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Crônica: De bem-sucedido ao amargo do ostracismo

    Hourpress/Arquivo Morava num apartamento de cobertura na Região dos Jardins, com direito a três vagas na garagem, onde tinha estacionad...

terça-feira, 12 de novembro de 2019

Geral: Tipos de pais, mães ou responsáveis: a perspectiva dos professores e dos teóricos

A análise de pensadores da educação que refletem sobre o papel das famílias no processo educacional


*Claudio Sassaki
Teóricos da educação, sobretudo os norte-americanos, têm produzido vasto conteúdo sobre o comportamento de pais, mães e responsáveis de todo o mundo; muitas dessas análises derivam na construção de perfis a partir da resposta que as famílias dão às demandas de diferentes gerações de crianças. Nos últimos anos, as classificações dos especialistas foram de famílias ao ar livre – que enfatizam a importância da liberdade e da independência da criança – até os chamados helicópteros ou cortadores de grama, que assumem a responsabilidade pelos sucessos e fracassos da criança, desenvolvendo um comportamento controlador e protetor; são os que tiram os obstáculos da frente e evitam que os filhos possam enfrentar qualquer tipo de desconforto.  
A análise de pensadores da educação que refletem sobre o papel das famílias no processo educacional, sobretudo das novas gerações, não chega a ser uma novidade, como também não é inédito que rotulações surjam para classificar e caricaturar comportamentos e formas de exercer a paternidade. Entretanto, acredito que seja importante criar um canal de diálogo permanente entre pais e professores; um espaço para reflexão franca e que traga uma perspectiva propositiva dos caminhos possíveis para preparar nossos filhos para as demandas do século XXI.
Como pai de quatro filhos, mestre em Educação pela Universidade de Stanford e cofundador da Geekie – empresa que se tornou referência no país em educação com apoio da tecnologia e inovação – tenho acompanhado polêmicas envolvendo, sobretudo, pais superprotetores e ultracontroladores. Diante das classificações feitas pelos professores – e com base na minha experiência pessoal e profissional –, acredito que esses comportamentos descritos são reais, por mais duros ou exagerados que possam parecer em um primeiro momento. Na minha visão, o olhar atento dos educadores capturou a realidade vivenciada em muitas escolas. Entretanto, é importante que esse "diagnóstico" possa almejar a autorreflexão e o diálogo.
O primeiro perfil descrito pelos professores é o Dramalhão, ou seja, aquele (pais ou responsáveis) que transforma qualquer incidente escolar corriqueiro em um épico – mesmo os que não contaram com a participação do próprio filho. Ele repete a mesma história para a escola inteira e somente se sente satisfeito quando o caso se transforma em uma novela mexicana. Nesse cenário há um agravante: o uso incorreto das redes sociais, os famosos grupos de whatsapp dos pais. O Dramalhão utiliza esse meio para transformar um problema específico do filho em algo coletivo; o objetivo é contaminar os demais pais ou responsáveis e envolvê-los em questões que não são de cunho coletivo.
O tipo Especial tem certeza que, no mundo, não há criança mais importante, singular, inteligente e incrível que os próprios filhos; para ele sempre há um motivo para que a criança possa chegar atrasada ou descumprir regras, ou seja, agir acima do bem e do mal. Segundo a classificação, essas famílias acreditam que os filhos não têm culpa de nada. Em diversas ocasiões, mesmo sabendo sobre a culpabilidade da criança ou adolescente, passam por cima de fatos e ensinam, indiretamente, que não existe consequência; que uma atitude certa ou errada não provoca reações. E, nem precisamos detalhar o tamanho do dano que esse comportamento e ensinamento traz à esse filho na vida adulta.
Sem fronteiras é o que envia mensagens diárias aos professores para checar algo – em horários inconvenientes, claro! Não percebe que passa dos limites e não usa o bom senso. Na categoria Clone estão os pais ou responsáveis que estão em todos os lugares: são os últimos a deixar o portão e os primeiros a chegar; estão presentes nas reuniões e não deixam a criança fazer nada sozinha. Os Superprotetores dispensam apresentações, mas vale dizer que para eles, o filho ou a filha nunca apronta; qualquer eventual comportamento inadequado é culpa das outras crianças. Por último, os pais ou responsável Fantasma – embora o nome esteja nos documentos da criança, nunca apareceu; uma ausência, aliás que impacta no desempenho escolar do filho.
Na minha percepção, o contexto da escola contemporânea – e a relação das famílias com essa realidade – explica o fortalecimento desses perfis de pais ou responsáveis e o olhar crítico dos educadores. Penso que o atrito velado entre docentes e famílias, sobretudo as protetoras e controladoras, têm nos colocado distante da criação de uma “sociedade educacional”. Ao fortalecer uma comunidade escolar – um grupo de indivíduos com vínculos e objetivos comuns – é possível construir uma nova lógica de aprendizado.
 Esse senso de comunidade traz a ideia de construção coletiva da educação, fazendo com que pais, estudantes, educadores e empresas dialoguem; encontrem soluções juntos; sejam corresponsáveis pela educação dos estudantes. A escola precisa ser um lugar de interação, conversa, troca de ideias, cooperação, enriquecimento cultural e aprendizado. Precisamos tornar o que hoje está invisível em visível. As relações estão enfraquecidas, tornando-se necessário criar um espaço para construir uma solução em conjunto.
Uma reflexão que faço é que a grande ambição dos pais é que os filhos sejam automotivados, porque o futuro demanda a iniciativa e motivação para sermos aprendizes constantes, independente da área profissional seguida. Não temos outro jeito de aprender a tomar decisões complexas se não tomando decisões complexas. Na escola, em um ambiente de fomento ao diálogo, devemos incentivar o desenvolvimento dessa habilidade. Esse deve ser um lugar seguro onde o estudante aprenda a tomar decisões e a arcar com a responsabilidade delas – sem correr grandes riscos; em um ambiente controlado.  O erro deve fazer parte do processo de aprendizado e não ter consequência irreversível dentro desse ambiente. A escola deve ser um simulador da vida real.
Penso que,  no Fundamental I, os pais têm um papel de gestor da vida escolar dos filhos; quando eles vão para o Fundamental II, no final dessa jornada escolar, como pais devemos nos empenhar em ensinar como nossos filhos podem desenvolver a autonomia, automotivação, autodisciplina, autoconsciência. O nosso papel – como pais ou responsáveis – deve evoluir de gestor para ser um consultor; precisamos criar pontes para que nossos filhos venham nos consultar quando forem demandados a tomar decisões importantes; a nossa tarefa é criar uma relação de confiança, de proximidade e de abertura para que eles nos enxerguem como parceiros.
Na escola, o diálogo, a proximidade e o vínculo devem fazer com que haja um ambiente seguro de incentivo ao estudante; traz a tolerância ao erro, desenvolve a determinação, persistência e garra para que o estudante possa lidar de maneira saudável com o processo de aprendizagem. Hoje, a escola muitas vezes ainda está distante de ser um ambiente de colaboração; o estudante por vezes está sozinho; as famílias não possuem informações tangíveis sobre os processos educacionais e desafios enfrentados pelo filho ou filha; o professor está em uma jornada solitária, dando aulas em várias escolas e sem tempo de estabelecer vínculos; o coordenador vive uma rotina sobrecarregada e de cobranças. 
Ou seja, cada um está imerso no próprio cotidiano, sendo que a escola deveria ser por essência um lugar de colaboração e de corresponsabilidade em prol de um objetivo maior – o desenvolvimento das pessoas. Estamos perdendo uma oportunidade gigantesca de ensinar nossos filhos em um ambiente seguro, onde podemos tornar presente alguns aprendizados que são importantes para a vida futura: a capacidade de tomar decisões complexas; resolver impasses com diálogo; o erro é tolerado e parte do processo de aprendizagem contínua para a vida toda.
Quando lançamos luz a essas particularidades e reforçamos essa noção de corresponsabilidade, todos podem brilhar juntos e colaborar para criar um lugar de encontro, no qual todos estarão unidos em uma comunidade escolar de fato.  
*Claudio Sassaki é mestre em Educação pela Stanford University e cofundador da Geekie, empresa referência em educação com apoio de inovação no Brasil e no mundo.



Geral: Como os nutrientes podem influenciar em casos de acne



Estudos revelam os benefícios auxiliares da suplementação com ômega-3 nos tratamentos

Redação/Hourpress
A acne, como muitos sabem, é uma doença bem comum na puberdade e que, em alguns casos, pode se estender ao longo da vida adulta. Sem distinção de gênero, as tão temidas espinhas chegam a atingir 85% dos jovens na faixa dos 12 a 25 anos.

O que muitos não sabem é que a alimentação tem papel essencial no controle da acne e também na cicatrização de feridas em estágios mais avançados, é o que destaca a nutricionista e consultora da FDC Vitaminas, Karla Maciel. Uma dieta com presença abundante de carboidratos pode piorar o quadro da doença e até interferir nos avanços do tratamento. “Isto acontece porque estes alimentos têm uma elevada carga glicêmica, que geram o aumento da produção de insulina e dos processos inflamatórios”, explica a nutricionista.

Um cuidado que também pode colaborar no tratamento da acne é a suplementação de determinados componentes nutricionais. Karla explica, que o ômega-3 é uma boa opção, pois auxilia na redução da inflamação da acne. Contudo, alerta que a escolha de suplementos a base de ômega-3 deve ser feita de forma criteriosa. “É preciso estar atento à pureza dos ácidos graxos presentes no suplemento, e avaliar se são livres de metais pesados”, recomenda.

Um estudo realizado em 2014 comprovou a eficácia da suplementação com ômega-3 em casos de acne. Os 45 participantes, foram divididos em grupos e submetidos a dez semanas de tratamento. No final, os pesquisadores observaram que o grupo suplementado com os ácidos graxos tiveram uma redução significativa na acne. O que também foi apontado pelos pacientes, que notaram melhora em seus respectivos quadros.

Economia: Oportunidade de negócios para brasileiros que desejam morar nos EUA


Franquias Internacionais oferece diversas possibilidades em 11 opções de redes americanas com investimentos a partir de R$240 mil
Redação/Hourpress
Especializada na viabilização de compra e venda de redes internacionais, a Franquias Internacionais chega ao Brasil como uma oportunidade para brasileiros interessados em começar um negócio nos Estados Unidos.
A iniciativa partiu do empresário e advogado Leonardo Leão, CEO e consultor sênior da Franquias Internacionais que, notando o interesse de muitos brasileiros em dolarizarem seus investimentos e iniciarem um negócio nos EUA, além da dificuldade que muitos encontram em conseguirem visto americano, decidiu criar um negócio que suprisse essa demanda. “O fato da aquisição da franquia, geração de emprego e atividade econômica no país torna a obtenção do visto muito mais provável”, afirma.
Ao todo, onze opções de marcas compõem o catálogo da Franquias Internacionais, todas elas já com projeção consolidada tanto nos EUA, como em mais de 80 países, oferecendo possibilidades de negócios em três divisões: alimentos, varejo e consulting. A partir de US$60 mil (aproximadamente R$240 mil) é possível se tornar um franqueado de redes como Jon Smith Subs, The Great Greek Mediterranean Grill, Experimax, Fully Promoted, Signarama, Venture X, Accurate Franchising, Franchise Real Estate Inc, Network Lead Exchange, SuperGreen Solutions e Transworld Business Advisor, prestando serviços na área de alimentação, consultoria tributária, coworking, consultoria e fabricação de materiais de marketing, fabricação de logomarcas, sinalizações e letreiros.
É possível investir em uma franquia americana até mesmo a distância e sem o objetivo de obtenção do visto e moradia nos EUA, mas a unidade franqueada precisa de algum gestor com visto de trabalho americano para gerenciar a operação e fazer o treinamento in loco nos Estados Unidos. “Neste caso, a Franquias Internacionais pode atuar como gestora da unidade, oferecendo suporte de ponta a ponta”, garante o CEO.
Outra possibilidade bastante interessante é o investidor adquirir uma das franquias americanas com o objetivo de explorá-las em solo brasileiro, trazendo um negócio inovador e rentável para o mercado nacional. “Algumas franquias americanas do nosso portfólio oferecem, inclusive, a possibilidade de investimento em franquia máster, modalidade na qual o investidor obtém o privilégio de subfranquear a rede, recebendo rendimentos por todas as franquias abertas posteriormente em todo o território daquele novo país”, acrescenta.
Conhecido pela segurança que oferece ao investidor, o mercado de franquias é uma ótima oportunidade para quem investe. “O diferencial do franchising é apostar em um negócio testado e aprovado pelo mercado, isso aumenta a garantia de que o investimento terá retorno e lucro, o que é extremamente importante para quem está começando a empreender em um mercado tão competitivo quanto o americano. Além disso, durante nossos anos de experiência assessorando investidores nos Estados Unidos, encontramos muitos brasileiros com experiências mal sucedidas por adentrarem no mercado americano sem qualquer planejamento, treinamento local e preparo da equipe”, diz Leão.
As franqueadoras também oferecem todo o auxílio necessário durante a implementação e o funcionamento da unidade, proporcionando treinamentos, assistência operacional e reciclagem para os franqueados e funcionários da operação.
A Franquias Internacionais ainda pretende possibilitar negócios que façam o caminho contrário com empresas brasileiras recebendo investimentos americanos. “Essa proposta está em andamento e logo teremos novidades”, diz o CEO.
Para mais informações sobre a Franquias Internacionais, é possível entrar em contato através do e-mail: contato@franquiasinternacionais.com
Sobre a Franquias Internacionais
Empresa com sede em Miami (Flórida, EUA), a Franquias Internacionais oferece aos brasileiros que querem investir nos Estados Unidos onze opções de franquias em diversos seguimentos com valores a partir de R$240 mil. A empresa oferece franquias na área de alimentação, consultoria tributária, espaços compartilhados de trabalho (coworking), consultoria e fabricação de materiais de marketing, fabricação de logomarcas, sinalizações e letreiros.

Economia: Na Black Friday, GoodStorage oferece 60% de desconto por até três meses



Campanha Box Friday vale para contratos de PF ou PJ fechados em novembro para boxes de 1 a 250m2 em todas as 12 unidades da empresa em São Paulo

Redação/Hourpress

A GoodStorage, empresa de self storages líder em São Paulo, anuncia uma campanha exclusiva para a Black Friday 2019: a Box Friday prevê 60% de desconto em novas locações de boxes de 1 a 250m2 em todas as suas 12 unidades, situadas em regiões estratégicas da cidade como Vila Olímpia, Pinheiros, Tatuapé e Morumbi. A promoção, específica para contratos firmados até 30 de novembro, é voltada a clientes PF e PJ e abrange também clientes pré-existentes que se interessem por uma nova locação, sendo que o desconto será aplicado por até 3 meses.
"O mercado de self storages vem crescendo rapidamente no Brasil", afirma Thiago Cordeiro, co-fundador e CEO da GoodStorage. "Vamos aproveitar esta data comercial tão importante para abrir ainda mais nosso mercado, apresentando a solução para mais usuários. Nossa intenção é que cada vez mais pessoas percebam como o self storage pode colaborar com a resolução para a falta de espaço urbano nos grandes centros e melhorar a mobilidade urbana através da economia colaborativa", destaca o executivo.
A GoodStorage tem boxes que atendem às mais diversas necessidades por espaço, em tamanhos que vão de 1 a 250m2. A ampla variedade garante que os self storages sejam alternativas adequadas para usos particulares e de empresas, que, cada vez mais, veem na solução uma saída para suas dificuldades logísticas que as coloca mais perto de sua clientela. A empresa trabalha com contratos mensais, sem multa de cancelamento, monitoramento 24x7, infraestrutura completa e total segurança.
As aplicações de self storages são muitas. Com o crescente adensamento populacional em São Paulo, as pessoas precisam cada vez mais de um espaço extra, seja para desocupar um cômodo em casa, seja para armazenar itens de menor necessidade, mas dos quais não querem abrir mão. No caso de empresas, os boxes funcionam bem como centros de distribuição, de estocagem, expedição e como pontos de atendimento a clientes. As 13 unidades da GoodStorage estão localizadas nos bairros Aclimação, Anhembi, Bela Vista, Av. do Estado, Lapa, Vila Leopoldina, Morumbi, Pinheiros, Sabará, Tatuapé, Vila Olímpia e Tiradentes.
Para mais informações, acesse http://www.boxfriday.com.br ou ligue para (11) 2222-1220.
Sobre a GoodStorage
A GoodStorage, empresa de self storage que aluga espaços flexíveis para empresas e pessoas físicas, foi idealizada pelo CEO e Co-fundador Thiago Cordeiro e contou com investimento da Evergreen Investment Advisors, gestora de private equity. Com atuação na cidade de São Paulo, administra 50 mil metros quadrados de área locável, distribuídos em 12 unidades - com previsão de inauguração de mais nove endereços até 2020.

Economia: MaisM2 aumenta vendas e imóveis em estoque em até 300%



Com um jeito inovador de movimentar carteiras imobiliárias paradas, a startup MaisM2 aumenta em até 300% a venda de empreendimentos que estavam "adormecidos", e ajudam a escoar o estoque de bancos e fundos de investimentos, que ainda é grande no Brasil

Redação/Hourpress
Carteiras paradas? Empreendimentos que somavam de 2 a 3 vendas por mês? Com a MaisM2, esse tipo de situação é coisa do passado. A Startup tem um jeito disruptivo de fazer negócios, aposta em uma roupagem de marketing nova para empreendimentos prontos, praticamente um novo lançamento, e, com isso, amplia as vendas em mais de 100%, com picos que chegam a 300%, para alguns dos maiores bancos e fundos imobiliários do país.
Entre os cases de sucesso está o Cinque Terre, no bairro Jabaquara, em São Paulo, empreendimento de um dos principais gestores de recursos do Brasil. O projeto deu um salto, de uma média de 2 para 6 vendas por mês, em média, com picos de 10 vendas por mês e teve todas as unidades vendidas em um curto período de tempo. Casos similares aconteceram de forma simultânea em Salvador, Curitiba, Porto Alegre, Goiânia e, também, no Rio de Janeiro, e não apenas com imóveis residenciais, mas, também, com salas comerciais.
A empresa acaba de agregar quase 500 novas unidades, entre salas comerciais e apartamentos, em praças como São Gonçalo, no Rio de Janeiro, Guarulhos e a capital paulista. Em breve, inicia operações em Aracaju e em Florianópolis.
A MaisM2 foi criada exatamente para escoar o estoque de bancos e fundos imobiliários, que cresceu muito nos últimos anos. Apesar do momento mais positivo e das vendas mais aceleradas, graças ao trabalho da própria startup, ainda há muito a fazer. Por isso, a empresa segue ampliando atuação e absorvendo novas praças, com um jeito diferente de fazer negócios: foco no corretor, no treinamento de equipes e em um trabalho que funciona como um verdadeiro braço de marketing dos clientes, que economizam em estrutura e ganham em qualidade de avaliação e atendimento.
Os números da MaisM2 mostram que ela não está para brincadeira: mais de 4 mil corretores cadastrados, abrangência nacional e vários empreendimentos sendo trabalhados ao mesmo tempo, por times locais. O sucesso do modelo de negócio é tanto, que a startup cresceu 300% nos seus dois primeiros anos de atuação e deve triplicar seu tamanho até o fim de 2019.
 Sobre a MaisM2
A empresa é fruto da união de expertises de Renato Rodrigues, ex-diretor nacional da gigante PDG, e de Simão Gomes, que dirigiu operações nacionais de venda em outro grande nome do mercado, a Cyrela. A MaisM2 promove liquidez imediata para carteiras de real estate de Fundos Imobiliários, Bancos e grandes investidores privados, apostando nas parcerias locais e na valorização do corretor para promover o melhor custo benefício para o consumidor final. 
A MaisM2 oferece um serviço totalmente inovador e inédito, que inclui análise de ativos, planejamento comercial, marketing, vendas, crédito, repasse e SAC, como um braço terceirizado, focado em vendas. Para isso, a MaisM2 investe em equipes preparadas para atender uma quantidade grande de ativos e clientes. O sucesso do modelo de negócio é tanto, que a startup cresceu 300% nos seus dois primeiros anos de atuação e deve triplicar seu tamanho até o fim de 2019. Em 5 anos, a empresa deve estar entre as principais empresas de intermediação do mercado brasileiro.

Economia: FTT tem uma das melhores práticas de estágios do país, segundo a CNI


Faculdade venceu a etapa paulista e ficou em segundo lugar na etapa nacional

Redação/Hourpress

A Faculdade de Tecnologia Termomecanica (FTT), que oferece ensino superior gratuito e está há 8 anos consecutivos no grupo de excelência do Ministério da Educação (MEC), é a segunda colocada no Prêmio IEL de Estágio, oferecido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). A iniciativa visa reconhecer programas de estágio de excelência e boas práticas desenvolvidas por empresas, instituições de ensino e estudantes. Em seletiva regional, a FTT ficou em primeiro lugar.
"Esta é a primeira vez que concorremos ao Prêmio IEL (Instituto Euvaldo Lodi) e ficamos felizes com o reconhecimento. A formação e o desenvolvimento de oportunidades de diversas formas, fazem parte do cotidiano da Instituição. Nossos alunos são reconhecidos no mercado pela formação técnica e comportamental, e o trabalho do NAC (Núcleo de Apoio a Carreiras) é parte importante deste processo", explica Luciana Guimarães Borges, diretora acadêmica da FTT.
Os projetos que concorreram ao prêmio foram submetidos a avaliação de uma banca examinadora composta por representantes das empresas Duratex S.A, Robert Bosch Ltda, Promotrend do Brasil Serviços de Marketing e Divulgação Ltda., Suzano S.A; e das instituições de ensino Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP) e Centro Universitário Sumaré. Desta fase, foram selecionados os finalistas das etapas regionais, realizadas entre maio e agosto deste ano nos 13 núcleos distribuídos pelos estados brasileiros.
Na categoria Instituição de Ensino Superior, os critérios de avaliação envolveram, entre outros, o apoio ao estudante na conexão entre conhecimento acadêmico e a experiência prática. Na ocasião, a FTT apresentou os programas que são desenvolvidos, com esta finalidade, pelo Núcleo de Apoio a Carreiras (NAC).
Camila Cheruti Santos, do Núcleo de Apoio a Carreira, explica que o setor apresenta como diferencial para ampliação da formação do aluno, uma política interna inteligente de estágios, com um olhar estratégico para o processo. A iniciativa inclui visitas às unidades concedentes de estágio, encontro com supervisores de estágio, orientação de currículos, eventos de mercado, além de projetos realizados em parceria com empresas para o desenvolvimento profissional de estudantes.
Camila Cheruti Santos, da FTT, recebe premiação na FIEB

"Oferecemos atividades e oportunidades que estão alinhadas com as principais agentes de integração e empresas de recursos humanos, como aplicação de ferramentas de autoconhecimento para orientação de carreira, auxílio na elaboração de currículo, apoio na busca de oportunidades profissionais e preparação para entrevistas e dinâmicas. Todas são realizadas de forma customizada para graduandos e pós-graduandos da FTT", explica Camila.
Consultoria e capacitação
A FTT também realiza o acompanhamento e a supervisão dos estágios por meio do mapeamento do desempenho do aluno, cujo estudo direciona as ações do NAC para suprimir os gaps e fortalecer as potencialidades; visitas de estágio às empresas concedentes para avaliação do programa e identificação de melhorias nos cursos e atividades; encontro de supervisores de estágio, evento que reúne professores e gestores de empresas para compartilhar as melhores práticas em gestão de talentos e discutir o futuro do trabalho, entre outros.
Ainda no âmbito da preparação do aluno para ingressar ou melhorar sua performance no mercado de trabalho, a FTT também promove ações como a Trilha de Carreiras, em que profissionais do mercado são convidados para compartilhar sua trajetória profissional com as turmas ingressantes; Employer Match, que visa explorar a diversidade de atuação dentro do curso escolhido; Laboratório de Carreiras, treinamentos para o desenvolvimento de competências mapeadas nos relatórios de acompanhamento de estágio; FTT Carreiras, evento que inspira as trajetórias profissionais dos estudantes em curso com a participação de profissionais renomados do mercado; e a Feira de Carreiras, que reúne empresas e agentes de integração disponíveis para tirar dúvidas sobre programas de estágio e trainees.
"A instituição prima pelo desenvolvimento integral dos seus alunos, trabalhando todas as dimensões, por meio de projetos voltados para cidadania, programas de extensão universitária, iniciação científica, desafios empresariais, além da constante atualização de seus cursos para que eles estejam sempre alinhados às demandas do mercado e do aluno, além da missão da Instituição, ", finaliza Luciana.
Sobre a Faculdade de Tecnologia Termomecanica
Fundada em 2002, integra o Centro Educacional da Fundação Salvador Arena (CEFSA), instalado em quase 140 mil metros quadrados. O CEFSA conta com laboratórios, salas temáticas, rede de bibliotecas interativas, ginásios poliesportivos, conjunto aquático, campo de futebol, pista de atletismo, estação agroambiental e um teatro com capacidade para 600 pessoas. Em 2018, a FTT recebeu R$ 19,3 milhões em investimentos e encerrou o ano com 958 alunos ante 788 no ano anterior. Metade dos alunos dos cursos de graduação da FTT vem de famílias com renda per capita mensal até 1,5 salário mínimo. Oferece quatro cursos de graduação, sendo eles Administração, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Computação e Engenharia de Controle e Automação; além de dois cursos de pós-graduação em Gestão Educacional e Gestão de Projetos em inovação e Sustentabilidade.
Sobre a Fundação Salvador Arena
A Fundação Salvador Arena é uma instituição civil, de direito privado e sem fins lucrativos criada em 1964 pelo empreendedor Salvador Arena (1915-1998), para manter atividades voltadas à transformação social nas áreas de educação e terceiro setor. Entre 2002 e 2017 a Fundação aplicou mais de R$ 620 milhões em iniciativas para o fortalecimento do terceiro setor brasileiro e em projetos sociais nas regiões da Amazônia, Baixada Santista, Grande São Paulo e Interior, Minas Gerais, Rio de Janeiro e semiárido nordestino. No ano de 2018 a FSA investiu R$ 53,2 milhões em projetos próprios que visam a transformação social por meio da educação, beneficiando 2.733 estudantes da educação infantil, básica, técnica e superior.

Economia: Cinco maneiras para fortalecer o fluxo de caixa por meios não bancários


A Fintech WEEL separou algumas modalidades não bancárias para captação de recursos que podem ajudar a melhorar o fluxo de caixa da sua empresa

Redação/Hourpress
Administrar um negócio não é fácil, nem tampouco barato. É provável que a receita nem sempre seja suficiente para cobrir todas as despesas e o empresário precisa encontrar formas de fortalecer o capital de giro de seu negócio.
 Hoje em dia existem algumas modalidades de crédito por meios não bancários que podem ajudar o empreendedor na tomada de decisões e fortalecer o fluxo de caixa. Confira as dicas da WEEL:
 Antecipação de recebíveis
Contas a receber ou recebíveis representam o volume financeiro que uma empresa tem a receber pela venda de seus produtos e serviços. Na maioria das empresas, os recebíveis são executados por meio de uma nota fiscal. O grande desafio do empresário é coordenar os prazos de recebimento das vendas com as necessidades diárias de recursos do negócio.
 Muitas vezes as empresas fecham negócios com clientes grandes que pedem prazos maiores para pagamento. Nestas situações, e para não recusar um grande cliente ou não atendê-lo completamente, a antecipação de recebíveis pode ser tornar um importante aliado.
 A antecipação de recebíveis é uma linha de recursos que serve para acelerar a empresa financeiramente, viabilizando maior liquidez e otimizando seus recursos. É uma forma de obter o dinheiro por um custo muitas vezes menor do que os praticados via empréstimos bancários ou do uso do rotativo do cartão de crédito ou do cheque especial.
 A grande vantagem da antecipação, comparativamente com as outras linhas de crédito, é que o empresário não está pegando algo emprestado de alguém, mas sim usando um recurso que já é da empresa. Ele está simplesmente antecipando datas de recebimento.
 Por este motivo, os custos de antecipação são menores que os empréstimos convencionais das instituições financeiras tradicionais.
 A WEEL é uma fintech que utiliza inteligência artificial para financiar pequenas e médias empresas por meio da antecipação de recebíveis. Oferecemos taxas personalizadas e analisamos o perfil da sua empresa em poucos minutos. Como somos 100% digitais, sua experiência conosco é fácil, segura e sem burocracias. Nossa missão é descomplicar o acesso de pequenas e médias empresas brasileiras a capital de giro, por meio do uso eficiente de tecnologia.
 Crédito comercial
Conseguir um empréstimo diretamente de seu fornecedor é conhecido como crédito comercial.  O crédito comercial consiste no oferecimento de crédito por parte de um fornecedor de produtos e serviços ao seu cliente, permitindo o pagamento no futuro. Ambos determinam uma data de pagamento que deve ser respeitada e cumprida pelo cliente.
 O uso dessa ação permite que a mercadoria seja entregue de forma imediata ao cliente sem a necessidade de um pagamento antecipado. Provavelmente essa mesma mercadoria vendida permitirá seu pagamento posterior ao fornecedor. Neste caso, o crédito comercial serve como um financiamento da empresa.
 Leasebacks
Se a empresa possui propriedades significativas, como equipamentos valiosos, terrenos ou outros prédios, é possível levantar recursos financeiros por meio de um leaseback. Nesta   modalidade, o empresário vende o patrimônio imobilizado para uma empresa de financiamento e depois o aluga ou arrenda imediatamente sob um contrato de longo prazo. Suas operações comerciais continuam acontecendo normalmente, uma vez que ele ainda pode usar o seu patrimônio imobilizado. A única diferença é que ele recebe o dinheiro da venda e deixa de possuir o patrimônio. Leasebacks geralmente funcionam melhor para terrenos e imóveis do que para equipamentos, devido à maneira com a qual as empresas de financiamento avaliam os ativos.
 Cartões de Crédito
Quando o dinheiro escassa, muitos empresários recorrem aos seus cartões de crédito. Em uma pesquisa, 31% dos novos empresários disseram que se utilizaram um cartão de crédito para ajudar a financiar as operações comerciais no ano anterior.
 Os cartões de crédito são convenientes e fáceis de usar, mas apresentam desvantagens significativas em comparação com outras opções de financiamento - a principal é que os cartões de crédito constituem uma das formas mais caras de financiamento empresarial.
 Crowdfunding (financiamento coletivo):
Consiste na obtenção de capital para iniciativas de interesse coletivo através da agregação de múltiplas fontes de financiamento, em geral pessoas físicas interessadas na iniciativa.
 É usual que seja estipulada uma meta de arrecadação que deve ser atingida para que o projeto seja viabilizado. Caso os recursos arrecadados sejam inferiores à meta, o projeto não é financiado e o montante arrecadado volta para os doadores.
 Quer conferir mais dicas financeiras para impulsionar os negócios da sua empresa? Acesse o blog na WEEL.
Sobre a WEEL
A WEEL é a primeira plataforma 100% online de antecipação de recebíveis do Brasil.  Por meio de inteligência artificial, a WEEL financia pequenas e médias empresas e democratiza o acesso ao capital de giro. A fintech nasceu em 2014 em Israel, opera no Brasil e mantém escritórios nos dois países. A missão da WEEL é oferecer recursos de maneira simples e por um custo justo a cada empreendedor brasileiro. Visite www.weel.com.br e saiba mais.