Postagem em destaque

Crônica: De bem-sucedido ao amargo do ostracismo

    Hourpress/Arquivo Morava num apartamento de cobertura na Região dos Jardins, com direito a três vagas na garagem, onde tinha estacionad...

quarta-feira, 22 de julho de 2015

Geral: Meio ambiente influencia na vontade do consumidor




 
Redação

Pesquisa global realizada pela Tetra Pak com cerca de seis mil consumidores de 12 países diferentes aponta que mais de 75% do público entrevistado considera que o desempenho ambiental das embalagens tem influência sobre a marca de bebidas que compram.

O estudo revela ainda que há uma demanda crescente dos consumidores por produtos ambientalmente corretos. Quando perguntados sobre os hábitos de compra recentes, dois terços dos entrevistados disseram ter adquirido produtos ecológicos, mesmo quando eles custam mais. A mesma proporção também afirma ter evitado marcas ou itens específicos devido a preocupações ambientais.

Entre os países pesquisados, os fatores ambientais foram considerados uma forte influência na escolha das marcas de bebidas principalmente em mercados em desenvolvimento como o Brasil, a China, a Turquia e a Índia, em comparação com o Reino Unido, os Estados Unidos e o Japão. De fato, na Índia, China e Turquia, mais de 60% dos entrevistados disseram que sempre procuram informações ambientais sobre as bebidas que compram, em comparação com menos de 25% dos consumidores dos países desenvolvidos.

Acompanhando essa tendência, uma pesquisa paralela mostra que a maioria dos fabricantes de alimentos incluiu a questão “meio ambiente” em sua estratégia de negócios. Mais da metade estão agora focados na utilização de materiais de origem certificada e investindo em matérias-primas renováveis como diferenciação do produto.

De acordo Mario Abreu, Vice-presidente de Meio Ambiente da Tetra Pak, atualmente os consumidores esperam mais iniciativas ambientais das empresas e estão cada vez mais verificando as informações sobre dos produtos, antes de comprar. “Como parceira da indústria de lácteos e de bebidas, a Tetra Pak está empenhada em ajudar os clientes a satisfazerem as expectativas dos consumidores, olhando para toda a cadeia do produto que fornecemos", afirmou Mario.

 "Isto inclui o fornecimento de matérias-primas de forma responsável, melhorar continuamente a eficiência energética das linhas de processamento e de envase, desenvolver produtos que utilizam materiais mais renováveis e que permitam a reciclagem mais fácil, além da prestação de serviços especializados para ajudar os clientes a reduzirem o impacto ambiental de suas próprias operações", completa.
                                                    Brasil

De acordo com a pesquisa 61% das empresas brasileiras priorizam as questões ambientais na estratégia de negócios, uma média superior aos outros países pesquisados (46%). Os consumidores brasileiros também se destacaram em comparação aos demais: 51% dos entrevistados afirmaram que procuram informações nas embalagens se o produto é ecologicamente correto e 46% acreditam que as opções cartonadas são as melhores.

 Entre os influenciadores, 86% deles acreditam que as embalagens com menos impacto ambiental agregam valor à marca. A maioria deles (59%) reconhece que os consumidores estão atentos aos rótulos das embalagens ecologicamente corretas. Eles também pagariam mais por equipamentos com menos impacto ambiental (67%) e 88% acham importante para o futuro ter estratégias ambientais. No Brasil 39% das empresas possuem a certificação FSC, um crescimento de 26% em apenas dois anos, se comparada à pesquisa de 2013, com 23% das empresas certificadas naquele ano, por exemplo.


Geral: Crise aumenta em quase 30% conserto de roupas








Redação

De acordo com dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), no mês de maio, 56,5 milhões de brasileiros constavam no cadastro de inadimplentes. A alta dos preços verificada e sentida na economia brasileira não tem permitido até mesmo o pagamento das contas básicas e também se refletiu nas vendas a prazo: a queda no primeiro semestre foi de 2,64%.

Num momento como este, muitos consumidores têm evitado, por exemplo, comprar roupas novas. Eles estão abrindo o guarda-roupa para renovar as peças que já têm. Pelo menos, é o que vem comprovando a rede Restaura Jeans, composta por 250 lojas que oferecem serviços de tingimento; costura; customização e limpeza de roupas; renovação e cuidados com peças de couro, calçados e bolsas. “O serviço de tingimento registrou alta de 20% em número de peças. O de recuperação de couro, 15%”, diz Flávio Conrad, franqueador e presidente do Grupo Restaura Jeans. “Em algumas lojas, o aumento no faturamento dos serviços chegou a 30%”.

Para Conrad, esta deveria ser uma atitude não só motivada pelo contexto econômico, mas sim, um comportamento permanente daqueles que se preocupam com o meio ambiente. “O tingimento de uma calça jeans, por exemplo, usa apenas 70 litros de água em média. A fabricação de uma nova calça requer 1840 litros”, ilustra. “Além disso, toda água utilizada nos processos de tingimento da Restaura Jeans é tratada, decantada e limpa, eliminando a ação de agentes poluentes no ecossistema.

Os resíduos do tratamento são coletados e depositados em local apropriado por uma empresa especializada em resíduos industriais. Assim, além de economizar água, o processo não agride o meio ambiente”.

E, ao contrário do que as pessoas pensam, renovar uma peça que já está no armário não significa distanciar-se da moda. “A cada estação, a rede lança novas cores de tingimento e efeitos especiais seguindo as tendências da indústria da moda. E, com a customização, cada cliente diz às profissionais da Restaura Jeans o que deseja. Com isto, cria até modelos exclusivos e totalmente adequados ao seu corpo e estilo de vida”, completou o franqueador.



Variedades: Party Girl chega ao CineSesc





Redação

Angélique é uma hostess de 60 anos que gosta de festa e de homens. Trabalhando em um cabaré perto da fronteira franco-alemã, ela começa a ver a clientela tornar-se cada vez mais rara. Mas um dia, o apaixonado Michel, seu cliente regular, a pede em casamento.

 Inspirado na história da mãe do diretor Samuel Theis, Party Girl conta com a própria família do realizador no elenco, interpretando a si mesmos. 

 Este que foi o filme de abertura da mostra Un Certain Regard do Festival de Cannes 2014 e ganhador do prêmio Caméra D’Or estreia com exclusividade no CineSesc em 6 de agosto.

Variedades: Nat Geo oferece acesso exclusivo ao voo de reconhecimento da nave New Horizons em "Plutão: O Destino Fina l"



  
Redação


 No último 14 de julho, a milhões de quilômetros da Terra, a nave New Horizons fez história em seu primeiro voo de conhecimento de Plutão. A National Geographic Channel acompanhou cientistas de primeira linha no Laboratório de Física Aplicada da Universidade Johns Hopkins, que trabalha em conjunto com a NASA, em uma missão histórica que chega ao limite do sistema solar. 

O objetivo é captar as primeiras imagens claras e registrar os primeiros dados de Plutão, um "planeta anão" tão misterioso que nem sequer a poderosa lente do telescópio Hubble pôde registrar e que poderia ser a chave para revelar outros mistérios da galáxia. O mundo esperou com ansiedade que está avançada sonda completa sua viagem no próximo dia 14 de julho.

 Com detalhes e testemunhos dos mais reconhecidos especialistas envolvidos neste feito e o por detrás da cena de uma das missões espaciais mais ambiciosas da Nasa estreia em "Plutão: O Destino Final" no sábado, dia 25 de julho, às 21h15.

 Conduzido por Jason Silva, apresentador da série de sucesso do National Geographic Channel "Truques da Mente", o programa especial "Plutão: O Destino Final", mostra o ambicioso projeto, desde seu início, até as horas finais de uma viagem de mais de quatro bilhões de quilômetros e mais de nove anos de duração, que implicou em um investimento de setecentos milhões de dólares. "Se me viram na série Truques da Mente, sabem o quanto me entusiasmo com as maravilhas do universo e o poder que tem a tecnologia para nos ajudar a conhecer mais ainda esses mistérios.", contou Silva. "Estamos ao ponto de realizar grandes descobertas sobre o último pedaço do nosso sistema solar", complementou.

 Em 2006, a sonda New Horizons decolou de Cabo Cañaveral (Florida) impulsionada por um foguete para começar a travessia, se movendo pelo espaço em uma velocidade maior do que qualquer outro objeto feito pelo homem.  Livre da gravidade terrestre, New Horizons passou por Marte, depois pelos gigantes gasosos como Júpiter e seguiu com destino ao encontro final, um planeta menor que o Alasca, de apenas 2,250 km de diâmetro: Plutão.

 O diretor da missão, o Dr. Alan Stern, um veterano em missões da NASA, comentou: "A maioria da equipe já trabalhou em missões durante grande parte de sua carreira. Quando alguém investe tanto tempo e esforço em um projeto, sente uma grande emoção em se ver nas portas de Plutão".

 Quando Plutão foi descoberto? Por que Walt Disney estava tão fascinado com o planeta, que batizou um de seus personagens, o cachorro Pluto, em homenagem? Por que a União Astronômica Internacional decidiu tirar o status de planeta de Plutão e por que a as pessoas não gostaram dessa decisão?

"Plutão: O Destino Final" presta uma homenagem à um dos empreendimentos mais ambiciosos, ousados e arriscados da Nasa e celebra o planeta Plutão. O documentário é uma produção da Bigger Bang Communications para National Geographic Channel. Com Iain Riddick como Produtor Executivo da Bigger Bang Communications e Hamish Mykura, Vice-presidente Executivo e Diretor de Conteúdos Internacionais da National Geographic Channels International.

Nat Geo estreia documentário inédito "Plutão: O Destino Final" no sábado, dia 25 de julho, às 21h15. 

Variedades: Começa hoje o pré-registro para o Tomorrowland Brasil 2016






Redação

Foram milhares de ingressos vendidos em menos de três horas na edição de estreia do Tomorrowland Brasil, em maio deste ano. Recorde de público e sucesso que promete se repetir de 21 a 23 de abril de 2016, quando gente do mundo inteiro voltará a se reunir no Parque Maeda, em Itu, para celebrar um dos maiores encontros de música já realizados no País.

Quem quiser se adiantar para não perder a festa deve começar a se programar hoje, acessando o site oficial do evento para fazer o pré-registro. Ao inserir os dados pessoais e completar o cadastro, o interessado receberá um link que, na abertura das vendas, no dia 12 de setembro, vai dar a ele o direito entrar na fila virtual para comprar seu ingresso a partir do meio-dia, três horas antes do público não cadastrado.

Os 10 primeiros de cada país ou estado brasileiro que fizerem o pré-registro automaticamente terão seus bilhetes garantidos no início da fase de compras - vale lembrar que o primeiro Tomorrowland Brasil reuniu fãs de mais de 60 nacionalidades e de todos os cantos do país. Quem se registrou ano passado para participar da festa deste ano, basta atualizar e confirmar o registro.

A contagem regressiva para a segunda edição do Tomorrowland Brasil começa agora. A contar de hoje, serão 10 meses de espera para testemunharmos mais um capítulo da história que começou a ser escrita há mais de uma década. O tema da próxima edição, "The Key to Happiness", inspirou as comemorações pelos 10 anos do Tomorrowland na Bélgica, em 2014, quando 360 mil ingressos foram vendidos em apenas duas horas, e em setembro vai transformar Atlanta, nos Estados Unidos, na capital mundial da música eletrônica.

Por aqui, a magia vai se repetir: palcos e tendas, vilas e ruas vão mostrar o diálogo entre homem e natureza, criador e criatura. Os mistérios do universo estão guardados a sete chaves e serão revelados pelo grande inventor para que todos possam entrar na nova era pela porta cósmica. Humanos e máquinas vão se unir para criar experiências únicas e memórias eternas, transformando tristeza em alegria. A nova era chegou, a felicidade espera por você.