Postagem em destaque

Crônica: Quando a fome impera para preservar a saúde

Arquivo/Nestlé Porém, esse hábito iria sofrer mudança brusca Astrogildo Magno Mariolzo tinha horror de passar fome, mesmo quando o médic...

segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

Geral: Bancos funcionam hoje e fecham nesta terça-feira e no dia 1º


Agência Brasil

As agências bancárias abrem normalmente hoje (30), último dia útil do ano para atendimento ao público, com expediente normal para a realização de todas as operações bancárias. Elas estarão fechadas para o atendimento ao público nessa terça-feira (31) e no feriado do dia 1º de janeiro.
Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as agências bancárias só voltam a funcionar normalmente na quinta-feira (2),
A Febraban orienta a população a utilizar os canais alternativos de atendimento bancário para fazer transações financeiras, como mobile e internet banking, caixas eletrônicos, banco por telefone e correspondentes.
 Caixa Econômica Federal inicia hoje (13) a liberação do saque de até R$ 500 em contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
Bancos não abrem nesta terça-feira e no dia 1º - Marcelo Camargo/Agência Brasil
Os carnês e contas de consumo (como água, energia e telefone) vencidos no feriado poderão ser pagos, sem acréscimo, na quinta-feira.
Normalmente, os tributos já estão com as datas ajustadas ao calendário de feriados, sejam federais, estaduais ou municipais.
Os clientes também podem agendar os pagamentos das contas de consumo ou pagá-las (as que têm código de barras) nos próprios caixas automáticos.
Já os boletos bancários de clientes cadastrados, como sacados eletrônicos, poderão ser agendados ou pagos por meio do DDA (Débito Direto Autorizado).

Geral: Metrô tem menos de 30 mil cartões disponíveis para festa do Rio


Réveillon em Copacabana deve atrair 2,8 milhões de pessoas

Agência Brasil

Cerca de 82% dos 158 mil cartões especiais para embarque no Metrô Rio durante a festa de virada do ano já foram vendidos, segundo informações da concessionária. Com isso, restam menos de 30 mil cartões disponíveis para compra.
Para evitar transtornos durante a festa de final de ano de Copacabana, na zona sul da cidade, o embarque no metrô carioca, das 19h do dia 31 até as 5h do dia 1º, só será permitido para quem tiver comprado bilhete especial. A expectativa é que a festa atraia 2,8 milhões de pessoas.
Segundo o último balanço, divulgado pela concessionária Metrô Rio na noite de ontem (29), só havia bilhetes disponíveis para as faixas de horário das 19h (ida e volta), 22h (ida e volta), 23h (ida e volta e somente ida) e de 0h às 5h (somente volta).
Caso não se esgotem até lá, os bilhetes podem ser comprados até as 19h de amanhã (31).

Túnel do Tempo: Norte-americanos dão trégua na Guerra do Vietnã


Luís Alberto Alves/Hourpress

Em 30 de dezembro de 1972, os norte-americanos promovem uma parada nos ataques aéreos ao Vietnã do Norte. Em janeiro do ano seguinte, ocorre o acordo de Paris, estabelecendo o cessar-fogo, a retirada das tropas norte-americanas, a convocação das eleições gerais no Vietnã do Sul e a libertação dos prisioneiros.

Raio X de Sampa: Conheça a história da Avenida do Estado


Luís Alberto Alves/Hourpress

A Avenida do Estado (foto) banha as margens do rio Tamanduatei de ambos os lados. É uma homenagem ao Estado de São Paulo. Seu nome foi oficializado em 1914. Muito longo, chega até  a cidade de Santo André, mas também é famosa por causa dos alagamentos em época de Verão. 

quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

John & Mary: Como tudo começou....

John e Mary trocaram os Estados Unidos pelo Brasil, onde criarão várias polêmicas



Caju/Tony Fernandes

Os irmãos John Alien e Mary Storm nasceram no Texas, Estados Unidos.  O pai deles, George Happy lutou na Guerra da Coreia, na década de 50. Branco era fã da entidade racista Ku Klux Klan, defendendo o extermínio de minorias, principalmente de negros, que na sua visão atrasou o progresso da América, principalmente durante a Guerra Civil Americana, quando apoiaram o Norte contra o Sul.

Mas como o coração tem razão que a própria razão desconhece, apaixonou-se por uma garçonete, Angie, branca, não racista e apaixonada pelos discursos e teses defendidas pelo líder negro e radical Malcom X. Dentro de casa e do quarto essas diferenças acabaram esquecidas.
Mary Storm não gosta de homens nem de mulheres


O irmão de George, Mike, aos 19 anos, em 1966, foi lutar no Vietnã. Ali permaneceu até 1967, quando durante um patrulhamento pisou numa mina e perdeu metade da perna direita. O forte estresse nervoso mexeu com sua mente. Retornou maluco. Para complicar a situação, poucos meses depois, o governo cortou sua pensão, o deixando sem dinheiro para criar a filha, Linda.

Piloto

A avó paterna de John e Mary, Caroline, também teve um passado de conflito, pois perdeu o marido, Steven, na Segunda Guerra Mundial. Piloto da Marinha, num dos retornos ao porta aviões, colidiu sua aeronave antes da cabeceira da pista. O aparelho pegou fogo e apenas cinzas restou do seu corpo.

Caroline pegou o nascimento do Rock, da quebra de paradigma da então conservadora sociedade norte-americana, de final da década de 1940, que não admitia uma música considerada barulhenta e que atingiu em cheio a juventude. Detestava Chuck Barry, Little Richard, Frankie  Lymon e Fat Domino, o homem que gravou o primeiro rock da história, o hit “Fat Man”, em 1948.

De carona acompanhou o surgimento do líder negro Martin Luther King e suas famosas passeatas, no início da década de 1960 pelos Estados Unidos, pregando a igualdade entre negros e brancos, por meio da Lei dos Direitos Civis. Também não apoiava a política do presidente Franklin Roosevelt, e idolatrava o senador democrata Joseph McCarthy, que na década de 50 impôs forte perseguição aos artistas de Hollywood, considerados comunistas.

China

Por outro lado, Caroline tinha grande paixão pelo líder e revolucionário chinês, Mao Tsé-Tung, que colocou o socialismo como regime naquele país, após sangrenta revolução no final da década de 40. O fascínio era tão grande, que Caroline adorava vestir o estilo de bata que Mao Tsé-Tung popularizou entre público universitário simpatizante do comunismo na Europa e Estados Unidos.

É nesta família que surgirá o casal John Alien e Mary Storm. Alien, sempre foi muito inteligente. Autodidata aprendeu na infância tocar guitarra, contrabaixo, violino, saxofone e bateria. Na escola tirava o sossego dos professores, por causa da facilidade em aprender as matérias. Desde essa época passou a usar a ironia como forma de criticar o mundo.

Sua irmã, Mary é rebelde contra todo tipo de sistema: político, religioso, educacional, econômico e até mesmo familiar. Na infância foi abusada sexualmente pelo tio Mike, antes de ele ir para o Vietnã. Algum tempo depois, uma vizinha da família, a babá Katy, lésbica, também passou a ter relação sexual com Mary, a contragosto. 
John Alien usa de ironia para criticar o sistema


Homossexual

Sua cabeça pirou. Após algum tempo, já na adolescência tomou nojo de sexo, seja hetero ou homossexual. Também não aceita a gravidez como algo bom, por causa dos relatos de mulheres mortas durante o parto natural. O abandono do governo norte-americano, deixando seu tio Mike, o mesmo que a estuprou na infância, a fez tomar raiva por qualquer tipo de sistema político.

Após a morte dos pais, John e Mary pegaram o dinheiro da herança deixada pelos seus velhos e tomaram a decisão de morar no Brasil. Ignoraram as notícias de que o atraso socioeconômico os faria retornar rapidamente aos Estados Unidos.

É neste contexto que a história da vida destes dois personagens vai se desenrolar. Vão se envolver em diversas polêmicas, porque muitos não irão gostar de suas opiniões, algumas delas bem chocantes. Mas vieram para polemizar. Tanto é que o jargão de John é “pimenta malagueta com urtiga e jiló no teu café”. Já Mary, em termos sexuais, defende que o melhor amante de uma mulher são os seus dedos....


terça-feira, 24 de dezembro de 2019

John&Mary: A pimenta com urtiga no sistema

Luis Alberto Alves/Hourpress

John&Mary é pimenta com urtiga. São dois irmãos na contramão do sistema desde o ventre materno. O pai, branco, era fã da entidade racista Ku, Klux Klan, mas a mãe, também branca, amava o líder negro radical Malcom X. Desta mistura vieram ao mundo John Alien e Mary Storn, que muito barulho vão provocar nestas páginas. A primeira experiência deles é a visão de Natal, que poucas pessoas têm desta festa. Curtam! Compartilhem!

quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

Veículos: União de FCA com Groupe PSA cria 4ª maior fabricante de veículos do mundo



Luís Alberto Alves/Hourpress

Nova entidade terá liderança, recursos e escala para estar na vanguarda de uma nova era da mobilidade sustentável
• Combina as capacidades amplas e crescentes das duas companhias para enfrentar o desafio de modelar a nova era da mobilidade sustentável• Companhia combinada será o quarto maior fabricante de veículos global em volume e terceiro maior em receita, com vendas anuais de 8,7 milhões de unidades e receitas combinadas de cerca de 170 bilhões de euros

A Fiat Chrysler Automobiles N.V. (“FCA”) (NYSE: FCAU / MTA: FCA) e a Peugeot S.A. (“Groupe PSA”) assinaram hoje um Acordo de Combinação vinculativo que prevê uma fusão 50/50 dos seus negócios para criar o quarto maior fabricante de veículos global em termos de volume e o terceiro maior em receita. A combinação proposta será uma líder na indústria, com administração, capacidades, recursos e escala para capitalizar com sucesso as oportunidades apresentadas pela nova era da mobilidade sustentável.
Com sua solidez e capacidade financeira combinada, a entidade resultante da fusão estará particularmente bem posicionada para fornecer soluções inovadoras, mais limpas e sustentáveis em mobilidade, tanto num ambiente de rápida urbanização quanto em áreas rurais ao redor do mundo. Os ganhos em eficiência derivados de maiores volumes, bem como os benefícios da união dos pontos fortes e competências principais das duas companhias, garantirão que o negócio combinado possa oferecer a todos os seus clientes os melhores produtos, tecnologias e serviços, além de responder com maior agilidade à mudança que está ocorrendo neste setor extremamente exigente.
A companhia combinada terá vendas anuais de 8,7 milhões de veículos, com receitas combinadas de aproximadamente 170 bilhões de euros[1], lucro operacional recorrente de mais de 11 bilhões de euros[2] e uma margem de lucro operacional de 6,6% - em uma base agregada simples dos resultados de 2018[3]. O sólido balanço combinado proporciona flexibilidade financeira significativa e uma ampla margem de manobra para executar planos estratégicos e investir em novas tecnologias durante todo o ciclo.
A entidade combinada terá uma presença global equilibrada e rentável, com um portfólio de marcas icônicas e altamente complementares, que cobrem todos os principais segmentos de veículos - desde automóveis de luxo, premium e de passageiros, até SUVs, picapes e veículos comerciais leves. Isso será respaldado pela força da FCA na América do Norte e na América Latina e pela sólida posição do Grupo PSA na Europa. O novo Grupo terá um equilíbrio geográfico muito maior, com 46% das receitas derivadas da Europa e 43% da América do Norte, com base nos dados agregados de 2018 de cada companhia. A combinação dará à nova companhia a possibilidade de reformular a estratégia em outras regiões.
As eficiências que serão obtidas com a otimização dos investimentos em plataformas de veículos, famílias de motores e novas tecnologias, na medida em que aproveitam a maior escala, permitirão melhorar a performance de compras e criar valor adicional para seus públicos de interesse. Mais de dois terços dos volumes estarão concentrados em duas plataformas, com aproximadamente 3 milhões de automóveis por ano em cada uma delas – plataforma pequena e plataforma compacta/média.
Espera-se que essas eficiências em matéria de tecnologia, produtos e plataformas representem aproximadamente 40% do total de 3,7 bilhões de euros em sinergias anuais quando em pleno funcionamento, enquanto as compras – beneficiando-se principalmente da escala e do melhor alinhamento de preços – representarão mais 40% das sinergias. Outras áreas, que incluem marketing, TI, despesas gerais e administrativas (G&A) e logística, representarão os 20% restantes. Essas estimativas de sinergias não são baseadas em quaisquer fechamentos de fábricas como resultado da transação. Projeta-se que as sinergias estimadas terão fluxo de caixa líquido positivo a partir do primeiro ano e que aproximadamente 80% das sinergias serão alcançadas até o quarto ano. O custo total único para alcançar as sinergias é estimado em 2,8 bilhões de euros.