua jornada como empreendedor de entretenimento.

Com 67 anos, Emanoel começou a ganhar notoriedade na década de 90, quando apostou no forró e fez da banda Mastruz com Leite a primeira de forró eletrônico do Brasil. Já em 1991, Emanoel Gurgel lança o conglomerado de mídia Somzoom, que conta hoje com rádio, gravadora e local de ensaio das bandas agenciadas.

Além do Forró Mastruz com Leite e Banda Cavalo de Pau, o empresário hoje toma a frente de outros segmentos como fazenda e briquetes. Além da carreira como empresário musical, Emanoel Gurgel ainda teve passagens em outras áreas, como quando assumiu a presidência do Ceará Sporting Club, no ano de 1995. A biografia está em fase de produção e deve ser lançada em 2021.


Veículos: Peugeot chega 210 anos e 13 filmes para revivê-los!

 

Em 26 setembro de 2020, a PEUGEOT comemora 210 anos de audácia, paixão e inovação

Luís Alberto Alves/Hourpress

Uma campanha mundial específica nas redes sociais será lançada no Twitter, Instagram e Facebook em 1º de outubro e se estenderá até o final do mês.

Você poderá descobrir 13 filmes curtos, de 30 segundos, que recordam alguns dos momentos marcantes da marca PEUGEOT, a mais antiga marca Automotiva do mundo ainda em atividade.

A PEUGEOT é uma marca feita por pessoas criativas, engenheiros, designers, que há mais de dois séculos desafiam as convenções para repensar os paradigmas da mobilidade. É graças a essa aliança de homens e mulheres que a marca PEUGEOT nunca cessou de se reinventar e se fortaleceu ao longo dos anos para abordar o futuro com serenidade.



Descubra, em outubro, nos seus diferentes suportes digitais:

  1. PEUGEOT 205;
  2. Le Mans 1993;
  3. PEUGEOT no WRC;
  4. Os empregados;
  5. O  PEUGEOT e-Legend Concept;
  6. Pikes Peak;
  7. Os Charlatões na Indy 500;
  8. PEUGEOT 404;
  9. Armand PEUGEOT;
  10. PEUGEOT Type 1;
  11. PEUGEOT 401 Eclipse;
  12. Os 6 prêmios COTY;
  13. Rali Dakar.

 

1°) PEUGEOT 205: o carro que você não consegue não amar.

 Produção: 1983-19985.278.050exemplares

 No ano de 1983 a PEUGEOT lança um ícone, um dos raros carros que até hoje mexem com o coração dos franceses: o mítico 205! Design ultramoderno, estiloincomparável, versão GTI, edições cabriolet & Roland-Garros, 16 vitórias no Campeonato Mundial de Ralis e duas no Rali Dakar, o PEUGEOT 205 foi vendido em mais de 5 milhões de exemplares em 15 anos… O205 é certamente um número e tanto!

 2°) LE MANS 1993:  Existe algo melhor do que subir no pódio?



Em 1993, a PEUGEOT participa com três 905 das “24 Horas de Le Mans”. Foi a última corrida da PEUGEOT antes de ingressar na Fórmula 1. Depois de uma batalha disputadíssima contra os Toyotas,  o domínio e a vitória da PEUGEOT foram absolutos. Os três 905 tomaram conta do pódio e não deixaram nada aos adversários.

Depois dessa vitória histórica, a PEUGEOT encerrou seu périplo em Le Mans. E assim começou a lenda…

3°) Os RALIS: Areia, lama e poeira: descubra o domínio sobre o qual a PEUGEOT reinou durante décadas!

Depois de vencer o Rali Safari (Quênia) em 1978 com o cupê 504 Safari, a PEUGEOT ganhou o campeonato dos fabricantes com o 205 T16 em sua primeira incursão no Campeonato do Mundo de Ralis em 1985.

Mas essa foi apenas a primeira de uma longa lista de vitórias. O Leão ainda haveria de rugir no alto do pódio mais de 48 vezes no total, mostrando ao mundo a potência, a resistência e a confiabilidade dos carros PEUGEOT, qualquer que seja o terreno.

4°) Os EMPREGADOS. É simples assim: sem eles, a PEUGEOT não existiria!



Se Armand PEUGEOT ainda estivesse entre nós, veria que a aventura que ele pôs em marcha se desenvolveu e agora conta com inúmeros funcionários. Veria que com talento, criatividade e paixão eles conquistaram 160 países, reinventando todos os dias a mobilidade de amanhã. Veria que graças a eles e às 110 atividades que exercem, a PEUGEOT se tornou a primeira montadora com três carros de sua gama honrados ao mesmo tempo com o prestigioso prêmio “Car of the Year”.

5°) E-LEGEND. Quando o passado encontra o futuro, assim nascem as lendas.

No Salão do Automóvel de Paris em 2018 uma multidão se concentrou ao redor do estande da  PEUGEOT. Ali se encontrava a vedete incontestável do salão: o e-Legend, um carro conceito elétrico com um design que homenageia o famoso cupê 504… e levou a multidão ao delírio. Alguns dias depois de sua apresentação, um abaixo-assinado online pedindo sua produção em série recolheu mais de 70.000 assinaturas. Um acontecimento inédito.

6°) PIKES PEAK. Uma das ascensões mais épicas, perigosas e selvagens do planeta.

Em 1988 e 1989, o PEUGEOT 405 T16 obteve duas vitórias sucessivas no Pikes Peak International Hill Climb. Foi necessário esperar 25 anos para ver o Leão rugir novamente no pódio de Pikes Peak - e o Leão, no caso, foi Sébastien Loeb ao volante do seu 208 T16, que em 2013 concluiu a corrida no tempo mítico de 8'13"878, pulverizando o recorde e estabelecendo novos parâmetros para a prova.

7°) OS CHARLATÕES NA INDY 500. Descubra por que três rapazes ganharam esse apelido. E como provaram que todos estavam errados.

Por trás desse apelido pouco lisonjeiro se escondem três rapazes que se tornaram nada menos que os inventores do carro de corrida moderno de 1910. Georges Boillot, Jules Goux e Paolo Zuccarelli, todos eles pilotos e mecânicos da PEUGEOT, se rebelaram contra a mentalidade dos “engenheiros oficiais da PEUGEOT” e criaram o L76, um carro de corrida revolucionário. Em 1913, Jules inscreveu seu carro na corrida de Indianapolis 500, a mais intrépida e prestigiosa competição da época... E se tornou o primeiro europeu a vencê-la, derrotando os americanos em seu próprio território.

8°) PEUGEOT 404. Um carro. Um ícone.

Produção: 1960-1988  2.885.374 exemplares

Nascido há 60 anos na prancheta genial de Pininfarina, o PEUGEOT 404 rapidamente tornou-se um ícone: elegante, moderno e incrivelmente popular, ele encarnava a nova geração de sedãs franceses. Produzido nas versões Super Luxe, Station Wagon, Cupê e Cabriolet, ele foi vendido em mais de 3 milhões de exemplares no mundo até 1988.

 9°) ARMAND PEUGEOT. “Não há o que temer! Basta acreditar” (1849-1915)

Uma mente curiosa, perspicaz e voltada para o futuro: as motos PEUGEOT? Foi ele. Os carros PEUGEOT? Também foi ele! Armand PEUGEOT sempre acreditou no futuro do automóvel, muitas vezes contra todas as expectativas.

Graças ao seu faro apurado e à sua perseverança, o Leão da PEUGEOT agora está presente em todo o mundo.

 10°) Type 1, 2 e 3. Descubra os ancestrais de todos os carros!

Estamos em 1889 e Paris acolhe sua frenética Exposição Universal. Em seu estande, a PEUGEOT expõe um protótipo de triciclo motorizado a vapor. Trata-se do Type 1, o primeiro modelo de automóvel produzido e vendido por Armand PEUGEOT. Depois dessa experiência, Armand está convencido de que a gasolina é o futuro do automóvel, e cria o Type 2 e o Type 3. São os primeiros modelos do gênero, e 64 exemplares desses últimos serão produzidos.

 11°) ECLIPSE 401.  A invenção que fez furor.

Em 1932, um homem chamado Georges Paulin sonhava em conduzir com os cabelos ao vento sem precisar enfrentar os problemas de vedação dos conversíveis da época. Por isso, ele inventou a capota rígida retrátil com acionamento elétrico.

PEUGEOT comprou a patente e a testou nos modelos 301, 401 e 601. O resultado? Muita modernidade e linhas terrivelmente elegantes … que se refletem, 60 anos mais tarde, diretamente no sucesso do PEUGEOT 206CC!

 12°) Car Of The Year:  e um, e dois... e seis!

O que aconteceu em 1969, 1988, 2002, 2014, 2017 e 2020? A PEUGEOT ganhou o mais prestigioso prêmio automobilístico do mundo: o Carro do Ano! Os modelos 504, 405, 307, 308, 3008 e 208 subiram ao lugar mais alto do pódio, derrotando a concorrência implacável e fazendo da PEUGEOT o primeiro fabricante de automóveis a ter em sua gama três títulos ao mesmo tempo! Nada é impossível para a PEUGEOT.

 13°) Rali Dakar: 3 vitórias sucessivas.

Três vitórias consecutivas na América do Sul: foi assim que a PEUGEOT comemorou sua volta ao rali de cross-country mais seletivo e prestigioso do mundo: o Dakar. Em 2016 com o 2008 DKR, em 2017 com o 3008 DKR (conquistando os três primeiros lugares), e em 2018 com o novíssimo 3008 DKR Maxi, a PEUGEOT deixou verdadeiramente sua marca nesses 10.000 km de areia, poeira e pura aventura… Não é de admirar que o PEUGEOT 3008 tenha sido eleito Carro do Ano em 2017!


Internacional: TikTok move processo para tentar reverter banimento nos EUA

 


Americanos estão proibidos de baixar aplicativos WeChat e TikTok

Agência Brasil 

O popular aplicativo de compartilhamento de vídeo TikTok pediu a um juiz dos Estados Unidos que impeça o governo Trump de proibir a rede de mídia social chinesa, segundo documentos judiciais protocolados em Washington.

A TikTok e a sua empresa controladora, ByteDance, entraram com uma queixa em um tribunal federal de Washington contestando as recentes medidas proibitivas do governo Trump.

O Departamento de Comércio dos EUA anunciou sexta-feira (18) a proibição para pessoas no país baixarem os aplicativos de mensagens WeChat e TikTok a partir deste domingo (20).

A proibição é introduzida por razões políticas, alegaram TikTok e ByteDance na reclamação. O TikTok também disse que a proibição viola os direitos da empresa.

O presidente dos EUA, Donald Trump, que está envolvido numa disputa comercial de longa data com a China, emitiu uma ordem executiva em 6 de agosto proibindo transações nos EUA com os donos chineses dos aplicativos de mensagens WeChat e TikTok.

A ByteDance e a TikTok estão buscando um julgamento "declaratório" e uma ordem "invalidando e proibindo preliminarmente e permanentemente as proibições e a ordem de 6 de agosto", de acordo com a reclamação.

A TikTok, que tem mais de 100 milhões de usuários nos Estados Unidos, disse que a proibição "destruiria irreversivelmente os negócios da TikTok nos EUA".

Política: Marcelo Crivella, prefeito do Rio de Janeiro, poderá ficar inelegível até 2026

 




Resultado final de julgamento deve sair na quinta-feira

Agência Brasil 

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, poderá se tornar inelegível, já para esta eleição, se for confirmado o resultado parcial do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), durante julgamento nesta segunda-feira (21). Seis dos sete desembargadores decidiram condenar o prefeito pela realização de um evento político ocorrido em 2018, quando funcionários públicos foram levados em carros oficiais da prefeitura. Um dos desembargadores pediu vista e o resultado final só será conhecido na sessão da próxima quinta-feira (24).

Os seis desembargadores votaram pela condenação de Crivella por abuso de poder político, pela participação de funcionários da Companhia de Limpeza Urbana (Comlurb) em evento político, nas eleições de 2018, em apoio a seu filho, Marcelo Hodges Crivella, que concorria a deputado federal, mas não se elegeu. A condenação votada pela maioria prevê o pagamento de multa no valor de R$ 106 mil e à inelegibilidade pelos próximos 8 anos, a contar de 2018.

A prefeitura se manifestou em nota, adiantando que o prefeito vai recorrer da decisão: “O julgamento ainda não terminou. Após concluído e publicada a decisão, no prazo legal, a defesa do prefeito Marcelo Crivella entrará com recurso. O prefeito poderá participar do pleito”.

Em outro processo, referente ao encontro Café com a Comunidade, que ficou conhecido como Fale com a Márcia, o relator, desembargador Cláudio Del´Ortto, votou pela improcedência dos pedidos de condenação, sendo acompanhado pelos demais. Neste caso, a acusação era de que o prefeito teria oferecido em 2018 facilidades a pastores e líderes de igrejas, entre as quais cirurgias de cataratas e de varizes para fiéis, além de assistência a pastores que tivessem problemas com o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em seus templos.


Política: Saiba o que é preciso para estar em dia com a sua contabilidade para disputar eleição



É bom reforçar que o pré-candidato não pode ter nenhum processo administrativo junto ao setor público e processos criminais

Fábio Barretta

O candidato precisa ter o registro de filiação a um partido político, participar ativamente de todas as reuniões partidárias e ter ficha limpa. E após cumprir essas qualificações iniciais, o pré-candidato apresenta suas intenções, juntamente do seu plano de governo

Depois de fazer o seu cronograma de ações e planejamento ele deve, independentemente se concorrer a vereador ou prefeito, se preocupar com a sua contabilidade.  

É preciso anexar documentos pessoais, atestado de antecedentes criminais federal, comprovar aporte financeiro para a campanha e aguardar a aprovação partidária e na sequência, participar da convenção que indicará sua candidatura ou não.

É bom reforçar que o pré-candidato não pode ter nenhum processo administrativo junto ao setor público e processos criminais, inclusive débitos na dívida ativa, ou seja, comprovar regularidade fiscal no CPF, para emissão do CNPJ da campanha. Todos os comprovantes devem ser enviados, no prazo de até dois dias da publicação do edital de registro de candidatos, do respectivo partido político ou coligação.

Atualmente, além da Lei de Ficha Limpa, os candidatos devem seguir também a Lei geral de proteção de dados, justamente para evitar o que houve na última eleição com robôs distribuindo as famosas notícias falsas de candidatos.

Além de todas providencias e seguir uma série de determinações da justiça eleitoral, os candidatos obrigatoriamente necessitam declarar todo o valor, inclusive patrimonial para mostrar transparência de sua campanha política, declarando bens mobiliários. Se houver participação em empresas, deve também renunciar a cargos de confiança e se licenciar quando for do setor público.

Fábio Barretta é diretor executivo desde 2018 da COAN- consultoria contábil. É bacharel em ciências contábeis desde 2005 pela PUC/SP.  

Artigo: Como reorganizar seu negócio na retomada pós crise

 


Tais como, entender como seu produto será consumido neste momento, seja em produtos ou serviços

Conceiyção Montserrat

Passamos nos últimos meses por todas as dificuldades e incertezas, vendo as empresas ou os negócios ruírem ou entrarem em colapso de uma hora para outra. Tudo que você trabalhou por anos, sendo dissolvido e seus sonhos e patrimônio deixando de existir.

Além da sequela financeira, fica o dano emocional, por “perder” de uma hora para outra, algo que você lutou tanto para conseguir. Antes de mais nada, é importante separar todas as coisas.

Sabemos o quanto é difícil dissociar a emoção da razão e neste caso, no campo profissional, é importante contratar um profissional para uma consultoria pontual, porque ele poderá de forma imparcial lhe orientar sobre qual a melhor forma de se reorganizar ou lhe indicar uma nova opção de projeto.

Quando direcionamos uma difícil decisão a um profissional capacitado, ele poderá de forma imparcial, entender suas fragilidades e lhe auxiliar a compor a retomada no mundo dos negócios. Se o emocional e a empresa estão em ruínas, direcione a alguém que possa lhe ajudar a recompor suas emoções e sua estrutura no mercado, porque normalmente quando estamos em crise não raciocinamos corretamente e o profissional lhe dará novas opções e fará as correções necessárias para sua retomada.

Para quem conseguiu manter sua empresa algumas dicas são importantes, tais como, entender como seu produto será consumido neste momento, seja em produtos ou serviços. Entender quem é o público que consome, o que eles gostam ou necessitam ajudará você a direcionar sua produção. Seja melhorando ou adaptando a matéria prima e até mesmo oferecendo a eles o que de fato necessitam, mas não sabem como encontrar.

Contratar profissionais que entendam o conceito da empresa e os produtos oferecidos para o mercado, seja um funcionário ou dezenas, pode fazer toda a diferença. O auxílio de um profissional capacitado poderá aliviar a carga na seleção de pessoas por exemplo, que representem os interesses da empresa no mercado.

A relação entre empresa e funcionários/colaboradores precisa ser humana. Entender as necessidades e compor a melhor solução entre as partes é absolutamente fundamental nesta nova fase empresarial que estamos iniciando.

Selecionar com critérios os fornecedores para melhorar os custos de produção ou de serviços representa economia e eficiência logo ali adiante. Se for produto, verificar o que lhe resulta no melhor custo/benefício e no caso de serviços, o que poderá oferecer para seu cliente dentro de seu custo que possa fidelizar e manter o interesse em outros serviços prestados por sua empresa.

Pensar em sustentabilidade interna, otimizando o aproveitamento de materiais na execução de seus produtos, pensando em uma forma de aproveitar as sobras e direcionar para um reaproveitamento de seus resíduos. Isto poderá vir a tornar-se uma outra fonte de renda para sua empresa e não direcionar os lucros para terceiros.

Poder consultar um profissional que faça um levantamento de custo no planejamento de logística, orientando você a montar sua empresa em local que tenha uma lucratividade maior para a produção e escoamento de seus produtos, gerando maior lucratividade. Muitas empresas hoje estão mal localizadas e isto gera um custo alto para o escoamento e não possui visibilidade comercial adequada para seus clientes.

Outra questão importante é como você se mostra para o mercado e seus clientes. Será que sua marca e seu conceito estão sendo compreendidos pelo seu público alvo? Estas e outras questões são importantes na retomada no mercado após a crise que enfrentamos.

 A concorrência aumentou muito com o mundo virtual, todos estão tendo a oportunidade de mostrar seus produtos e serviços e cabe a você apresentar seus produtos da forma certa para que seu público se identifique com você e seja seu seguidor por afinidade ou engajamento. 

 A palavra de ordem atualmente é SER FLEXÍVEL, ressignificando sua empresa, seu negócio, sua prestação de serviços. O mundo pede inovação, novidades e é necessário renovar, seja na forma de venda, nos produtos e como seus clientes veem você.

 Recomece sem medo, focado, direcionado e conquiste mais do que você teve antes da pandemia, aproveite para renovar e mostrar toda sua habilidade nesta nova fase virtual e online. Para quando a situação equalizar ter a oportunidade de construir novos formatos e maiores possibilidades em seu negócio e sua vida.

Rever seu negócio, olhar com outros olhos e sob uma nova perspectiva, ser mais flexível, muitas vezes auxilia você a descobrir que possui outras aptidões que por conta do excesso de trabalho não percebeu, ressaltando atrativos para o seu negócio atual, podendo ser trocado ou acrescentado como uma nova oportunidade

Neste caso, começar em outro formato com novas descobertas e oportunidades tem ocorrido bastante neste processo final de pandemia. Pessoas que encerraram suas atividades empresariais, mas que agora descobriram outras formas de fazer negócios tem sido um número bem expressivo no mercado.

Recomeçar é sempre inovador e estimulante, levar para este novo negócio suas experiências e garra fará de você com certeza um vencedor.

Consulte sempre alguém, para que possa acrescentar informações e orientar em nossa nova forma de linguagem e acesso ao seu público alvo.

Boa sorte a todos!

Conceiyção Montserrat CEO da Montserrat Consultoria

Economia: Agrofloresta diversifica produção e gera mais renda para a Agricultura Familiar

 

Sistema permite colheita o ano todo de diferentes culturas alimentares

Redação/Hourpress

Os sistemas agroflorestais, por sua diversidade de produtos na mesma unidade de área e manejo, são sistemas de produção ideais para agricultores familiares. Isso porque as famílias não dependem apenas de um produto, têm colheita diversa ao longo de todo o ano, além de tirar da produção os alimentos para seu próprio consumo.

Graças à alta diversidade proporcionada pelo sistema, árvores frutíferas, madeireiras, plantas graníferas (produção de grãos), forrageiras e até medicinais e ornamentais, convivem numa mesma área. Cada cultura é implantada no espaçamento adequado ao seu desenvolvimento e às suas necessidades de luz, fertilidade, arquitetura e porte, que são cuidadosamente combinadas por métodos específicos.

Segundo os engenheiros florestais e fundadores da PRETATERRA, uma iniciativa que se dedica à disseminação de sistemas agroflorestais regenerativos pelo mundo, Paula Costa e Valter Ziantoni, o sistema é planejado para permitir colheitas desde o primeiro ano de implantação. “A ideia é que o agricultor tenha rendimentos oriundos de culturas anuais, como hortaliças e frutas de ciclo curto, enquanto aguarda a maturação das espécies florestais e das frutíferas de ciclo mais longo. Isso garante produtos disponíveis para a comercialização em diferentes épocas do ano e ao longo do tempo, incrementa a renda e aproveita melhor a mão de obra familiar”, salienta Paula.

Ziantoni acrescenta que, além do benefício econômico, há inúmeras vantagens ambientais, como a recuperação da fertilidade dos solos, com redução de erosão, aumento da infiltração de água, e consequentemente, a conservação de rios e nascentes. “Podemos destacar ainda o aumento da diversidade de espécies, o que privilegia o controle natural de pragas e doenças, não apenas na propriedade, mas a nível da paisagem como um todo”.

“Dessa forma, a diversificação de produtos, a maior segurança alimentar, a sustentabilidade ambiental, o incremento na fertilidade do solo e a redução gradativa nos custos de produção fazem da agrofloresta uma excelente opção para a agricultura familiar no Brasil”, reforça Paula.

A importância da comercialização

Os engenheiros da PRETATERRA lembram que a comercialização é um ponto-chave para o sucesso da produção agroflorestal. Existem diversas oportunidades para comercialização, dependendo da diversidade de produtos, grau de beneficiamento e valor agregado, proximidade com o mercado consumidor e organização da comunidade onde o agricultor está inserido.

Diante disso, Ziantoni explica que, além do design agroflorestal, é de suma importancia que seja feita uma minuciosa modelagem financeira, incluindo todos os custos de formação do sistema com detalhes sobre o tempo de retorno do investimento, TIR (Taxa Interna de Retorno) e VPL (Valor Presente Líquido).

Sobre a PRETATERRA

Iniciativa que se dedica à disseminação de sistemas agroflorestais regenerativos, desenvolvendo designs replicáveis e elásticos, combinando dados científicos, informações empíricas e conhecimentos tradicionais com inovações tecnológicas, construindo um novo paradigma produtivo que seja sustentável, resiliente e duradouro.  

Na vanguarda da Agrofloresta, a PRETATERRA projetou, implementou e modelou economicamente o design agroflorestal que ganhou, em 2019, o primeiro lugar em Sustentabilidade do Prêmio Novo Agro, do Banco Santander e da ESALQ, com o case “Café dos Contos”, em Monte Sião (MG).