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Crônica: De bem-sucedido ao amargo do ostracismo

    Hourpress/Arquivo Morava num apartamento de cobertura na Região dos Jardins, com direito a três vagas na garagem, onde tinha estacionad...

terça-feira, 17 de dezembro de 2019

Veículos: Revista dos EUA nomeia Ram Heavy Duty como Picape do Ano


Formada pelos modelos 2500 e 3500, a nova linha Ram HD vence prêmio da publicação norte-americana MotorTrend
A Nova Ram 2500 acaba de chegar ao Brasil
Marca Ram comemora a honraria pelo segundo ano consecutivo. A vencedora anterior havia sido a Nova Ram 1500
Ao longo dos dez anos que a Ram acaba de completar como marca própria, ela conquistou cinco vezes a nomeação de Picape do Ano da MotorTrend


Luís Alberto Alves/Hourpress
A tradicional revista MotorTrend elegeu a linha Ram Heavy Duty 2020 como vencedora do prêmio de Picape do Ano 2020. Com os votos dos editores da publicação, a Ram HD conquistou assim o segundo título seguido para a marca de utilitários do grupo Fiat Chrysler Automobiles (FCA). No ano passado, a Nova Ram 1500 havia sido a escolhida. Desde que virou uma marca própria em 2009, as picapes com o símbolo do carneiro já receberam essa honraria cinco vezes: 2010, 2013, 2014, 2019 e 2020.
Vale destacar que a linha Heavy Duty da Ram é formada pelos modelo 2500 e 3500. A primeira é vendida no Brasil desde 2005 e acaba de chegar às 45 concessionárias no país totalmente reformulada. O prêmio da MotorTrend reconhece os melhores veículos em entregar excepcional custo-benefício, mostrar superioridade em suas categorias e causar impacto na cena automotiva. É um dos títulos mais cobiçados da indústria automotiva, representando o topo de um segmento extremamente competitivo.
 “A Nova Ram Heavy Duty faz uma afirmação poderosa sobre a FCA e a marca Ram”, diz Reid Bigland, chefe global da marca Ram. “Em uma indústria de picapes brutalmente competitiva como na América do Norte, a conquista do título de Picape do Ano da MotorTrend em anos consecutivos reafirma o fato de termos hoje as melhores picapes leves e pesadas do mercado”.
 A premiação da MotorTrend está aberta a todos os veículos ano/modelo 2020 totalmente novos ou substancialmente atualizados. Em vez de serem comparados entre si, os concorrentes são submetidos à bateria completa de testes de desempenho do MotorTrend para avaliar quase todos os aspectos de cada veículo. Os veículos são avaliados em três pistas separadas em um centro de testes automotivos antes da seleção dos finalistas.
 "A Ram Heavy Duty é a Picape do Ano 2020 da MotorTrend porque oferece desempenho, capacidade e estilo incomparáveis no ultracompetitivo segmento de picapes", afirma o editor-chefe da MotorTrend, Edward Loh. “Projetadas para o trabalho e lazer, as Ram 2500 e 3500 recompensam quem as dirige com motorizações impecáveis, interiores suntuosos com alta tecnologia e uma ampla gama de recursos verdadeiramente úteis. Parabéns à Ram pelas vitórias consecutivas de Picape do Ano.”
 Após semanas de testes, os juízes determinam quais veículos serão os campeões. Os vencedores não são escolhidos a partir de uma comparação direta com outros finalistas, mas pelo resultado de como cada veículo se saiu com base nos seis critérios do prêmio: avanço no design, excelência em engenharia, eficiência, segurança, valor e atendimento da proposta pretendida.

Variedades: Di Ferrero disponibiliza primeiras músicas de projeto acústico, Sinais Sessions


Redação/Hourpress
Nos últimos dois anos a vida artística de Di Ferrero deu uma guinada de 180º. A turbulência natural - e até gostosa pela adrenalina gerada - ao experimentar um novo caminho o conduziu a esta ilha de tranquilidade que ele começa a soltar na forma de “Sinais Sessions”. A primeira leva de canções, que saem pela Universal Music, traz parceria com o rapper Rashid.
Ouça aqui.
Após apertar o botão de pause na bem-sucedida trajetória como frontman do NX Zero, Di lançou em 2017 o primeiro single solo, “Sentença”. Era um novo artista, sem medo de experimentar gênero e formato novos.
Isso o levou ao álbum “Sinais (Parte 1)”, em julho deste ano. Como o próprio nome entrega, até que venha a Parte 2 do trabalho, ele se diverte com amigos e artistas com quem já queria trabalhar há longa data.
“Quando lancei a primeira música (“Sentença”), ela foi surpreendentemente bem. Pensei que poderia ser pela novidade e tal. Mas com o tempo fui ganhando mais segurança como artista solo, encontrei um formato para show e entrei num fluxo criativo que gerou as sessions”, diz.
O formato é quase o de uma jam. Di convida o artista, escolhe uma canção do repertório deste, outra da sua própria obra solo ou com o NX Zero que tenha encaixe e mais o que acontecer na hora.
Do disco “Sinais (Parte 1)”, Di selecionou “Outra Dose”, originalmente um pop que flertava com reggaeton, “mas que tem uma letra bem cotidiano. Tinha a cara de um rapper cantando”. Funcionou na divisão melódica de vocais e no desenvolvimento harmônico.
O primeiro set de “Sinais Sessions” traz um clássico do NX Zero, “Razões e Emoções”, conduzida por Di no vocal e violão. A sessão foi gravada no Morro da Urca, no Rio de Janeiro, a céu aberto de dia.
O registro com Rashid ainda tem “Bilhete”, do repertório do rapper. É uma música que o ex-parceiro de Emicida (que até trabalhou com Di no “Projeto Paralelo”) gravou em 2010, com Fióti. Virou um Soul com R&B cheio de suíngue, baixo gordo e vocal melódico para Di, métrica rap para Rashid.
“Eu já tinha feito uma brincadeira com essa música ao vivo. Toquei, encaixei um trecho da letra de ‘Uma Gota no Oceano’ (NX Zero) e deu certo. Aí decidi que um dia a gravaria”, conta
A canção será lançada em segunda leva do “Sinais Sessions”, que terá sequência com a banda de reggae Maneva, no mesmo formato e local, em mais três canções. Completa as sessions o cantor de rap e hip hop Vitão. “Com o Maneva a ideia bateu no primeiro papo. E o Vitão eu vi nascer para a música”, explica as escolhas.
E até que venha “Sinais (Parte 2)”, a entressafra promete mais uma colheita, mas dessa vez em estúdio. Vitor Kley e Thiaguinho são os convidados para embarcarem na viagem de Di. “A idéia é trocar com os artistas. Cantamos uma minha, uma deles e o que mais a gente quiser. Pretendo fazer isso em vários lugares”, promete.

Variedades: Supera é o novo clipe de Matheus Brant



Redação/Hourpress
Matheus Brant lançou mais um clipe do álbum “Cola Comigo”. A faixa escolhida foi Supera, um pagode dos anos 90, que ficou muito conhecido na voz do cantor Belo em 2002 e tem a função de tornar clara a ideia estética do disco. Assista aqui.
“Comparando minha versão com outras da mesma música, tem-se mais claramente a dimensão de como enxergo e pretendo reproduzir o pagode enquanto gênero”, conta Brant.
Gravado no Rio de Janeiro, o clipe tem roteiro e imagens que acompanham essa desconstrução que o cantor quis fazer do pagode. O curta procura reduzir um pouco a carga dramática que a letra possui, dando leveza e informalidade à história contada. “É como se fosse um casal se filmando, fazendo “stories” pro Instagram em momentos caseiros”, explica.
O álbum “Cola Comigo” foi lançado em março deste ano, com direção artística de Cesar Lacerda, produção musical de Fabio Pinczowski, e é o segundo disco da trilogia iniciada em 2016 com “Assume Que Gosta”, em que o músico e compositor mineiro mergulha na linguagem de gêneros populares como axé, arrocha, pagode renovando-os. Matheus Brant é criador do bloco “Me Beija que eu sou Pagodeiro”, de 2014, no carnaval de rua de Belo Horizonte.

Variedades: Umê Shisso Pasta: massa italiana ao estilo japonês no Wafu Number 1



Redação/Hourpress
O prato Umê Shisso Pasta é uma criação exclusiva do chef Marcel Sasaki, que teve sua inspiração em uma viagem ao Japão. Possui o diferencial de ser uma junção da culinária italiana com a japonesa, levando spaghetti ao molho de umê (ameixa japonesa) e shissô, no valor de R$40,00.

Sobre o Wafu Number 1

WAFU Number 1, localizado no bairro de Pinheiros, é a nova casa dos sócios do Restaurante Dô Culinária Japonesa, que são os 3 sushiman que estão no dia a dia Osmar Tanaka e Kazuo Ozaki (vieram do Dô Pinheiros), Marcel Sasaki (do Dô Jardins); e Marcelo Tanaka, que cuida da operação do Jardins.

WAFU significa: WA = japanese e FU = style. A cozinha moderna e efervescente do Japão oferece a mesma relação de sushis especiais do Dô, no entanto com uma pegada mais criativa e fusion, porém com opções diferentes, como com wagyu de Kagoshima, foie gras com figo, entre outras iguarias do Japão etc.

O Wafu Number 1 possui uma junção única em um ambiente intimista, dividido em duas partes: Sushi bar e Izakaya. A área do Sushi Bar conta uma linha de sushis especiais muito criativa liderada pelo chef Marcel Sasaki. O espaço externo Izakaya dedica-se para os drinks e petiscos, com uma coquetelaria excepcional e variada, dividida entre clássicos e alguns drinks autorais assinados pelo barman Jackson Araújo.

Conta também com a inserção de pratos quentes inovadores, como WAFU Spaghetti, que são versões da massa italiana com estilo japonês, que levam ovas, algas, massagô, shisso, missô, ebi, cogumelos, carne de porco etc - que foi uma inspiração de uma viagem ao Japão. O WAFU tem a liberdade criativa de inserir pratos da Ásia inteira, como por exemplo o prato coreano Kimchi Bokkeum - Bap.

Serviço

WAFU Number 1 (Japanese Style)
Rua Ferreira de Araujo, 323, Pinheiros, 05428-000
55 11 2776-0241 -
Cartões
Crédito: Visa, Master, Amex
Débito: Visa e Master
Horários:
Segunda a Sexta das 12h as 15h / 18h30 às 00h
Sábado: 13h as 16h / 18h30 às 00h
Domingo: fechado
Capacidade: 34 lugares

Variedades: Banda brasileira entra para o Guinness por show mais longo da história


A Show Factory se apresentou durante mais de 64 horas em Guarulhos e aguarda confirmação do recorde


Luís Alberto Alves/Hourpress

No último fim de semana, a cidade de Guarulhos foi palco de uma façanha histórica. A banda Show Factory, da Zona Norte de São Paulo, concluiu uma apresentação com duração superior a 65 horas e bateu o recorde mundial de show mais longo do mundo, com a chancela do Guinness Book.

O show no Internacional Shopping foi gravado em sua totalidade e o material coletado será enviado para a equipe avaliadora do Guinness Book, que homologará o recorde batido em até 15 dias.

Há 17 anos, a banda, então chamada “Os Impossíveis”, foi responsável por bater pela primeira vez este mesmo recorde em um show com 24 horas de duração, o que a marcou como o primeiro grupo a criar uma categoria no Guinness Book. O recordista anterior da categoria, chamada “longest concert by a group” (show mais longo de um grupo, em tradução livre), era o Bodhi Foundation & Maharashtra Youth Development Organisation & Group, da Índia, e foi conquistado entre 14 e 16 de abril de 2009, após apresentação com 64 horas, 5 minutos e 7 segundos de duração.

Para o novo recorde, a preparação da banda durou um período de sete meses e foi conduzida por uma equipe formada tanto por músicos quanto por profissionais de diversas especialidades – coach, nutricionista, acupunturista, cardiologista, massoterapeuta, clínicos gerais, entre outros – o que garantiu que o recorde fosse superado com qualidade técnica e sem prejuízo à saúde dos músicos.

 O repertório do show contemplou sucessos do rock e pop nacional e internacional. O público acompanhou o feito no local durante a maior parte do tempo, com cobertura nas redes sociais da Acqio, do Internacional Shopping e da Show Factory.

Para conquistar o feito, a banda contou com o apoio da Acqio, maior rede de franquias de maquininhas de cartão do mundo. “Somos uma empresa pioneira no nosso segmento. Apostamos no empreendedorismo como forma de superação, e esse show foi exatamente sobre isso, a banda superou o cansaço, as dificuldades e entrou para a história”, comenta Robson Campos, CEO da Acqio.

Política: Comissão da Câmara discute regras para a adoção de idosos em situação de abandono



A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa realiza audiência pública agora pela manhã, para discutir uma melhor regulamentação da adoção de idosos no Brasil

Luís Alberto Alves/Hourpress/Agência Câmara
O deputado Ossesio Silva (Republicanos-PE), autor do requerimento para a realização do debate, destaca que a discussão é importante porque a idade média da população brasileira aumenta com rapidez. O parlamentar lembra que o Estatuto do Idoso prevê a colocação do idoso em família substituta como mecanismo de proteção a essas pessoas em condições especiais de vulnerabilidade, em especial os que estão em situação de abandono. 
"Mas o Estatuto não prevê norma expressa sobre as modalidades de família substitutas, o que impede, por exemplo, a adoção de idosos em situações peculiares", explica Ossesio Silva. De acordo com pesquisa divulgada em 2018, pelo então Ministério do Desenvolvimento Social, o número de abandono de idosos aumentou 33% entre os anos de 2012 e 2017.
Foram convidados para a audiência:
- o presidente do Instituto Brasileiro de Direito de Família (Ibdfam), Rodrigo da Cunha Pereira;
- o secretário nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Antonio Fernandes Toninho Costa;
- a presidente da Comissão do Idoso do Instituto Brasileiro de Direito de Família (Ibdfam), Maria Luiza Póvoa Cruz; e
- o membro associado da Associação Brasileira de Gerontologia e ex-secretário do Idoso do Distrito Federal, Ricardo Quirino dos Santos.
O debate ocorreu no plenário 16, a partir das 10h30, e foi interativo.

Política: Câmara aprova ‘botão de pânico’ para mulheres vítimas de violência


Pelo texto, o agressor também poderá ser monitorado e deverá arcar com os custos do equipamento


Luís Alberto Alves/Hourpress/Agência Câmara

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou proposta que torna obrigatório o fornecimento, para as mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, de dispositivo móvel, aplicativo ou outro meio de conexão constante com a polícia. Os chamados “botões de pânico” têm o objetivo de permitir o envio de alerta imediato à polícia em caso de ameaça ou agressão.
A medida está prevista em substitutivo ao Projeto de Lei 10024/18, do Senado, e a outras 15 propostas que tramitam em conjunto e tratam do tema. Por orientação da relatora, deputada Shéridan (PSDB-RR), o texto aprovado na CCJ é o mesmo que foi acatado anteriormente na Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher.
Shéridan concordou com a implantação do dispositivo de segurança em todo o País em razão de um contexto de violência contra a mulher que mata 4 mulheres por cada grupo de 100 mil. “O botão do pânico é um recurso eletrônico utilizado como meio de prevenir a violência doméstica, concorrendo para dar mais agilidade à oferta de proteção policial, já que, quando acionado, o equipamento emite um alerta para que a vítima seja socorrida”, explicou a parlamentar.
Monitoramento eletrônico
A proposta também autoriza o juiz a submeter o agressor a monitoramento eletrônico. Nesse caso, o dispositivo fornecido à vítima deverá ser capaz de identificar se o autor da violência está desrespeitando a distância mínima prevista na medida protetiva.
Originalmente, o texto do Senado dava ao juiz a possibilidade de fornecer ou não o dispositivo. Já a redação elaborada na Câmara determina o fornecimento do equipamento à vítima.
Outra modificação feita nas comissões da Câmara permite que o juiz emita mandado de busca e apreensão caso o agressor tenha armas de fogo. Uma última alteração obriga o agressor a arcar integralmente com os custos do equipamento de monitoramento eletrônico.
Além da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, o texto também já foi aprovado pela Comissão de Seguridade Social e Família.
Tramitação
O texto tramita em 
caráter conclusivo e deverá retornar ao Senado, em razão de ter sido modificado na Câmara.