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Crônica: De bem-sucedido ao amargo do ostracismo

    Hourpress/Arquivo Morava num apartamento de cobertura na Região dos Jardins, com direito a três vagas na garagem, onde tinha estacionad...

terça-feira, 11 de agosto de 2020

Geral: Drive-Thru Solidário irá arrecadar agasalhos e ração para pets no fim de semana

 

A população também pode doar cobertores e produtos de higiene pessoal


Redação/Hourpress

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Guarulhos realiza neste sábado e domingo, dias 15 e 16, das 8h às 17h, mais um Drive-Thru Solidário na avenida Paulo Faccini, altura do Bosque Maia, para arrecadar doações à Campanha do Agasalho 2020 e também ração para cães e gatos. Além de roupas em bom estado, a população também pode doar cobertores e produtos de higiene pessoal.

Para evitar aglomerações e agilizar as doações sem que as pessoas precisem sair do carro, servidores da Prefeitura irão até os veículos para retirar os itens doados. A ação é uma parceria entre o Fundo Social de Solidariedade e o Departamento de Proteção Animal (DPAN).

As peças de roupas arrecadadas vão atender durante o ano todo às solicitações dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), dos Serviços de Acolhimento Institucional, da Defesa Civil, de ONGs e da Subsecretaria de Política para Mulheres. Já o alimento para os animais será destinado ao DPAN, que irá gerenciar a distribuição de acordo com o montante recebido.
Campanha do Agasalho

A Campanha do Agasalho 2020 vai até 27 de agosto. O embaixador oficial da campanha deste ano é o apresentador guarulhense Otávio Mesquita. As caixas coletoras foram colocadas em locais como Paço Municipal, secretarias, comércio e em demais locais de grande fluxo de pessoas.

Empresas, comércio e condomínios interessados em colaborar como ponto de coleta devem entrar em contato com o Fundo Social de Solidariedade pelos telefones 2472-5177 e 2409-8612.

Serviço
Drive-Thru Solidário – Campanha do Agasalho e arrecadação de ração para pets
Dias 15 e 16 – sábado e domingo – das 8h às 17h
Local: em frente ao Bosque Maia (avenida Paulo Faccini, s/nº)

Geral: Prefeitura de São Paulo regulariza 200 mil residências em toda a cidade

 

Os imóveis foram regularizados automaticamente por meio da Lei de Regularização de Edificações


Redação/Hourpress

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A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Licenciamento (SEL), regularizou, de maneira automática, 200.174 imóveis residenciais distribuídos por todo o Município, ação prevista pela Lei nº 17.202/2019, que permite a regularização de edificações com condições adequadas de higiene, segurança, acessibilidade, estabilidade e salubridade, construídas até 31 de julho de 2014, que estejam em desacordo com as normas edilícias municipais - sejam elas residenciais, comerciais, de serviços ou industriais. Na Lei de Regularização anterior, em 2003, foram regularizados 93 mil imóveis e, em 1994, 48 mil edificações se tornaram regulares.

As 200 mil residências passíveis de regularização na categoria automática foram atualizadas como regulares no cadastro CEDI sem a necessidade de solicitação por parte dos proprietários, beneficiando diversas famílias que, a partir de agora, com os imóveis regulares, podem adquirir financiamento imobiliário, assegurar a veracidade de informações para realização de inventários e testamentos e vender, transferir ou alugar com segurança.

No cenário atual de emergência sanitária em decorrência da pandemia do novo Coronavírus, esta ação se torna ainda mais impactante, pois além dos benefícios mencionados, nesta modalidade de regularização não foram cobradas taxas ou preço público, permitindo que os proprietários obtenham a garantia de regularidade de seus imóveis de forma gratuita e sem burocracia.

Os demais imóveis que não foram passíveis de regularização automática ainda podem ser regularizados, a partir da realização de pedido através do Portal de Licenciamento. Até o momento, nas categorias declaratória simplificada, declaratória e comum já foram protocolados mais de 9 mil processos.

Confira aqui a lista dos imóveis regularizados automaticamente pela Lei nº 17.202/2019.





Sobre a Lei de Regularização de Edificações
De forma inédita no Município, todo o processo de regularização pela Lei nº 17.202/2019 é feito de forma 100% eletrônica por meio do Portal de Licenciamento, possibilitando que o cidadão realize as etapas de seu requerimento e envie toda a documentação necessária de forma remota.

Além disso, o Portal é o primeiro sistema a incluir a análise e chancela eletrônica dos processos, o que o torna digital de ponta a ponta.

São quatro modalidades de regularização, que levam em consideração tamanho e complexidade da edificação: automática, declaratória simplificada, declaratória e comum.

· regularização automática: residências de baixo e médio porte com isenção total de IPTU em 2014 serão regularizadas sem necessidade de protocolo;

· regularização declaratória simplificada: para edificações residenciais não enquadradas na categoria automática e que tenham até 500 m² de área construída, será necessário declarar as informações sobre a edificação no Portal de Licenciamento. Não haverá análise da Prefeitura nesta categoria. Dependerá apenas da apresentação de documentos e atestados por parte do interessado juntamente com o responsável técnico;

· regularização declaratória: para residências maiores como comércios, escolas, escritórios, pousadas e que tenham área construída de até 1.500 m². Esses casos deverão ter um responsável técnico e solicitar a regularização via Portal de Licenciamento. A emissão do documento se dará após a análise da Prefeitura.

· regularização comum: são os casos não incluídos nas categorias acima e as edificações com área construída maior que 1.500 m². Nesta categoria, é necessário ter um responsável técnico e fazer o protocolo no Portal de Licenciamento, além de passar pela análise dos técnicos da Prefeitura.


Prazo para dar entrada com o pedido
Sancionada no dia 26 de junho, a Lei nº 17.346/2020 prorroga o prazo para dar entrada com pedido de Regularização de Edificações previsto na Lei nº 17.202/2019. O novo prazo para solicitar a regularização de imóveis é 31 de março de 2021.

De acordo com o artigo 33 da Lei de Regularização, seria possível prorrogá-la por mais três períodos de 90 dias, isto é, o prazo poderia chegar ao total de 360 dias de duração - desde que a Lei entrou em vigor em janeiro deste ano. Com a sanção da Lei de Prorrogação, além deste período já estabelecido, foram acrescentados 96 dias para o prazo final.

A ampliação do prazo para a realização de pedidos de regularização nas modalidades declaratória simplificada, declaratória e comum tem por objetivo disponibilizar ao cidadão mais tempo e facilidade para se organizar e solicitar documentos pendentes, considerando o período de emergência sanitária Covid-19, que impactou prazos de serviços de emissão de documentos como cartórios e escritórios de serviços de arquitetura e engenharia.


Atendimento ao Público
Devido às normas sanitárias que preveem restrições de aglomerações, o atendimento ao público para a Lei de Regularização está acontecendo de forma remota por meio de telefone e e-mail. Confira abaixo:

Tira Dúvidas Lei de Regularização de Imóveis - Sala Arthur Saboya

(11) 3243-1103 / 1104 / 1105 - Horário para contato: 13h às 17h

Ou envie um e-mail a qualquer momento para: meuimovelregular@prefeitura.sp.gov.br

Saiba mais no site: http://meuimovelregular.prefeitura.sp.gov.br/

Geral: SP teve quase 70 mil roubos de celular no primeiro semestre

 

No entanto, esse número pode ser ainda maior


Luís Alberto Alves/Hourpress

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Segundo o estudo realizado pelo Departamento de Pesquisas em Economia do Crime da FECAP no primeiro semestre de 2020, que compila e analisa boletins de ocorrência e dados da Secretaria de Segurança Pública, foram registradas 69.628 ocorrências de roubo de celulares no Estado de São Paulo no primeiro semestre.

No entanto, esse número pode ser ainda maior, visto que para esse tipo de crime é mais comum ocorrer subnotificação; e a pesquisa descarta boletins de ocorrência incompletos ou com erros, por critério de aproximação para objetivos estatísticos.

Para o economista e pesquisador do Instituto de Finanças FECAP, Allan S. Carvalho, a queda expressiva entre os meses de março a maio pode ser explicada, em grande parte, pelas medidas de isolamento social decretadas no Estado. "Notamos que com a reabertura gradual da economia, as taxas de roubos já se elevaram, mas os números ainda se encontram inferior ao do mesmo mês do ano passado", opina.

OS NÚMEROS

Janeiro: 14203 roubos, 24% menos do que o mesmo mês de 2019;

Fevereiro: 14043 roubos, 19% menos do que o mesmo mês de 2019;

Março: 12028 roubos, 40% menos do que o mesmo mês de 2019;

Abril: 8372 roubos, 55% menos do que o mesmo mês de 2019;

Maio: 8047 roubos, 58% menos do que o mesmo mês de 2019;

Junho: 12935 roubos, 32% menos do que o mesmo mês de 2019.

O estudo verificou uma queda de 38% no número de roubos no primeiro semestre de 2020, quando comparado com o mesmo período de 2019.

Quando são comparados os dados mensais em relação ao mesmo período de 2019, pode ser notada quedas acentuadas, com grande destaque ao mês de maio (-58% em relação ao mês de maio/19).

Entretanto, em junho/2020, os casos aumentaram em mais de 60%, quando comparamos com o mês maio/2020.

O período do dia de maior ocorrência de roubo é durante a noite (44,57%), seguido da tarde (22,08%), manhã (18,94%), madrugada (14,14%) e em hora incerta (0,26%).

10 CIDADES COM MAIOR NÚMERO DE ROUBOS

Analisando as 10 cidades com maiores taxas de roubo, as mesmas totalizam 53.291 ocorrências. Em outras palavras, os roubos que ocorrem nessas 10 cidades correspondem a 76,54% do total de ocorrências em todo Estado.

A capital do Estado é a cidade com maior ocorrência de roubo de celulares, registrando um total de 39.996 ocorrências, ou 57,44% do total de ocorrências do Estado.

São Paulo: 39.996 ocorrências

Santo André: 1.919 ocorrências

Guarulhos: 1.897 ocorrências

Diadema: 1.896 ocorrências

Campinas: 1.681 ocorrências

São Bernardo Do Campo: 1.651 ocorrências

Osasco: 1.511 ocorrências

Itaquaquecetuba: 1.061 ocorrências

Carapicuíba: 853 ocorrências

Praia Grande: 826 ocorrências

BAIRROS DA CAPITAL COM MAIOR NÚMERO DE ROUBOS

O comportamento dos criminosos na cidade de São Paulo é semelhante ao Estado, no que tange ao período em que ocorrem os roubos: a maioria acontece durante a noite (44,09%), seguido pela tarde (23,19%), manhã (18,74%), madrugada (13,79%) e em hora incerta (0,19%).

Entre os bairros da Capital com maior número de ocorrências, destaque para o bairro da zona sul, Grajaú, com 1.092 ocorrências de roubo de celulares, representando 1,57% do total de boletins registrados no Estado de São Paulo e 2,73% das ocorrências da capital paulista.

Somente os 10 bairros com maiores números de ocorrências totalizam 7.329 casos de roubos de celulares, ou 10,53% do total de casos registrados em todo o Estado de SP e 18,32% do total de casos na capital paulista.

Grajaú: 1092 ocorrências

Capão redondo: 973 ocorrências

Itaim Paulista: 874 ocorrências

República: 806 ocorrências

Jardim Ângela: 656 ocorrências

Campo Limpo: 644 ocorrências

Itaquera: 618 ocorrências

Cidade Ademar: 586 ocorrências

São Mateus: 550 ocorrências

Bela Vista: 530 ocorrências

LOCAIS DA CAPITAL COM MAIOR NÚMERO DE ROUBOS

Avenida Paulista: 215 ocorrências

Avenida Cruzeiro do Sul: 167 ocorrências

Avenida Sapopemba: 160 ocorrências

Avenida Ragueb Chohfi: 160 ocorrências

Avenida Brigadeiro Faria Lima: 153 ocorrências

Rua Augusta: 136 ocorrências

Avenida Marechal Tito: 131 ocorrências

Avenida Ipiranga: 127 ocorrências

Túnel do Tempo: Criação dos primeiros cursos de Direito no Brasil

 

Luís Alberto Alves/Hourpress

Em 11 de agosto de 1827 eram criados os primeiros cursos superiores do Brasil de Direito, com as fundações pelo Imperador D. Pedro I das Faculdades de Direito em São Paulo, e em Olinda. Consequentemente, o Dia do Advogado também passou a ser comemorado no mesmo dia.

Raio X de Sampa: Conheça a história da Rua Leandro Dupret

 

Luís Alberto Alves/Hourpress

Leandro Dupret foi engenheiro do governo de SP no século 19. Em 1897, seu nome batizou uma das ruas (foto) do então recém-criado bairro de Vila Mariana, em 1897, na hoje Zona Sul de SP. Sua filha Maria Monteiro Fleury Dupr eté autora do livro "Éramos Seis", que em 1958 se transformou em novela da TV Tupi. Essa mesma trama foi exibida no primeiro semestre de 2020 na Rede Globo, no horário das 18h.

quinta-feira, 6 de agosto de 2020

Variedades: Zeeba e Manu Gavassi lançam, entre espelhos, clipe "Eu Te Quero"

A música alcançou o 1º lugar no iTunes no Brasil no dia da estreia


Redação/Hourpress

Divulgação

“Eu Te Quero”, composição dos dois com o produtor Gee Rocha (ex-NXZero) lançada há quase 3 meses, é cantada em inglês e português. A música alcançou o 1º lugar no iTunes no Brasil no dia da estreia.

As notícias boas não acabam por ai! Hoje, Zeeba e Manu Gavassi, pós sucesso do single e vídeo acústico de quarentena, lançam o clipe oficial de “Eu Te Quero” dirigido por Samuel Costa com direção de fotografia de Danilo Arenas.

Confira aqui!

“Esse clipe está incrível. A Manu sugeriu o diretor, Samuel, que foi fera nas imagens. O clipe está muito moderno, minimalista, estético e bonito”, comenta Zeeba.

A letra da música, gravada antes mesmo da artista entrar no programa BBB20, conta a história de um casal apaixonado que atingiu um grau de intimidade que ‘até o silêncio fica confortável’.

“Participar desse projeto foi muito especial pra mim, desde os momentos no estúdio, até a gravação do clipe. A equipe toda é muito a minha vibe, com pessoas criativas e pra frente. Foi tudo feito com muito carinho, de verdade!”, diz Manu.

“Quando o Zeeba me mandou as referências, começamos a criar dali alguma coisa. Tivemos a ideia de usar artisticamente os espelhos, uma forma de ter os dois personagens em um mesmo quadro e ainda respeitar o distanciamento social”, conta Samuel Costa sobre o processo de criação.

“A solução que demos para gravar juntos foi o uso de espelhos, nunca aparecemos juntos no mesmo espaço”, completa Manu.

Agora entre espelhos, Zeeba e Manu Gavassi voltam para contar uma história atual de amor em meio à pandemia. Distantes fisicamente, mas conectados pelo amor e intimidade.

Veículos: Jamef amplia frota e abre novas vagas para motoristas

Marca mantém aposta em infraestrutura, tecnologia e capacitação interna


Luís Alberto Alves/Hourpress

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Na contramão da crise causada pela pandemia do novo coronavírus, a Jamef Encomendas Urgentes novamente amplia e renova a sua frota de transferência, dando sequência aos investimentos em infraestrutura. Nesse sentido, recentemente adquiriram novos cavalos mecânicos, trucks e carretas e ainda, para reforçar o time de motoristas, abriram novas vagas para condutores da categoria.

Mesmo com os grandes desafios trazidos pela crise, a Jamef se manteve fiel ao seu reconhecido nível de serviço, nos mantendo ao lado dos nossos clientes nesse momento tão difícil. Mais do que nunca entendemos que é hora de acreditar, e investir, levando soluções sob medida para que eles possam fazer frente à nova realidade, que traz uma mudança significativa nos hábitos dos consumidores, e consequentemente em toda a cadeia logística”, comenta Ricardo Botelho, presidente da Jamef.

Com o crescimento de alguns setores específicos, como o comércio eletrônico e produtos médico-hospitalares, a Jamef Encomendas Urgentes, sai na frente com novos projetos de investimentos. Mantendo o otimismo e a expectativa positiva em relação ao aumento da demanda, a empresa conclui a primeira fase dessa expansão com a aquisição de mais de 100 veículos, que já estão sendo entregues a partir desta segunda quinzena de julho.

Os novos equipamentos que irão compor a frota, trarão ainda mais agilidade durante todo processo operacional, garantindo a qualidade na prestação dos serviços, especialmente em um período em que o mercado deve aquecer, além de toda a segurança e conforto oferecidos aos motoristas que atuarão com esses equipamentos. Todos os veículos são muito bem equipados e de última geração. Essa condição fortalece cada vez mais a confiança de que os nossos investimentos envolvem firmar parcerias sólidas com as melhores alternativas do mercado. Quando se trata de qualidade, não medimos esforços no que diz respeito às inovações tecnológicas, comenta Pedro Maniscalco, diretor de operações da Jamef.

Este é só o início desta nova fase de renovação e ampliação de toda a frota de transferência da Jamef, uma estratégia de planejamento bem estruturada, de impacto positivo e imediato e de grande ganho para toda empresa. Mesmo diante de todos os desafios no que se refere à economia brasileira e aos novos hábitos, estamos otimistas quanto ao aumento da demanda. Os resultados têm sido positivos e nos fizeram rever projetos futuros, como o crescimento da frota e, consequentemente, o reforço do nosso time de colaboradores, explica Pedro.

Diferenciais da frota

O cavalo mecânico automatizado se distingue de um veículo de carga comum porque está totalmente equipado com suspenção pneumática, controle de tração, freios ABS e o kit conforto. Um equipamento especialmente preparado para acoplar carretas e semirreboques e recomendados por possuírem grande capacidade para cargas e volumes, além de ampla diversidade de configurações possíveis.

Para a empresa o mais importante dentro destas aplicações é garantir o nível de serviço e as entregas no prazo. “Nós temos um compromisso com os nossos clientes e colaboradores e é desta forma que atuamos há 57 anos”, conclui o diretor de operações da Jamef.