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segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Política: Dilma e Aécio vão ao 2º turno; brasileiros voltam às urnas em 26 de outubro



No dia 26, o brasileiro vai decidir se o tucano Aécio Neves ou 

A presidente Dilma Rousseff estarão à frente da direção do Brasil

Luís Alberto Alves
 A disputa pela Presidência da República será decidida em segundo turno entre Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB). Marina Silva (PSB) ficou em terceiro lugar.
 Dilma alcançou 41,6% dos votos válidos (43,27 milhões), contra 33,6% de Aécio Neves (34,89 milhões) e 21,3% de Marina Silva (22,18 milhões). Para evitar o segundo turno, a petista precisaria de mais votos que a soma de todos os outros candidatos.
 O resultado surpreendeu porque as pesquisas apontavam um empate entre Aécio e Marina, ambos com entre 22 e 24%, e o tucano atingiu 12% a mais de votos, principalmente em São Paulo, onde venceu as eleições com 10 milhões dos votos válidos (44,71%), contra 6 milhões (25,61%) de Dilma.
 Dilma venceu no Norte e no Nordeste, e Aécio venceu no Centro-Oeste. Os dois dividiram Sudeste e Sul. No total, a candidata do PT foi a mais votada em 15 Estados, enquanto o representante do PSDB ficou à frente em 10 e a do PSB, em 2.
 Em Minas Gerais, a petista obteve 43,61%, contra 39,63% do tucano. No Rio de Janeiro, terceiro maior colégio eleitoral, Dilma atingiu 35,67% dos votos válidos. Marina ocupou o segundo lugar no estado, com 31,06%.
                                                             Outros Estados
 No eleitorado amazonense, Dilma conquistou 54,52% de votos válidos; Marina, 21,54% e Aécio 19,54%. A candidata do PSB, foi a mais votada no Acre, com 42%, seguida de Aécio, 29%. Em Rondônia, a petista atingiu 45%, Dilma 41%.
 No Distrito Federal, Aécio Neves foi o mais votado, com 36,10%, em resultado apertado com Marina Silva, que atingiu 35,81%. Aécio também liderou em Goiás com 41,54% contra Dilma 32,10% e no Mato Grosso do Sul, onde teve 41,31% dos votos válidos, contra 37,51 de Dilma.
 A candidata do PSB foi a mais votada em Pernambuco, com 48% dos votos válidos, contra 44% atribuídos à petista.
 No Rio Grande do Sul, Dilma obteve 43,03%; Aécio, 41,53%. Já no Paraná, sexto maior eleitorado, o candidato tucano atingiu 49,79%; e Dilma, 32,54%. Aécio também venceu em Santa Catarina, com 52,9%, enquanto a petista alcançou 30,07%.
 Dilma venceu na Bahia, onde obteve 60,77%, seguida de Marina Silva, com 18,79%, e de Aécio Neves, 18,50%. No Ceará, a liderança também coube à petista, com 68%; Aécio totalizou 15% contra 14% de Marina.
 Esta é a quinta eleição presidencial decidida no segundo turno desde 1989, quando Fernando Collor de Melo, à época candidato pelo PRN, foi eleito presidente da República, na primeira eleição direta desde o golpe militar de 1964.
                                                             Horário eleitoral
 A propaganda eleitoral do segundo turno no rádio e na TV está prevista para se iniciar nesta terça-feira (7) e terminar em 24 de outubro, dois dias antes das eleições.
 No segundo turno, cada candidato vai dispor de 20 minutos diários no rádio e na TV para veicular propaganda eleitoral. Essa regra se diferencia da adotada no primeiro turno, quando os blocos de 25 minutos eram divididos com base na representatividade dos partidos, cabendo a Dilma Rousseff a maior parcela desse tempo (11min24s).
 O novo arranjo garante maior espaço para Aécio Neves, que antes dispunha de 4min35s, ou seja, cerca de 40% do tempo reservado à candidata petista.
                                                              Propostas dos candidatos
 Entre as propostas de Dilma Rousseff (PT) para educação, destacam-se a extensão do ensino integral a 20% da rede pública até 2018 e a ampliação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
 O ensino integral também é prioridade para Aécio Neves (PSDB), que se compromete a eliminar progressivamente o ensino noturno para jovens que não trabalham.
 Na área tributária, Aécio Neves propõe conferir racionalidade ao sistema tributário por meio da unificação de impostos. Dilma Rousseff defende também a redução de custos financeiros e insumos.
 Os direitos de LGBTTs, indígenas, portadores de deficiência e o combate à violência contra a mulher são alvos de políticas assistencialistas e preventivas propostas pelos candidatos.


Variedades: Sangue Azul participa de Mostra Internacional de Cinema em SP




O diretor de Sangue Azul, Lírio Ferreira

Redação

 Estrelado por Daniel de Oliveira, Carolina Abras, Sandra Coverloni, Rômulo Braga, Matheus Nachtergaele, Milhem Cortaz e com participações especiais de Ruy Guerra e Paulo César Pereio, o longa-metragem tem roteiro de Lírio Ferreira, Fellipe Barbosa e Sérgio Oliveira, trilha sonora assinada por Pupillo e conta a produção de Renato Ciasca.

Filme, que tem direção de Lírio Ferreira, recebeu os Troféus Menina de Ouro de Melhor Fotografia (Mauro Pinheiro Jr, ABC) e Figurino (Juliana Prysthon) no VI Paulínia Film Festival

 SANGUE AZUL, o mais novo filme de Lírio Ferreira, conta a história de Pedro, um garoto de dez anos que é entregue por sua mãe a Kaleb, o ilusionista do circo Netuno, que passava pela ilha onde eles moravam. Rosa dá o filho, temendo uma relação fora do normal entre ele e sua irmã Raquel. Este é o aquecimento de uma trama que tem seu ponto de partida no retorno de Pedro, agora chamado de Zolah, à sua ilha natal, 20 anos depois.

 Zolah é o epicentro de toda a trama, tem em torno de 30 anos e é um homem que vive perdido no seu passado que lhe foi tirado e que por isso não consegue amar plenamente. Zolah é forte, atlético, sedutor, carismático: a estrela do circo. No entanto, o passado o engessa como se apenas a ruptura na sua infância fosse o fator preponderante para os seus próximos passos.

Sangue Azul faz um paralelo entre o cinema e o circo para falar de mar, arte e amor.



sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Túnel do Tempo: Alemanha volta a ser única nação





Portão de Brandemburgo em Berlim

Luís Alberto Alves


Um  só país: Em 3 de outubro de 1990, dividida em dois estados desde o fim da Segunda Guerra Mundial, a Alemanha volta a ser uma única nação.

Radiografia de Sampa: Rua Quintino Bocaiuva




Luís Alberto Alves

 Quintino de Souza Bocaiuva nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 04 de dezembro de 1836. Desde muito jovem começou a sua vida como tipógrafo, dedicando-se ao jornalismo. Como republicano, as suas idéias em favor desse regime sempre se fizeram ouvir na tribuna popular e na imprensa.

  Proclamada a República foi chamado pelo governo provisório para ocupar a Pasta do Exterior. Como ministro plenipotenciário em missão especial na Argentina, desempenhou importante papel diplomático, sendo depois eleito senador e presidente do Estado do Rio.

 O seu grande renome, entretanto, ele conseguiu no jornalismo como mestre acabado e perfeito. Deixou numerosas obras impressas. Faleceu em 11 de julho de 1912. A Rua Quintino Bocaiuva (foto) fica no Centro de SP, próximo à Praça da Sé.


Artigo: Veja se o teu filho é consumista?



Algumas atitudes revelarão se o teu filho é consumista
*Reinaldo Domingos

1.       Quando vocês vão passear no shopping, a primeira coisa que ele faz é:
a.      Correr para a loja de brinquedos
b.      Tomar um lanche com direito a salgadinhos, refrigerante e sorvete
c.       Brincar na área de recreação infantil

2.      O dinheiro que ele ganha para comprar lanche na escola:
a.       É gasto no consumo de guloseimas e ainda pede emprestado aos amigos
b.      Compra sanduíche, suco e gasta o troco em doces
c.       Compra o lanche e o troco guarda no cofre

3.      Ele está louco para ganhar um novo jogo. Quando você sugere que ele mesmo compre com o dinheiro que ganhou do avô a resposta é:
a.      “Eu não. Esse dinheiro é meu. Não vou gastar com isso”
b.      “Estava pensando em comprar outra coisa”
c.       “Tudo bem, mas vou ter de juntar mais um pouco”

4.      Quando quer um brinquedo e você diz não, explicando que é caro, ele:
a.      Começa com ataques de birra na loja mesmo
b.      Insiste um pouco, ameaça chorar, mas não chega a tanto
c.       Nem discute e pergunta se pode levar outro, mais barato

5.      Frente a uma situação dessas, como você reage?
a.      Acaba cedendo porque detesta passar vergonha em público
b.      Negocia para comprar o brinquedo no Natal, explicando que então terá dinheiro suficiente
c.       Aceita a sugestão de troca e permite que ele escolha um brinquedo dentro do preço estabelecido por você

6.      Sua filha adora uma personagem dos desenhos infantis. Para seu aniversário ela pediu:
a.      A coleção com todas as bonecas da coleção, mais o laptop, a mochila e os filmes com o tema
b.      Sua boneca preferida e um acessório
c.       Qualquer item com o tema que ela gosta

7.      Seu filho sabe distinguir o que ele precisa realmente do que ele quer?
a.      Não. Para ele, o que importa é o que deseja
b.      Às vezes confunde uma coisa com outra
c.       Nem sempre, mas aceita bem a argumentação dos pais

8.     Ele é cuidadoso com seus brinquedos e pertences?
a.      Não tem o mínimo cuidado com nada
b.      Mais ou menos. Às vezes não guarda, mas não costuma quebrar quase nada
c.       Ele é cuidadoso com todas as suas coisas, não apenas com os brinquedos

9.      Quando um colega da escola aparece com um tênis ou brinquedo novo, ele:
a.      Chega em casa exigindo que quer um igual
b.      Ele até pede, mas se recebe um “não, agora não dá”,  não insiste muito
c.       Ele é desligado para essas coisas

10.  Como se sentiria se fosse a única criança da turma que não tem um aparelho eletrônico da moda:
a.      Não pararia de falar nesse assunto até conseguir
b.      Ele gostaria de ter, mas não parece sofrer muito por causa disso
c.       Entenderia perfeitamente que, no momento, não dá para comprar e juntaria dinheiro para comprar em outro momento


                                                                Contagem de pontos 

Cada resposta A vale 0 ponto
Cada resposta B vale 3 pontos
Cada resposta C vale 6 pontos

                                                                Resultado

                                                                De 0 a 18 pontos
Seu filho talvez ainda não tenha idade para entender em profundidade o que vem a ser administração financeira, mas é importante que os pequenos comecem a ter noções do valor do dinheiro e que nem sempre seus desejos podem ser atendidos na hora em que querem. Os pais precisam ficar atentos ao seu comportamento consumista para que não venham a ter problemas mais tarde. Procure definir com a criança sonhos e prazos; desta forma, fica mais fácil manter o foco e escolher o que é mais importante: sonhos ou desejos momentâneos.

                                                                 De 19 a 42 pontos
Como qualquer pessoa, seu filho demonstra ter desejos de consumo, o que é uma atitude perfeitamente saudável, se for bem direcionada. Não há nada de errado em querer um celular ou um tênis novo, por exemplo. O problema começa quando a criança imagina que pode ter tudo ao mesmo tempo. Talvez, esse seja um momento propício para a família começar uma conversa com a criança sobre sua real condição financeira e ajudá-la a definir metas de economia que ajudem a garantir a realização dos seus sonhos. Aproveite a deixa para iniciar também um projeto de poupança familiar para as próximas férias.  

                                                                  De 43 a 60 pontos
Parabéns! Ele apresenta o perfil de poupador e não de esbanjador. Mas é importante ensiná-lo também que juntar dinheiro por juntar, não faz muito sentido. É preciso ter sonhos e objetivos, pois dinheiro é um meio, uma ferramenta para alcançar os objetivos, além de satisfazer as nossas necessidades. Definir sonhos individuais e familiares ajuda a criança a manter o foco e fazer boas escolhas em relação ao dinheiro/consumo. Essas realizações periódicas também evitarão que a criança se torne avarenta.

Reinaldo Domingos é educador e terapeuta financeiro, presidente da DSOP Educação Financeira, Abefin e Editora DSOP, autor do best-seller Terapia Financeira, dos lançamentos Papo Empreendedor e Sabedoria Financeira, entre outras obras.

Geral: Pesquisa da CNN aponta que SP tem boas opções de diversão noturna




São Paulo está na frente de Barcelona, Londres, Las Vegas e Buenos Aires

Luís Alberto Alves

 Nove em cada dez turistas estrangeiros no país aprovam as opções de diversão noturna em São Paulo. O número, que consta da pesquisa de demanda turística internacional do Ministério do Turismo, confirma a lista recém divulgada pela TV americana CNN.

 De acordo com a emissora, a capital paulista tem a quarta melhor “nightlife” no mundo. As baladas noturnas de São Paulo ficam atrás apenas das atrações de Nova York (EUA), Berlim (ALE) e Ibiza (Espanha). Logo depois da representante brasileira na lista, aparecem Bancoc (Tailândia), Buenos Aires (Argentina), Las Vegas (EUA), Montreal (Canadá), Barcelona (Espanha) e Londres (Inglaterra).

 Outro dado que confirma a boa fama da noite paulistana está na pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo durante a Copa do Mundo. Entre os turistas estrangeiros, a diversão em SP ficou entre as atividades mais praticadas (65,5%) por turistas estrangeiros durante o Mundial de futebol, atrás apenas de programas tradicionais e essenciais, como praias, gastronomia e compras.

 Para chegar a esta classificação, a pesquisa da rede de TV americana atribuiu notas de 1 a 10 a itens como a qualidade e variedade das músicas que agitam as festas, a receptividade das pessoas, a frequência com que acontecem festas noturnas e a hora que terminam, além da avaliação sobre a experiência dos visitantes. 

 A soma da avaliação classificou São Paulo com 33 pontos, o que garantiu a 4ª posição. Para o ministro do Turismo, Vinicius Lages, “as opções culturais e a programação noturna da cidade de São Paulo mostram a capacidade que a cidade tem de manter uma oferta diversa e de qualidade, apropriada para brasileiros e estrangeiros”, avalia.


Geral: Telefone ainda é o meio mais usado para comprar comida em delivery




Luís Alberto Alves

 Presente em 12 países e líder no serviço de delivery de comida pela internet na América Latina, o PedidosJáobserva com tranquilidade os recentes anúncios de fusões entre as plataformas da área que foram anunciadas pela mídia nos últimos dias. Na visão do Diretor de Marketing (CMO) do PedidosJá, Alvaro Garcia, estas operações apontam para um crescimento no setor que ainda tem muito o que conquistar.

“Certamente o maior concorrente do setor é e será por um bom tempo o telefone. Esta nova configuração que está se formando com as fusões e aquisições recentes é algo excelente para mostrar que o mercado é muito ativo e está em constante movimento” afirmou o executivo.

 Segundo Garcia, 90% das pessoas na América Latina ainda recorre ao telefone no momento de solicitar serviços de delivery de comida, quando na Europa e Estados Unidos esse percentual é de 60%. “Ainda há uma desconfiança em pedir comida pela internet que estamos vencendo aos poucos e temos visto resultados animadores. Por isso estamos trabalhando para entregar um serviço de excelência, oferecendo uma maior variedade de restaurantes e comidas, e buscando novas cidades”, disse Garcia.

 Os números da empresa demonstram essa busca: o portfólio conta com 14.500 restaurantes e a plataforma está presente em 400 cidades da América Latina. O Brasil é o maior mercado, com 5.600 restaurantes registrados em 60 cidades, como São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre e outras.

 O próprio PedidosJá participou de um processo de fusão neste ano com a plataforma alemã DeliveryHero, atuante em três continentes. A troca de experiências com a empresa europeia facilitou a chegada da plataforma em outros países estratégicos na América Latina como Paraguai, Panamá e Equador. Além disso, foi possível fortalecer a presença em cidades brasileiras onde já se fazia presente. 

 Para os apreciadores de uma boa cozinha aliada com tecnologia, o aplicativo do PedidosJá está disponível gratuitamente para iPhones e telefones com os sistemas operacionais Android e Windows Phone. Pela tela do celular é possível ver quais são as opções mais próximas do consumidor por geolocalização ou colocando o CEP ou o endereço em uma dessas plataformas.

  Além disso, é possível escolher o tipo de comida como italiana, brasileira, japonesa e muitas outras. As opções vão desde pequenos estabelecimentos até mesmo grandes redes como Subway, Tollocos, BlackDog, Flying Sushi, entre outros. Mais informações no site www.pedidosja.com.br