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    Hourpress/Arquivo Morava num apartamento de cobertura na Região dos Jardins, com direito a três vagas na garagem, onde tinha estacionad...

sábado, 4 de abril de 2020

Economia: Venda de créditos on-line garante comodidade e segurança


Aplicativo que indica previsão de chegada dos ônibus em tempo real


Redação/Hourpress

A venda de créditos para o Bilhete Único ainda é uma questão para a maioria dos paulistanos, muitos têm de se deslocar para recarregá-lo em terminais de ônibus por medo de preencher seus dados em aplicativos ou simplesmente preferir a recarga em dinheiro.
Os usuários do app Cittamobi podem recarregar seus bilhetes utilizando três formas de pagamento: Cartão de Débito, Crédito ou Alelo Mobilidade (exclusividade do aplicativo). Desenvolvido em 2014, o app disponibiliza informações em tempo real dos ônibus das cidades onde atua, por meio do seu aplicativo gratuito para usuários Android e IOS.
"O CittaMobi é a plataforma que oferece soluções que melhoram, em diversos aspectos, a vida dos usuários de transporte coletivo. Seja por promover economia de tempo ou dar a possibilidade de milhares de brasileiros organizarem sua rotina. É importante que as pessoas sigam as orientações médicas e caso precisem fazer a recarga dos seus bilhetes, façam a compra de créditos on-line", explica Paulo Fraga, CEO do CittaMobi.
Muitos dos antigos pontos de compra, venda e recarga de créditos de tarifa de ônibus foram fechados e todo o atendimento voltou a ser realizado pela SPTrans nos postos de atendimentos. Durante o isolamento social causado pelo surto de COVID-19 no país, são poucos os pontos de recarga nos terminais e estações do metrô que seguem abertos. Muitas vezes o crédito do cartão de tarifas acaba entre uma viagem e outra e a compra de crédito on-line é uma ótima saída pra quem passa por essa situação ou simplesmente prefere fazer esse procedimento no conforto da sua casa.

Geral: Cofre digital armazena memórias dos avós durante o confinamento do Covid-19



Plataforma online armazena arquivos de texto, imagem, vídeo e áudio


Redação/Hourpress

Letters4KIDS, plataforma online, que armazena arquivos de áudio, vídeo e textos (cartinhas, nomeadas pelos usuários, com fatos e momentos, que os responsáveis armazenam), criada em 2019, já conta com mais de 3.000 diários digitais aumento o acesso em 25% nas últimas semanas. A plataforma, originada pela startup Letters4.com, nasceu com a missão de conectar gerações à partir da preservação das memórias das famílias, funciona como um cofre digital, que garante privacidade para os pais e familiares que desejam registrar os melhores momentos dos filhos durante a infância.

A letters4KIDS não é uma rede social, mas uma plataforma fechada e só o responsável pela conta pode aprovar remetentes e gerenciar o acesso. Quando permitidos, qualquer familiar está autorizado a enviar mensagens para o email do filho, mas sem permissão para visualizar ou interagir dentro da linha do tempo que é de propriedade intelectual da família. “A propriedade intelectual é uma herança para os filhos. Assim, como os pais deixam aos herdeiros, bens e valores monetários, no futuro também poderão deixar os cofres digitais que armazenam a propriedade intelectual de uma família”, explica Kelly de Castro, CEO e fundadora da Letters4.com.

A Letters4KIDS e o Covid-19
No momento crítico que o mundo inteiro está vivendo com a pandemia do Coronavírus, avós e parentes mais próximos estão usando a plataforma para registrar fatos e acontecimento, que servirão de base histórica para os netos no futuro. Durante a última semana o acesso na plataforma cresceu 25% em relação ao mês passado e relatos de alguns usuários registram alento no uso da plataforma, principalmente, os avós que estão confinados e isolados, sem acesso ao ambientes familiares e encontros com os netos. Um avô que usa a plataforma, o Sr. Antônio Carlos Martins da Silva, de Ponta Grossa, informa que a carta é o maior tesouro que pode deixar para a neta.

A ideia nasceu da própria CEO da Letters4.com, Kelly de Castro, que viveu uma experiência de vida motivadora para a criação da plataforma. Ela foi adotada com um dia de vida e durante a infância não tinha acesso aos melhores momentos da sua vida,  depois de adulta, presenteou a Letters4KIDS, no início da criação a outra criança, também adotada, com um espaço na internet para registro de suas primeiras memórias e depoimentos de toda a família sobre o processo de adoção. “Por isso, acredito na Letters4KIDS como um cofre de todo o patrimônio intelectual das famílias. Nossas primeiras memórias resgatam nossa origem e trazem muito de nossa missão de vida. A riqueza deste conteúdo é de um valor inestimável! ”, explica a executiva.

Como funciona
Logo que o usuário entra na plataforma, realiza um cadastro básico e cria um email em nome do filho sob o domínio letters4.com. Pronto, uma linha do tempo organizada em ordem cronológica da criança começa a ser desenhada. É com esta linha do tempo que a criança irá acessar todo o conteúdo postado pelos pais, padrinhos, irmãos, tutores ou avós, na fase adulta ou quando os pais e/ou familiares responsáveis assim desejarem. Qualquer pessoa pode fazer um diário digital, independente do grau de parentesco e idade. O acesso gerenciado pelos responsáveis e é possível convidar outros familiares para que também possam enviar mensagens, que os próprios usuários chamam de cartinhas, para o email do filho, mas sem permissão para visualizar ou interagir dentro da linha do tempo que é de propriedade intelectual da família.

Cofre digital
De forma segura e com total privacidade é possível enviar arquivos de texto, áudios, vídeos ou imagens para a linha do tempo da vida da criança. É possível criar até 4 diários de registros por família. 

Todos os planos da Letters4KIDS são vitalícios, sendo a assinatura básica com capacidade de até 100 GB de armazenamento durante toda a duração da conta, mas se precisar de mais armazenamento, há a possibilidade de upgrade para o plano de 1000 GBs (1TB) diretamente no cartão de crédito ou boleto.

A empresa prepara o lançamento do app Letters4KIDS em abril deste ano para facilitar o acesso e postagens instantâneas na plataforma.

Sobre a Letters4.com
A Letters4 é uma startup fundada pelo trio entre o economista, Bruno Medeiros, a professora de artes Kelly de Castro e o programador Dionei Miodutzki. Todos já passaram por várias empresas e empreendimentos até a criação da Letters4KIDS em março de 2019. A plataforma conta com mais de 3000 diários digitais publicados e está presente nas redes sociais com mais de 76 mil seguidores.

Geral: Idosos buscam residenciais especializados para ter isolamento mais seguro e saudável



Uma das novas residentes é uma mulher de 90 anos

Redação/Hourpress

Acostumados a oferecer cuidados extremos, os residenciais voltados aos idosos foram os locais que, desde a chegada da pandemia ao Brasil, tomaram medidas ainda mais rigorosas para manter a saúde dos hóspedes. Considerado principal grupo de risco diante do novo coronavírus, pessoas da terceira idade começam a buscar o acolhimento especializado destes locais como forma de garantir uma quarentena mais segura.
O Residencial Club Leger, localizado em São Paulo, por exemplo, recebeu, nas duas últimas semanas, mais três hóspedes. A instituição também vem sendo consultada por famílias que buscam uma alternativa que garanta a proteção dos idosos e não os deixe ociosos em casa.
Uma das novas residentes é uma mulher de 90 anos, que mora sozinha e a filha vive fora do país. O restaurante onde ela costumava fazer as refeições, próximo à sua casa, fechou. Ela também passou a se sentir mais insegura para ir ao mercado. Há também o exemplo de um senhor de 81 anos, que reside com a filha e netos. A família passou a se sentir preocupada com o entrar e sair diário na casa, expondo-o a possibilidade de contrair o vírus.
- Essa é uma questão que começa a preocupar as famílias: muitos idosos acabam ficando expostos, mesmo em isolamento. Os residenciais tendem a oferecer toda a segurança em saúde e conforto - afirma Vinícius Neves, administrador do Residencial Club Leger , destacando que todos mantêm contato com os familiares de forma online.
Vinícius destaca que todos os cuidados foram intensificados no Residencial Club Leger, como reforço no estoque de Equipamentos de Prevenção Individual (EPI), como máscaras e luvas. Nas áreas comuns são distribuídos álcool em gel, e as visitas são instruídas na correta higienização das mãos e sobre medidas preventivas.
A psicóloga Daniela Bernardes destaca a necessidade de criar estímulos para que os idosos possam se manter ativos. Mas que eles precisam, sobretudo, ser mais ouvidos.
- Esse é um momento em que a escuta é fundamental. O entendimento tem de se dar não pelo convencimento, mas por meio de uma conversa franca. Cada qual tem seu próprio tempo de adaptação e entendimento das situações. Quanto mais a pessoa estiver engajada no processo, mais eficiente serão todas as iniciativas - explica.
Já o D’Pádua Residencial Sênior, que possui três unidades localizadas no bairro do Alto de Pinheiros, aplica medidas adicionais de prevenção para os idosos, familiares e profissionais. São mais de 80 residentes, sendo 90% deles mais vulneráveis à doença por possuir idade acima de 70 anos.
Foi criado um plano de ação, seguindo as recomendações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde, que consiste em atribuições coletivas, com práticas internas rigorosas que foram inseridas na rotina. Também foram inclusos informativos na comunicação do D´Padua, em suas áreas internas para funcionários e através de e-mails e redes sociais, para os familiares e possíveis visitantes.
Em todas as unidades houve o aumento do número de dispensers de álcool gel e lenços descartáveis, reforço de equipamentos de prevenção individual para equipe (máscaras e luvas), utilização constante de máscaras cirúrgicas em pessoas sintomáticas e reorientação sobre a importância da higiene de mãos, com água e sabonete ou álcool em gel.

Geral: SP anuncia que Delegacia Eletrônica fará atendimento virtual de violência doméstica


Vítimas desse tipo de crime têm prioridade no atendimento virtual


Redação/Hourpress

O Governador João Doria anunciou nesta sexta-feira (3) que a Delegacia Eletrônica (www.delegaciaeletronica.policiacivil.sp.gov.br) começou a registrar casos de violência doméstica em São Paulo. O serviço é mais uma ferramenta disponibilizada pelo Governo de São Paulo para proteger as mulheres.

O atendimento presencial prossegue normalmente nas 134 DDMs (Delegacia de Defesa da Mulher) do Estado, mas agora as vítimas desse tipo de crime têm a opção digital para buscar ajuda e se defender dos agressores.
“Nós temos tido em São Paulo uma posição de defesa intransigente das mulheres que são vítimas de agressões ou de ameaças, onde quer que seja. Acrescentamos a possibilidade do registro do boletim de ocorrência de forma eletrônica. Dado o aumento do isolamento social, nós estamos atentos para a proteção das mulheres dentro das suas casas”, disse Doria, durante entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes, com a participação do Secretário da Segurança Pública, General João Camilo Pires de Campos.
De acordo com a Delegada Jamila Ferrari, Coordenadora das DDMs em São Paulo, o atendimento eletrônico às vítimas de violência contra a mulher já estava sendo planejado pela Polícia Civil e teve seu lançamento antecipado por conta da crise da COVID-19.
“Buscamos nos antecipar a um fenômeno que ocorreu em outros países, como China, Espanha, França e Estados Unidos, que registraram aumento no número de casos após adotarem medidas de isolamento social”, afirmou a Delegada.
A principal vantagem do novo serviço, segundo Jamila, é a agilidade na notificação das ocorrências. “A vítima poderá acessar o site de qualquer dispositivo conectado à internet, como smartphone, tablet ou computador. Esse serviço é essencial em um período em que as mulheres têm dificuldade para sair de casa”, acrescentou.
A Coordenadora das DDMs ressalta que os casos de violência doméstica terão prioridade no atendimento eletrônico e que o serviço ainda deve ser melhorado para facilitar o contato das vítimas com as autoridades de segurança.
“Vamos aprimorar a ferramenta gradualmente, principalmente em relação às questões técnicas. O importante é que estamos colocando à disposição da sociedade mais uma ferramenta de defesa das mulheres. E as que preferirem buscar ajuda em uma delegacia física também serão atendidas normalmente”, disse.
Assim como nos demais casos registrados pela delegacia eletrônica, os boletins de violência doméstica passarão por uma triagem e serão encaminhados às DDMs correspondentes à região de cada ocorrência. Nas cidades que não possuem uma DDM, a ocorrência será direcionada à delegacia territorial correspondente à residência da vítima. Caberá aos delegados e delegadas responsáveis providenciar as diligências e perícias necessárias, assim como entrar em contato com as vítimas.
“É muito importante que as vítimas guardem as provas em lugar seguro, como fotos, vídeos e diálogos escritos. Elas são necessárias para dar materialidade aos casos e serão requisitadas pelos delegados”, alertou a Coordenadora das DDMs.
Ampliação da Delegacia Eletrônica
O Governador João Doria anunciou no último dia 24 a ampliação no atendimento da Delegacia Eletrônica. O serviço passou a registrar uma série de crimes que antes só podiam ser registrados presencialmente. Passou a ser possível notificar pela internet roubo ou furto a residência; roubo ou furto a estabelecimento comercial; crimes contra o consumidor; roubo ou furto de carga; ameaça; estelionato; entre outros.
As delegacias territoriais seguem funcionando normalmente, mas, em razão da disseminação da COVID-19, a Polícia Civil recomenda a utilização do modelo eletrônico para evitar aglomerações nos DPs e, assim, reduzir os riscos de contágio. A ampliação da Delegacia Eletrônica estava prevista para o segundo semestre, mas foi antecipada por causa da doença.
Desde que entrou em funcionamento, no ano 2000, a Delegacia Eletrônica já registrou mais de 13 milhões de ocorrências, sendo mais de 220 mil somente nos dois primeiros meses deste ano. Em 2019, por exemplo, as modalidades disponíveis no serviço digital apresentaram movimento 29% superior ao total de ocorrências presenciais.

sexta-feira, 3 de abril de 2020

Saúde: HC de SP recebe robôs de telepresença para atendimento em casos de isolamento


Nova tecnologia do Hospital das Clínicas já realiza triagens dos pacientes no Ambulatório 


Redação/Hourpress

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) conta com mais três novos reforços na luta contra o coronavírus, causador da doença COVID-19: são os robôs de telepresença. A nova tecnologia do HC já realiza triagens dos pacientes no Ambulatório de Transplante de Fígado, vinculado à Divisão de Transplantes de Fígado e Órgãos do Aparelho Digestivo e à Divisão de Gastroenterologia, que chegam da rua por questões respiratórias ou não.
Uma enfermeira fica a distância e, por meio da tela do robô, consegue recepcionar os pacientes, realizando a primeira triagem, não se expondo ao risco de contaminação. Dessa forma, a profissional consegue identificar os pacientes com sintomas respiratórios que são prioritários no atendimento, indicando as medidas de isolamento necessárias.
Os robôs também serão utilizados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e em enfermarias. Quando há um paciente em isolamento, é necessário minimizar a entrada de pessoas no quarto do paciente. Nesses casos, o robô pode ser utilizado tanto pela enfermagem, que poderá conversar com o paciente remotamente, como também as visitas dos familiares poderão ser feitas com essa tecnologia.
Durante a pandemia, muitos médicos precisarão ficar afastados, em isolamento domiciliar. Nesses casos, eles ainda poderão contribuir com a experiência participando a distância de reuniões clínicas e da discussão de casos.
Integração
Segundo a diretora do HACKMED, Lilian Arai, que coopera com a integração de startups e empresas que dispõe de soluções tecnológicas no aparelhamento do Hospital das Clínicas durante a pandemia da COVID-19, a ideia é distribuir robôs por todo o Complexo HC.
“Temos três robôs, mas gostaríamos de disponibilizar muito mais. Além disso, também buscamos o apoio de muitas empresas que possam colaborar na implementação dos melhores recursos tecnológicos, visando ao menor risco de contaminação e à maior eficiência no atendimento”, finalizou.

Saúde: Santa Casa de São Paulo usa tendas para atender suspeitas de covid-19



Novo fluxo visa isolar atendimento de pacientes de covid-19


Agência Brasil 

O hospital central da Santa Casa de São Paulo, localizada no centro da capital paulista, montou tendas para receber os pacientes com suspeita de covid-19 desde a última quarta-feira (01). O pronto-socorro externo, improvisado para suprir a demanda por atendimento de pacientes com suspeita de coronavírus, tem recebido por volta de 50 pessoas ao dia.
A Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo explicou que, desse modo, o fluxo de pacientes dentro do hospital é menor, evitando exposição e risco de disseminação da doença. Os pacientes são atendidos, recebem orientação e, quando necessário, são internados.
“Destacamos que todos os nossos esforços estão voltados para o combate à pandemia e em oferecer o melhor atendimento para todos. A Santa Casa de São Paulo reafirma o seu compromisso com a saúde da população, acreditando que com ações em conjunto conseguiremos enfrentar este momento difícil”, disse a entidade em nota.

Saúde: Dimensão da pandemia no Brasil será percebida nas próximas semanas



Diretor do Butantan afirma que País está no começo da epidemia

Agência Brasil 


O diretor do Instituto Butantan e membro do Comitê de Contingência do Coronavírus, Dimas Covas, disse  (3), ontem que o tamanho da epidemia de covid-19 no país será percebido já nas próximas semanas.
“Nas duas ou três semanas vamos conhecer exatamente o tamanho dessa epidemia. Estamos no começo dela e vamos saber [nessas próximas semanas] se vamos encontrar um Everest [montanha de maior altitude do mundo] ou um monte mais suave”, disse ele.
Segundo o governador de São Paulo, João Doria, abril será um mês de muita tristeza para os brasileiros. “Lamentavelmente, estamos no mês mais duro, mais agudo, mais difícil da crise do coronavírus. Será um mês de notícias tristes para os brasileiros. Temos que ter consciência disso e a capacidade de reconhecer de que este será o mês mais difícil da nossa crise. O embasamento para isso é científico”, falou Doria hoje, em mais uma das entrevistas que ele está dando diariamente na sede do Palácio dos Bandeirantes. Por isso, acrescentou Doria, o importante é manter, no momento, o isolamento social. “Fiquem em casa”, ressaltou.
São Paulo tem hoje 3.506 casos confirmados e 214 óbitos por covid-19, com 395 pacientes internados em regime de tratamento intensivo e 489 em regime de enfermaria.

Amostras paradas

De ontem para hoje, São Paulo conseguiu analisar mais 87 amostras de pessoas que morreram no estado com suspeita de coronavírus e cujo exame estava parado, aguardando resultado. Do total de analises, 26 deram diagnóstico positivo para o novo coronavírus. Ontem já haviam sido analisadas 93 do total de 201 amostras que estavam paradas. Com isso, até este momento, São Paulo conseguiu analisar 180 dessas amostras.
Doria negou hoje que São Paulo esteja deliberadamente escondendo dados sobre os casos de covid-19 no estado. “Não há nenhuma informação omitida, escondida ou deliberadamente retardada para a opinião pública. Temos aqui uma guerra de saúde, uma guerra econômica e uma guerra de informação. E vencer a guerra de informação é fornecer informações corretas, precisas e transparentes”, disse Doria.
A ideia, disse Covas, é tornar a notificação dos casos de coronavírus automática em São Paulo. “Na questão dos testes, nós vamos colocar isso online. A ideia é que fez o teste, ele já caia direto na rede”, finalizou..